O LinkedIn é uma rede social voltada à vida profissional. Ela funciona como várias outras, em que você inclui informações no seu perfil, adiciona contatos, segue páginas do seu interesse e publica conteúdo — mas todas essas informações se referem exclusivamente à vida profissional!

Essa rede, quando bem utilizada, pode ser extremamente útil para fazer contatos estratégicos e conquistar aquele emprego dos sonhos. Para isso, porém, é importante seguir algumas dicas para ser ativo e atrativo no LinkedIn. Neste artigo, confira 10 orientações fundamentais para ter sucesso nessa rede!

1. Selecione boas imagens

Estatísticas apontam que os perfis com boas imagens atraem muito mais visualizações. Por isso, selecione uma imagem de perfil que mostre quem você é, mas com uma postura mais profissional. Não se esqueça também da foto de capa, aquela que fica na parte superior do seu perfil, como se fosse o header de um site. Essa imagem pode se referir a um evento de que você participou, ao seu local de trabalho ou à sua área de atuação. Seja criativo e destaque-se ao refletir o seu estilo!

2. Seja completo ao preencher a sua experiência profissional

No LinkedIn, quantidade não é sinônimo de qualidade. Portanto, mesmo que você tenha poucas experiências profissionais, uma boa descrição pode fazer a diferença. Por isso, nesse espaço, escreva o nome da empresa em que você trabalhou, o período e um descritivo das atividades executadas em cada emprego. Isso dará aos recrutadores uma noção mais clara sobre tudo aquilo que você é capaz de fazer. Apenas lembre-se de ser completo, mas honesto ao falar da sua experiência, OK?

3. Escreva um resumo atrativo

O resumo é uma seção que fica logo abaixo do seu nome e da sua foto. Muita gente tem preguiça de escrever ali, ou nem vê a função daquela seção. Na verdade, o resumo é um convite para que os recrutadores leiam o seu perfil. Por isso, ele deve conter um resumo de quem você é, o que você sabe fazer, qual é a sua experiência e quais são os seus objetivos. Uma dica é colocar nessa seção as palavras-chave referentes ao seu cargo, pois isso facilita o encontro do seu perfil pelos recrutadores.

4. Liste as suas habilidades

Além da descrição de cada experiência, o LinkedIn também permite que você construa uma lista de habilidades, o que ajuda os recrutadores a identificar se o seu perfil é compatível com o das vagas de emprego. Por isso, adicione as suas habilidades principais, tanto as técnicas como as comportamentais. Se você não tem muita experiência, verifique os perfis das pessoas da sua área para identificar habilidades que são comumente preenchidas nesse campo, dentro do seu nicho.

5. Descreva a sua formação acadêmica e adicione certificados

PSC

O LinkedIn também permite que você adicione a sua formação acadêmica, ou seja, as instituições em eu você obteve alguma graduação: ensino médio, ensino superior, especializações, cursos de idiomas, cursos técnicos e por aí vai. Lembre-se de adicionar todas as suas formações. Além disso, inclua os certificados que você já obteve ao longo da vida que sejam relevantes dentro da sua área de atuação profissional. Certificados digitais podem ser diretamente anexados nesse campo.

6. Publique conteúdo

Não são apenas as empresas que devem publicar conteúdo para serem vistas. Você também pode publicar certificados, atualizações de emprego, reflexões, imagens, enfim, tudo aquilo que possa enriquecer a sua trajetória profissional. Além disso, você pode publicar artigos nessa rede, o que é muito útil para que as pessoas conheçam melhor as suas ideias. Outra dica bacana, caso a sua área exija, é adicionar o seu portfólio pessoal de trabalhos ao LinkedIn. É uma forma de obter muito destaque.

7. Solicite recomendações

Mais credibilidade do que você falando de si mesmo é quando um colega de trabalho o recomenda por alguma das suas competências. Por isso, uma dica muito importante é pedir aos seus colegas, supervisores, amigos e familiares que o recomendem por alguma das suas características profissionais. É possível até mesmo solicitar depoimentos breves. Da mesma maneira, seja justo e faça também as suas recomendações sobre as habilidades dessas pessoas. É importante fazer essa troca!

8. Participe de grupos na sua área

O objetivo maior do LinkedIn é aproximar pessoas para finalidades profissionais, permitindo que grandes oportunidades de trabalho sejam construídas e aproveitadas. Assim, a rede também permite que você entre em grupos de profissionais da sua área, favorecendo a troca de experiências e de vagas. Quanto mais conexões você fizer, mais aumentará a possibilidade de crescer profissionalmente, pois atrairá visibilidade ao seu perfil. Aproveite e faça networking, aumentando a sua rede de contatos!

9. Adicione pessoas e páginas estratégicas

Além de adicionar pessoas da sua área, amigos, familiares e colegas de trabalho, o LinkedIn também permite que você crie conexões e siga os perfis de pessoas famosas, como empresários, artistas e pessoas que você admira. Além disso, também é possível seguir e acompanhar as publicações das empresas do seu interesse. Quem sabe você não consegue o emprego dos sonhos? Siga as instituições que você admira, interaja com as suas publicações e mantenha-se ativo!

10. Acesse a rede diariamente

Por fim, lembre-se de que manter um perfil ativo no LinkedIn significa acessá-lo todo dia para manter-se atualizado. Por isso, dedique uns 20 minutos do seu dia para interagir nessa rede, trocar ideias, publicar conteúdos, atualizar as informações do seu perfil e ficar de olho nas publicações mais interessantes das pessoas e páginas que você segue.

Como você pode notar, o LinkedIn é uma rede muito interessante, especialmente para quem deseja crescer profissionalmente. Seguindo as dicas acima, você certamente obterá destaque e atrairá mais visibilidade ao seu perfil, conquistando oportunidades muito valiosas!

E você, querida pessoa, tem se dedicado adequadamente ao LinkedIn? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: DANIEL CONSTANTE