Vender algo é possivelmente uma das atividades mais antigas da humanidade. O homem das cavernas já negociava um item em troca de outro, mesmo antes da invenção do dinheiro. Hoje em dia, porém, o assunto é tão complexo que as empresas dedicam um departamento inteiro — o setor comercial — para o tema.

Trata-se de uma atividade bastante persuasiva, em que o vendedor mostra o valor daquilo que vende e como o item pode beneficiar a vida do potencial cliente de alguma maneira. Esse processo pode ocorrer de diferentes formas e em diversos canais de comunicação, dependendo do contexto e do item a ser vendido.

Na atualidade, há empresas que vendem para o consumidor final e também as empresas que vendem para outras empresas. Além disso, podemos classificar o processo em vendas diretas e vendas indiretas. Neste artigo, você vai compreender melhor o que são esses conceitos e o que os diferencia. Para saber mais, continue a leitura a seguir!

O que são vendas diretas?

A venda direta ocorre quando uma empresa oferece um produto a um potencial consumidor em um contato direto, sem a necessidade de um ponto de vendas para que isso ocorra (como uma loja física ou um portal virtual de comércio). Nesse tipo de transação, o que ocorre é o contato direto entre o vendedor e o cliente, sendo um tipo de vendas bastante comum em determinados segmentos, como: vestuário, perfumaria, higiene, cosméticos e acessórios.

Esse modelo de vendas apresenta algumas vantagens. Por dispensar a necessidade de um ambiente físico ou virtual para realizar as negociações, ele é mais econômico. Além disso, os vendedores podem simplesmente consultar as redes sociais para divulgar o seu negócio e entrar em contato com potenciais compradores, ainda que a venda propriamente dita ocorra em um encontro presencial.

Esse sistema também oferece horários flexíveis, pois não é como uma loja que abre às 10h e fecha às 20h. Por fim, ele elimina a necessidade de o cliente ter que se deslocar até um local específico.

Como as vendas diretas podem ser realizadas?

PSC

As vendas diretas podem ocorrer de diferentes formas, mas há três delas que têm adquirido particular importância nos últimos tempos: a venda porta a porta, a venda por catálogo e a party plan.

A venda porta a porta é o modelo mais clássico e conhecido de venda direta. Nele, o vendedor vai às casas das pessoas oferecendo os seus produtos e fechando negócio com quem manifestar interesse. Hoje em dia, contudo, por conta dos telefones e das redes sociais, é comum também que haja um agendamento prévio. O vendedor vai à residência ou a locais de trabalho e faz a demonstração dos seus itens, concluindo a venda caso haja interesse.

A venda por catálogo é um sucesso — particularmente nos ramos de vestuário, perfumaria e cosméticos. Quem é que não tem uma amiga que revende produtos de determinadas empresas desses setores, não é mesmo? Os vendedores nesse sistema contam com o auxílio de um catálogo que lista os produtos e oferece fotos, descrições e preços. É uma maneira de auxiliar o cliente a tomar uma decisão mais embasada em dados, ajudando também o vendedor.

Por fim, temos a party plan, que funciona como uma “festa” na casa do consumidor. Nesse caso, o vendedor vai até a residência do cliente para mostrar os seus produtos e serviços, como na venda porta a porta. No entanto, a diferença é que, na party plan, o cliente pode convidar outras pessoas para irem à sua casa e participar das demonstrações. É um modelo mais divertido, que promove engajamento e mais vendas. Ele tem crescido bastante nos últimos tempos.

O que são vendas indiretas?

Se as vendas diretas não necessitam de um local próprio para que as transações aconteçam, o mesmo não pode ser dito das vendas indiretas. Nesse caso, a empresa que oferece o produto ao consumidor precisa do auxílio de outras para realizar a venda. É o caso do sabão em pó, que precisa do auxílio de um supermercado para ser comprado pelo público.

Portanto, as vendas indiretas dependem de canais de distribuição, ou seja, de intermediários que ligam o produtor ao consumidor final. O processo pode não ser tão rápido e simples como nas vendas diretas, mas, em compensação, é mais estruturado e pode alcançar uma quantidade maior de pessoas.

Como as vendas indiretas podem ser realizadas?

Basicamente, há dois modelos pelos quais as vendas indiretas são executadas: o atacado e o varejo. Esses dois modelos não são lá nenhuma novidade, mas nunca é demais reforçar as diferenças entre eles.

No atacado, a venda é geralmente direcionada dos produtores aos lojistas — embora alguns casos também sejam abertos ao consumidor final, desde que em grande quantidade (o chamado “atacarejo”). O grande volume de compras é o que caracteriza esse modelo. Como o principal objetivo dele é a revenda, os preços costumam ser mais baixos, já que a mercadoria ainda não chegou ao consumidor final.

No varejo, por sua vez, a venda é promovida diretamente do lojista ao consumidor final, mas depois de os produtos terem sido adquiridos junto ao produtor ou a um atacado. É o clássico sistema em que o consumidor vai até a loja (física ou virtual) e compra o que deseja. Os preços costumam ser maiores do que no atacado, pois as quantidades compradas dos produtos costumam ser menores.

Concluindo

Em conclusão, as vendas diretas são aquelas que partem diretamente do produtor em direção ao consumidor final, sem a necessidade de uma loja física ou digital. As vendas indiretas, contudo, contam com intermediários no processo, em redes de distribuição, que podem ser por atacado ou por varejo.

No modelo indireto, o sistema é mais institucionalizado, permitindo que uma quantidade maior de clientes seja impactada. Já no modelo direto, o alcance é menor, mas, em compensação, o empreendedor tem mais liberdade para a imagem da sua marca, a qualidade do atendimento que presta e a gestão do seu tempo.

E você, querida pessoa, já trabalhou ou trabalha com vendas? Qual dos dois sistemas você entende como o mais vantajoso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!