Você já ouviu falar em vieses inconscientes? São algumas crenças e pensamentos que desenvolvemos ao longo da vida e que reforçam determinados estereótipos, mesmo que não estejamos conscientes disso. Eles são “atalhos mentais” que facilitam a tomada de decisões, mas que, ao mesmo tempo, expressam visões preconceituosas.

Portanto, é importante combater os vieses inconscientes na vida pessoal e também dentro das empresas. Para isso, é fundamental conhecer esses vieses e refletir se nós estamos com alguns deles internalizados nas nossas mentes. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura a seguir!

O que são vieses inconscientes?

Conforme citamos, os vieses inconscientes são preconceitos implícitos, isto é, crenças que desenvolvemos ao longo da vida e que foram muito enraizadas na mente, tornando-se, agora, inconscientes. Essas crenças consistem em avaliações positivas ou negativas que fazemos das pessoas e situações, em razão de algumas das suas características, o que nem sempre corresponde à realidade ou é racional.

Esses vieses influenciam a maneira como lidamos com as pessoas: familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho etc. e têm um impacto negativo nesses relacionamentos. Para combater os vieses, é necessário conhecê-los e identificar quais deles fazem parte das nossas crenças.

10 vieses inconscientes mais comuns

A seguir, você vai conferir os 10 vieses inconscientes mais comuns. Será que você tem desenvolvido algum deles na sua mente? Reflita para evitar esse tipo de julgamento.

1. Preconceito de gênero

Também conhecido como “sexismo”, trata-se da crença de que um dos sexos é melhor do que o outro, sobretudo em determinadas atividades. Em geral, é o que ocorre quando alguém afirma que homens dirigem melhor do que mulheres ou que são mais competentes no trabalho e que, portanto, merecem ganhar salários mais altos. Isso gera desigualdade no mercado de trabalho e na própria vida doméstica.

2. Preconceito de idade

PSC

O preconceito de idade também é conhecido como “etarismo” e reflete a ideia de que uma pessoa será menos competente na execução de uma atividade em razão da sua idade. É fato que o avançar do tempo gera limitações, mas julgar uma pessoa pela sua idade, antes mesmo de conhecer do que ela é capaz, é uma ação preconceituosa e que, infelizmente, ocorre com frequência no mercado de trabalho.

3. Discriminação com base na aparência física

Esse viés inconsciente está entre os mais fortes, pois associamos determinadas características físicas a certos comportamentos, o que é algo irracional. Há pessoas que afirmam o caráter, a inteligência e o valor de uma pessoa apenas com base nas suas características físicas e nas roupas que ela veste, o que é também uma manifestação de preconceito. Em um processo seletivo, por exemplo, não é bacana julgar as competências intelectuais do candidato por esses critérios.

4. Efeito halo

O efeito halo ocorre quando criamos uma imagem positiva de uma pessoa apenas por causa de uma das suas características. Por exemplo: apenas porque um indivíduo é da nacionalidade X ou estudou na universidade Y, imediatamente o consideramos uma pessoa competente, honesta, justa, inteligente etc. O efeito halo é uma generalização que pode nos impedir de identificar falhas no comportamento do indivíduo, apenas por causa dessa característica que consideramos positiva.

5. Efeito chifre

O efeito chifre é o oposto do efeito halo: criamos uma imagem negativa de uma pessoa apenas com base em uma das suas características. Por exemplo: se uma pessoa tem uma origem X ou uma formação acadêmica Y, ela é julgada como inferior ou menos competente. Isso também gera uma avaliação pouco precisa dessa pessoa, nos impedindo de visualizar as suas qualidades, devido a essa característica que nos incomoda.

6. Viés de confirmação

O viés de confirmação ocorre quando fazemos pesquisas sobre determinados temas apenas para confirmar aquilo que queremos que seja verdade. É o que ocorre quando um desenvolvedor de projetos apresenta as suas ideias apenas àqueles colegas que sabe que o apoiarão, independentemente dos itens apresentados, por medo de ser contrariado. Para evitar esse viés, é necessário diversificar as suas fontes de pesquisa e fazer perguntas neutras.

7. Viés de concordância

O viés de concordância ocorre quando uma pessoa deixa de emitir a sua opinião apenas por perceber-se como minoria. Por exemplo: se um funcionário de uma equipe de trabalho acha que a ideia A é melhor, mas todos os colegas (ou a maioria) preferem a ideia B, ele se cala e finge preferir a ideia B também. É claro que, em uma democracia, a maioria vence, mas até que isso ocorra, ninguém deve ser impedido de expressar a sua opinião.

8. Viés de afinidade

O viés de afinidade consiste em darmos preferência a determinadas pessoas apenas pelo grau de afinidade que construímos com elas e pelas semelhanças que encontramos. É o caso de um gestor que contrata alguém que estudou na mesma universidade que ele ou que tem um perfil comportamental semelhante ao dele, sem levar outras características em consideração.

9. Efeito do contraste

O efeito do contraste ocorre quando avaliamos o desempenho de uma pessoa com base na comparação com outras, e não em critérios técnicos e objetivos. É o que ocorre quando um aluno fica feliz ao receber uma nota 7 na escola, mas logo se entristece ao perceber que os seus colegas tiraram 9 ou 10 na atividade. A comparação, ao contrário do uso de critérios objetivos, torna uma percepção mais positiva ou mais negativa do que a realidade.

10. Viés do status quo

Status quo é um termo em latim que significa “as coisas como são”. É um viés que faz com que as pessoas e as empresas ajam sempre da mesma forma, pois consideram esse “jeito de praxe” uma opção segura, melhor do que promover mudanças. De fato, isso oferece mais segurança, mas também pode gerar estagnação e perda de boas oportunidades. É o que ocorre, por exemplo, quando uma empresa contrata pessoas sempre com o mesmo perfil, deixando de diversificar o seu quadro de colaboradores e de desfrutar dos benefícios de uma equipe heterogênea.

Há vários outros vieses inconscientes que prejudicam a nossa avaliação das pessoas e das situações e que, ainda por cima, reforçam estereótipos e preconceitos. É importante conhecer esses vieses, a fim de refletirmos sobre os momentos em que eles aparecem e de evitar que se façam presentes nas nossas decisões.

E você, querida pessoa, identificou algum viés inconsciente nos seus pensamentos? Como podemos evitá-los? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!