Você conhece bem seus concorrentes? Sabe quais são as suas estratégias de negócios? Consegue identificar quais são os seus diferenciais e as principais falhas? Pois bem, se você respondeu sim, a todas estas perguntas, podemos dizer que você possui Inteligência Competitiva, do contrário, é hora de desenvolver esta competência.
A Inteligência Competitiva é uma forma de Business Inteligence e consiste em coletar e analisar informações relativas aos seus concorrentes, de maneira legal é ética, e aplicá-las na melhoria contínua de seu próprio negócio. O objetivo, com isso, é compreender profundamente o mercado, suas mudanças, bem como os pontos fortes e de melhoria das empresas do mesmo segmento.
Esse mapeamento é essencial para que as organizações possam estruturar, assertivamente, suas ações estratégicas e impulsionar seus resultados. Por isso, estar atento à “grama do vizinho” não é espionagem, mas sim, um comportamento comum e também necessário a todas as empresas que desejam expandir sua atuação.
Inteligência Competitiva no Dia a Dia
A alta competitividade, com certeza, exerce uma forte pressão sobre as instituições, porém também serve como um importante estímulo ao seu crescimento. Este fator impede que mesmo as organizações, já consolidadas no mercado, caiam no que chamamos de: zona de conforto e, com isso, percam espaço para os seus concorrentes e seu potencial de lucratividade.
A Inteligência Competitiva atua como uma importante aliada das empresas, uma vez que lhes permite traçar planejamentos e estratégias, baseadas em informações reais, e ter maior efetividade em suas ações.
Neste sentido, imagine, por exemplo, que duas organizações, do mesmo ramo, querem lançar um produto similar, em qualidade e custo de produção, mas com preços diferentes. O que fará com que o produto de uma e não da outra tenha melhor aceitação e venda mais? O valor, a promoção, os pontos de vendas, a marca, as campanhas de divulgação?
A Inteligência Competitiva é o que permite avaliar todas estas variáveis e decidir, quais são as melhores formas de vencer a concorrência e potencializar os lucros. Sem esta análise precisa do mercado, as empresas tendem a errar mais e a perder tempo e dinheiro em suas ações; o que nos dias atuais é inconcebível.
Ainda assim, muitas organizações usam deste artifício, de maneira exagerada, tentando encurralar e eliminar seus futuros concorrentes, desde o seu início. Isso dificulta e, muito, o trabalho das pequenas empresas, que por serem mais inexperientes, têm mais dificuldades de manterem-se no mercado.
De todo modo, quando usada de maneira coesa, a Inteligência Competitiva pode sim, trazer resultados extraordinários para todos os tipos de organizações. Experimente e leve seus benefícios para sua empresa também.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!