© Depositphotos.com / AndreyPopov Existem várias atitudes que podem ser tomadas para te auxiliar a se tornar um funcionário mais motivado e com muita mais vontade de fazer as suas tarefas.

Como entender a falta de motivação no trabalho? Como encarar a grande quantidade de pessoas que se encontram numa situação em que não querem continuar com a carreira escolhida? Este é um problema muito comum. Mas como resolvê-lo?

Existe uma série de atitudes que podem ser tomadas para te ajudar a se tornar um funcionário mais motivado, com muito mais vontade de realizar as suas tarefas.

Lidando com a falta de motivação no trabalho

Para que as dicas de motivação funcionem, vale a pena fazer uma autorreflexão. Vamos parar tudo o que estiver sendo feito para perguntar: “eu sei a causa da minha desmotivação?”. Tente entender o que está fazendo com que sua motivação desapareça.

Como a tendência é que, com o tempo, a baixa autoestima em relação ao trabalho se converta em infelicidade, é melhor agir logo. A primeira dica é procurar um feedback na sua empresa, dos seus colegas e superiores, a respeito do seu desempenho. Faça isso a cada duas semanas, e entenda o que está acontecendo com a sua produtividade na empresa.

Ao perceber que as pessoas prestam atenção ao que você faz e que é possível uma melhora em sua avaliação, uma descarga de motivação acontecerá. Experimente fazer isso.

O feedback positivo é uma das melhores formas de estimular os profissionais numa empresa. Se você for líder, lembre-se sempre disso.

O dia a dia com a motivação

Pode ser complicado para a maioria das pessoas acordar todos os dias com a mesma vontade de ir trabalhar, produzir e trazer resultados. Às vezes, basta estar um pouco contrariado que já não se quer fazer mais nada.

Uma das dicas mais recomendadas para quem sofre com falta de estímulo para trabalhar é compreender a importância que a sua tarefa tem. Com isso, a pessoa não trata aquela atividade como mais uma no dia, mas como algo importante e que faz a diferença.

Quando ela compreende isso, ela inconscientemente passa a associar o valor da atividade a ela mesma, que foi designada para cuidar de tal assunto.

Novamente: se você for líder, sempre tenha em mente que precisa especificar cada atividade, dar detalhes, mostrar para quem aquilo é importante e quem vai sair ganhando depois. Mostre como aquela atividade funciona dentro do quadro geral da empresa, destacando como a falta dela pode ser prejudicial ao bom funcionamento da mesma.

Por fim, uma última dica: não passe muito tempo fazendo apenas atividades parecidas, pois isso deixará sua rotina monótona. Experimente cuidar de um assunto pela manhã e outro pela tarde. Ou de dois pela manhã e do mesmo jeito à tarde.

Combater a desmotivação é algo que pode ser resolvido com detalhes.