O cenário organizacional nunca presenciou uma diversificação de gerações tão grande como atualmente, o que torna cada vez mais difícil para que as lideranças integralizem as diferentes idades, hábitos, costumes, culturas e valores. Além disso, os líderes precisam saber gerenciar os conflitos que podem ser gerados pela variedade de perfis, filosofias e formas diferenciadas de enxergar o mundo.
A maioria dos profissionais ativos no mercado de trabalho atual é composta pelas gerações X, Y e Z. Neste artigo, você vai conhecer as definições e descobrir as melhores formas de lidar com cada geração, evitando conflitos interpessoais nas empresas. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!
Contents
Características das gerações X, Y e Z
-
Geração X (nascidos nas décadas de 1960 e 1970)
Essa geração vivenciou um dos maiores movimentos populares do Brasil e presenciou o fim da ditadura militar, o surgimento do computador pessoal e de praticamente todos os outros meios eletrônicos. As suas maiores características são a resistência às mudanças, a preferência por trabalhar em uma mesma empresa por muitos anos, a individualidade e a independência — os dois últimos podem causar conflitos no trabalho em equipe.
São confiantes, extrovertidos e ambiciosos, bastante preocupados com o salário que recebem. Gostam de estabilidade e podem ser um pouco workaholics. Permitem-se sonhar, mas com os dois pés no chão.
-
Geração Y (millennials, nascidos entre 1980 e 1996)
Também chamada de geração da internet, a Geração Y surgiu durante a revolução tecnológica. Diferentemente da Geração X, que viu a internet nascer, a Geração Y já cresceu junto aos meios eletrônicos e o universo virtual, internalizando-os ao seu cotidiano desde pequenos. Gostam de aprender e criar, de preferência com liberdade e autonomia. Preocupam-se com o salário, mas preocupam-se mais ainda em encontrar um propósito nas suas atividades profissionais.
As suas características mais fortes são: habilidade de realizar múltiplas tarefas, autoconfiança e ambição, além de serem inovadores e determinados para conseguirem atingir os seus objetivos, principalmente no que se refere ao crescimento profissional. Colaboram e compartilham conhecimentos, procurando conviver em harmonia com o grupo. Não são fãs, porém, da ideia de hierarquias rígidas. Falam o que pensam e são dependentes de tecnologia para muitas atividades.
-
Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010)
Os meios eletrônicos e a internet se tornam ainda mais presentes na Geração Z, que nasceu e cresceu sem saber o que é o mundo “offline”. As principais dificuldades dessa geração são a interação social e a comunicação verbal, o que afeta a sua capacidade de ouvir o próximo. Em contrapartida, são mais flexíveis, inteligentes, colaborativos e criativos e apresentam alta adaptabilidade a mudanças.
Se a geração Y plantou a semente de encontrar um propósito no trabalho, ela floresce de vez na geração Z. São pessoas que precisam enxergar um sentido naquilo que fazem, caso contrário, recalculam a rota sem o menor problema. Procuram equilibrar a sua dedicação entre a vida pessoal e a vida profissional. Qualidade de vida e responsabilidade social são valores importantes para os membros dessa geração.
Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!
Como lidar com essas diferentes gerações?
Conviver com pessoas de diferentes perfis no mesmo ambiente, por 8 horas diárias, proporciona um cenário favorável a desentendimentos e conflitos. Para administrar esses problemas, entretanto, existem algumas táticas que devem ser adotadas pelos gestores, e até pelos colaboradores em geral, garantindo a construção de uma cultura colaborativa, positiva e agradável a todos.
Devem ser levados em conta aspectos como as prioridades de cada geração, as suas formas de se comunicar, o estilo de trabalhar e os traços característicos. Assim, é importante conhecer bem as características das gerações que compõem o seu quadro de funcionários e direcionar ações mais efetivas para cada perfil.
Confira algumas dicas abaixo:
-
Lidando com a geração X
Preferem trabalhar de maneira autônoma, são desapegados a detalhes e precisam saber apenas qual resultado é esperado e como deve ser feito. São objetivos e práticos. Lidar com essas pessoas demanda uma postura de liderança mais presente no início dos projetos. A ideia é explicar o que e como deve ser feito, permitindo, depois, que os profissionais deem continuidade por conta própria. O microgerenciamento é algo que os incomoda. Contudo, são pacientes e persistentes.
-
Lidando com a geração Y
Sentem-se mais estimulados se souberem a razão de desempenharem determinado papel, e são interessados em compreender os propósitos que serão atingidos com as suas atividades. Preferem informações mais detalhadas na hora de receber as demandas e necessitam receber feedbacks ao longo do processo. Atividades burocráticas que possam ser feitas por máquinas não lhes são atraentes. São seres pensantes, que gostam de ser incluídos nas tomadas de decisão.
-
Lidando com a geração Z
Acostumados a interagir de diversas maneiras ao mesmo tempo, necessitam de desafios constantes e que exigem a sua capacidade de inovação. Ficam motivados ao trabalhar em um ambiente que ofereça oportunidades de crescimento e maior participação nas tomadas de decisão e construção de estratégias. Uma rotina muito repetitiva tende a lhes cansar. Trata-se de uma geração que está ingressando no mercado de trabalho e que precisa compreender as regras do jogo, mas que também sabe levantar as bandeiras.
Independentemente das características ou da maneira “ideal” de resolver os conflitos com cada geração, o importante é que tudo seja resolvido na base do diálogo. A comunicação interna, desde que seja clara e objetiva, é a maior responsável por prevenir e solucionar rapidamente os conflitos que surgem. Além disso, as regras institucionais, desde que não violem a liberdade de ninguém, também são muito importantes para manter a harmonia e um clima organizacional positivo.
E você, querida pessoa, pertence a qual geração? Quais são as suas principais características na vida profissional? Como lida com os conflitos no ambiente de trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!