É fato que passamos a maior parte do nosso tempo dentro do ambiente de trabalho convivendo com diferentes pessoas que possuem talentos, personalidades, características e opiniões bem distintas das nossas.
Você já conheceu ou conhece algum profissional difícil de lidar? Já se irritou com atitudes e condutas de um colega de trabalho? Já foi contra as decisões do seu superior? Se você respondeu “sim” para essas questões, não se preocupe, pois isso é mais comum do que se imagina dentro do meio corporativo. Estamos falando das variações do comportamento humano no trabalho, que são o assunto deste artigo. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!
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Diferentes personalidades, muitos conflitos
Pessoas com a personalidade muito forte, em muitos casos, podem gerar conflitos e discussões, abalar a estrutura emocional e, principalmente, prejudicar o seu trabalho e o dos colegas. Por mais difícil que seja passar por essas situações, saiba que é possível minimizar as causas que geram esses comportamentos.
Por isso, para lidar com as diferentes variações de comportamento no meio organizacional, separamos algumas dicas. Confira-as na sequência!
1. Exercite a sua paciência
Esse é um dos fatores mais importantes para quem lida com pessoas no dia a dia. A paciência é essencial para conviver em harmonia com os seus colegas de trabalho, visto que nem sempre você poderá escolher com quem se relacionar e trabalhar diariamente.
Se você trabalha com um profissional difícil de lidar, por exemplo, procure manter a calma, buscar alternativas que resolvam as diferenças e, principalmente, evitar causar problemas ainda maiores.
Haja com a razão e não se deixe levar pelo calor do momento. Lembre-se de que você está em um local de trabalho e que, por isso, deve manter uma postura e um comportamento adequado, mesmo nas situações mais conflitantes e adversas.
2. Lembre-se de que você só controla as suas atitudes
Há um conhecimento óbvio, mas de que muita gente parece se esquecer: nós não podemos controlar as atitudes do outro, apenas as nossas. Dessa forma, não queira mudar um colega de trabalho, obrigando-o a ser dessa ou daquela forma.
O que você pode fazer é controlar a sua atitude e impor os seus limites. Dessa forma, se alguém fez algo que o ofendeu, o desrespeitou ou o prejudicou, chame a pessoa para uma conversa em particular. Explique como você se sentiu, sem adotar um tom acusatório. Talvez, esse colega nem tenha percebido que prejudicou você. Um diálogo franco, mas sem emoções exaltadas, pode levar a resoluções inteligentes e práticas, sem provocar novos desdobramentos aos conflitos.
3. Procure o apoio de chefes e superiores
Em muitos casos, pode acontecer de as variações de humor e comportamento de outros colegas e colaboradores afetarem negativamente as atividades executadas, principalmente naqueles momentos em que você precisa trabalhar diretamente com esses profissionais.
Nessas situações, se ser tolerante e ter uma boa conversa não forem suficientes para pacificar a circunstância, é hora de procurar orientação, apoio e ajuda dos seus chefes e superiores. Além disso, os profissionais de recursos humanos da sua organização também podem oferecer um auxílio importante.
Para isso, sem intenção de potencializar ainda mais os conflitos existentes, exponha os acontecimentos e, junto dessas pessoas, procure as melhores alternativas que possam eliminar ou diminuir esses episódios.
4. Suspenda todo tipo de julgamento
Outra dica que pode ser essencial nesse contexto é fazer uso de um dos princípios absolutos do coaching: a suspensão de todo e qualquer tipo de julgamento.
Lembre-se de que pessoas diferentes existem em todo lugar, não só no ambiente profissional, e nem sempre as pessoas vão ter atitudes que estejam de acordo com as suas opiniões e expectativas. Diante disso, torna-se essencial que você elimine todo julgamento e procure compreender melhor o seu colega antes de chegar a certas conclusões.
Por isso, reflita sobre as causas do comportamento executado e procure ajudar, e não piorar a situação. Se o seu colega está dando respostas atravessadas em algum momento, por exemplo, pode ser que ele esteja enfrentando um momento estressante na vida pessoal — algo que não tem nada a ver com você. “Quem julga será em algum momento julgado.” Portanto, se você não quer que isso aconteça com você, procure não instigar essa ação nos seus comportamentos diários.
5. Administre o seu próprio estresse
Por fim, se as variações de comportamento humano no trabalho são motivo de estresse, é importante que você mesmo aprenda a administrar as suas emoções, de modo a não “cair na pilha” de uma equipe estressada. Cuide-se e faça o que estiver ao seu alcance para manter a saúde mental. Isso fará muito bem às suas relações profissionais. Nesse sentido, confira algumas orientações:
- Faça pausas ao longo do expediente;
- Evite dar as suas opiniões quando sentir uma emoção forte. Afaste-se, respire fundo, espere se acalmar e retorne para dizer o que pensa com mais sutileza;
- Pratique atividades físicas com regularidade;
- Alimente-se e hidrate-se de forma adequada;
- Faça da meditação e/ou da oração um hábito diário;
- Tenha momentos de lazer e diversão, como passeios com a família, confraternizações com os amigos ou mesmo hobbies individuais;
- Descanse e durma uma quantidade adequada de horas por noite;
- Procure auxílio profissional sempre que sentir que lidar com as diferenças está sendo muito difícil, gerando estresse e ansiedade.
Ao colocar em prática as dicas acima, você certamente será capaz de lidar melhor com as variações de comportamento humano. Além disso, lembre-se de que a vida seria muito mais difícil e chata se todos fossem iguais. São as nossas diferenças de personalidade, conhecimentos e habilidades que nos tornam uma sociedade forte, já que complementamo-nos mutuamente com o nosso jeito particular de ser e agir. Lembre-se disso quando conviver com as diferenças estiver difícil!
E você, querida pessoa, como tem lidado com essas diferenças, especialmente no ambiente de trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!