Independentemente da profissão que você exerça, ela deve ser encarada como um trabalho desafiante e estimulante, e não apenas um mero emprego. Quem trabalha com vendas, especificamente, necessita de coragem e criatividade, com maior intensidade do que qualquer outro trabalho, pois essa é uma profissão que recompensa imediatamente as suas habilidades.

Que outra profissão lhe permite construir a sua fortuna tão rapidamente quanto aprimorar as suas habilidades? Ninguém vence sem coragem. E em vendas, é preciso desenvolvê-la da mesma forma que se desenvolve um músculo no seu braço, ou mesmo força nas suas pernas.

Vender exige viver corajosa e entusiasmadamente. Assim, procure dominar a arte de vendas e, dessa forma, você conseguirá dominar a arte de viver com mais entusiasmo. Dominar a arte das vendas é dominar a vida, mas isso é repleto de desafios, conforme você verá no artigo a seguir!

Os desafios de ser um vendedor profissional

Confira, na sequência, os maiores desafios de quem faz da arte de vender a sua profissão.

1. Conhecer as soluções comercializadas

Vender é um verbo transitivo, pois quem vende, vende algo. Então, o primeiro desafio é saber em profundidade o que você está vendendo: um produto, um serviço, uma ideia ou até mesmo o seu próprio trabalho. Por isso, é preciso estudar e mergulhar no objeto comercializado, conhecendo todas as suas características, funções e benefícios. O desafio também consiste em acompanhar os atributos da concorrência, definindo diferenciais competitivos para si. Esse é o primeiro desafio do vendedor.

2. Conhecer os potenciais clientes

Na verdade, vender é um verbo transitivo direto e indireto, pois quem vende, vende algo a alguém. Portanto, também é preciso conhecer bem a pessoa ou a empresa que pode comprar aquilo que você vende. Quem é o seu público? Quais são as necessidades ou desejos dessas pessoas/empresas? De que forma você pode resolver esses problemas? Novamente, o desafio é também pesquisar o público e ouvir atentamente aquilo que o potencial cliente deseja — e, às vezes, nem ele mesmo sabe o que quer.

3. Ter jogo de cintura

O jogo de cintura é um traço importante para quem vende profissionalmente. Esse é talvez o maior desafio da profissão, já que os profissionais da área estão sempre em contato direto com pessoas de diferentes personalidades, vontades, temperamentos, níveis de conhecimento, e por aí vai. O vendedor precisa sempre manter o respeito, a gentileza e o interesse em ajudar, mesmo que não esteja sendo tratado dessa forma. É preciso, portanto, ter muita inteligência emocional nesse tipo de interação.

4. Ser persuasivo

Outro desafio que precisa ser ressaltado na hora de vender é ser persuasivo. A persuasão é a arte de desenvolver um discurso que convença as pessoas a comprarem a sua ideia ou o seu produto. Essa arte é dominada quando uma pessoa consegue enaltecer os benefícios do bem vendido e “encaixá-los” nas necessidades da pessoa. Quando esses dois elementos se conectam, fica mais fácil convencer o indivíduo ou a organização a comprar. Os argumentos podem ser tanto racionais como emocionais.

5. Saber lidar com os “nãos” recebidos

Por fim, já que falamos na inteligência emocional, essa competência comportamental também se faz necessária na hora de lidar com os “nãos”. A vida de todo vendedor é repleta de “nãos” de determinadas pessoas, e isso não necessariamente quer dizer que tenha faltado competência no processo. Pode ser, simplesmente, que aquela pessoa tenha percebido que não precisa daquele produto ou que não é o melhor momento para comprá-lo. Ter essa noção e não desanimar para seguir em frente é fundamental!

Seja um vendedor de alto impacto

Ser um vendedor de alto impacto é o mesmo que viver com sucesso. Para quem deseja atuar em vendas e ser um vendedor de sucesso, é preciso mergulhar nessa profissão, encará-la como um jogo.

É preciso também encarar tudo isso de uma maneira clara e divertida de se ganhar, pois, acredite, não há ninguém, exceto um atleta profissional, capaz de vencer tanto quanto um profissional de vendas.

É preciso manter esse espírito de jogo, pois é ele que motiva a maior produtividade em vendas. É esse espírito enaltecido que correrá atrás do sucesso. E só você sabe, melhor que ninguém, quando está impregnado desse espírito.

Em geral, isso acontece em duas maneiras de vender: uma por instinto consciente e outra por um estado de espírito altamente consciente.  A diferença entre eles é que o vendedor por instinto se sentirá ansioso o dia todo, com aperto na garganta, dor no peito, nó no estômago — essas são as sensações causadas pela venda por instinto.

E, infelizmente, ainda é assim que a maioria vende: movida pelo medo, instintivo e visceral, de não vender. Os vendedores felizes e bem-sucedidos, porém, apresentam uma atitude que parece ter sido encontrada ao longo do caminho e se aproveitam da melhor maneira para reunir a sua fortuna pessoal. Essa é outra forma de vender: com o espírito. Quando o vendedor consegue entrar nesse estado, ele simplesmente não vê mais o tempo passar.

Essa sensação acontece em diversos momentos da vida, sempre que você está realizando algo de que gosta muito, como ao tocar um instrumento, dançar, ou trabalhar em algo que lhe dá prazer. Quando você está realmente bem com o que está fazendo, você entra em um estado de espírito em que parece que o mundo à sua volta se cala, e você apenas vive o presente. Isso é entrar em flow!

É justamente quando você consegue entrar nesse fluxo mental que o jogo da vida desacelera, e você começa a perceber a sua própria grandeza. É também a partir dessa experiência profissional que você descobrirá se está vendendo por instinto ou totalmente consciente.

Então, se você realmente tem amor pela arte de vender, siga em frente, persista e continue vendendo, falando e se comunicando. Aos poucos, você verá que a sua comunicação se conectará com os potenciais clientes, e o seu trabalho terá valido a pena. A recompensa virá de diversas de formas. Permita-se, persista e seja um vendedor de sucesso!

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