A sua empresa é um local limpo e agradável? A infraestrutura atende bem aos colaboradores e clientes? E como você colabora com a manutenção desse ambiente? Pois bem, iniciamos este artigo fazendo esses questionamentos porque a higiene pessoal no trabalho é um dos fatores essenciais ao alcance de bons resultados.

Um ambiente saudável está diretamente relacionado às formas de higiene nele aplicadas. Para isso, não basta apenas a empresa cuidar da limpeza e da sua manutenção, já que todos os seus profissionais também devem fazer a sua parte e colaborar para manter a organização e a limpeza dos ambientes.

Mas como fazer a sua parte neste processo? É simples! Evitando, por exemplo, fazer as refeições na sua mesa de trabalho e acumular nela resíduos de alimentos, utilizando as dependências comuns da organização (salas, banheiros, copas) de forma respeitosa, não jogando papel higiênico fora do local correto ou ainda não deixando copos de café abandonados por todo lugar.

Falar sobre esse tipo de comportamento parece óbvio, tendo em vista que as empresas são compostas quase totalmente por adultos. Mesmo assim, há quem vacile nos hábitos citados acima, de modo que nunca é demais reforçar a mensagem. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Por que falar em higiene pessoal no trabalho?

Conforme citamos acima, parece até mesmo redundante falar em higiene pessoal no trabalho, nos dias de hoje, mas acredite: em se tratando da gestão de pessoas, este ainda é um dos principais gargalos nos seus processos. Isso ocorre porque as pessoas têm origens, hábitos e comportamentos distintos e, por isso, entendem e fazem de diferentes formas a sua limpeza (e, muitas vezes, nem fazem!).

Outras pessoas ainda seguem a falsa crença de que se há uma pessoa na organização designada para cuidar da higiene do local, então não é preciso se preocupar com isso. Entretanto, como o nome mesmo sugere, estamos falando na higiene pessoal, que culmina na higiene coletiva, mas ainda assim, não é a mesma coisa.

Por isso, faça a sua parte e cuide para que o seu local de trabalho e as áreas compartilhadas também estejam sempre em excelentes condições de uso. Isso é importante não apenas porque é confortável estar em um ambiente limpo e organizado, mas também porque é cientificamente comprovado que a higiene beneficia a saúde, prevenindo diversas doenças. Certamente, não queremos ficar doentes, seja em casa, seja no trabalho, não é mesmo?

Dicas para cuidar da higiene pessoal no trabalho

Na sequência, você vai conferir alguns hábitos que precisam ser adotados por todas as pessoas da organização. Se todos os colocarem em prática, certamente o ambiente ficará limpo e organizado por mais tempo, conferindo muito mais qualidade de vida a todos os que nele trabalham.

1. Mantenha a limpeza

Tanto nos banheiros como em salas de reunião, copa, cozinha etc., colabore para que o ambiente esteja sempre limpo. Para isso, evite deixar objetos fora do lugar ou deixar as suas coisas em locais inapropriados. Jogue o lixo no lixo e evite que ele se acumule. Além disso, se derrubar alguma coisa no chão, como papéis, líquidos ou embalagens, lembre-se sempre de pegar o que derrubou e jogar na lixeira. Como ficará o expediente ao fim do dia se todos pensarem dessa forma, não é mesmo?

2. Fique atento aos seus hábitos e corrija os maus comportamentos

Saiba que tantos os bons como os maus hábitos podem servir de exemplo para os seus colegas. Portanto, invista em boas práticas e faça o melhor para que os seus comportamentos sejam seguidos e, assim, o ambiente de trabalho seja mais saudável e cada vez melhor. Em uma empresa, todos os seus membros são responsáveis por zelar pela qualidade do ambiente. Por isso, quando vir colegas fazendo coisas que vão contra isso, procure alertá-los e orientá-los sobre as melhores práticas.

3. Mantenha a higiene no banheiro

O banheiro é um ambiente que é particularmente delicado no que diz respeito às questões de higiene. Como é ali que são feitas as necessidades fisiológicas, é importante manter o espaço limpo, a fim de evitar a propagação de doenças. Por isso, urine no caso, jogue os papéis no lixo, dê a descarga adequadamente, lave bem as mãos após o uso do banheiro e escove os dentes após as refeições. Depois, lembre-se de jogar o fio dental no lixo e de lavar a pia, sem deixar restos de pasta de dente.

4. Mantenha a higiene na cozinha

A cozinha também é um espaço que demanda atenção, afinal de contas, é lá que as pessoas armazenam a comida e fazem as suas refeições. Assim, mantenha a geladeira e o microondas limpos após utilizá-los. Faça as refeições na mesa e limpe-a, caso derrube algo. Lave a louça e guarde-a no lugar correto, deixando tudo arrumado para quem chegar depois de você. Além disso, seque o ambiente e jogue os restos no lixo. Lembre-se de que restos de comida podem atrair bichos, o que é desagradável.

5. Mantenha a higiene na sua estação de trabalho

Por fim, não se esqueça da sua própria mesa de trabalho. Evite alimentar-se nela, pois farelos e migalhas podem se acumular ali. Além disso, derramar líquidos sobre os seus papéis e computadores pode ser um grande risco. Jogue embalagens no lixo e descarte apropriadamente papéis que já não têm uso, evitando o acúmulo. Passe panos úmidos se notar acúmulo de sujeira. Por fim, evite cortar as unhas ou assoar o nariz estando na mesa, dando preferência ao banheiro para esse tipo de ação.

Como podemos perceber, com pequenas atitudes, seja enquanto líderes, seja enquanto colaboradores, todos nós podemos colaborar com a evolução contínua do nosso ambiente organizacional. Assim, tanto nos quesitos básicos de higiene pessoal como no alcance das metas e objetivos da empresa, podemos juntos alcançar resultados extraordinários no nosso trabalho. Colabore!

E você, ser de luz, como avalia os seus hábitos de higiene pessoal no trabalho? E dos seus colegas? O que poderia ser melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!