Você já ouviu falar ou conhece o modelo Grow? Pois bem, essa é uma metodologia simples, prática e poderosa, que tem como objetivo nos ajudar na conquista dos nossos objetivos, como também apoiar as empresas a definir metas e resolver os seus problemas como mais eficácia e rapidez.

Vale ressaltar, ainda, que é um método bastante utilizado nos processos de coaching, para o alcance do estado desejado do cliente. Neste artigo, vamos compreender melhor como funciona o modelo Grow e quais são os benefícios que ele tem a oferecer para as pessoas e as empresas. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura a seguir!

O que é o modelo Grow? Como ele surgiu?

O termo grow vem do inglês e significa “crescer”. Nesse modelo, ele consiste também em um acrônimo, conforme as traduções a seguir:

  • G(goals — “metas”);
  • (reality — “realidade”);
  • (options — “opções”);
  • (way forward — “caminho a seguir”).

Esses são os passos para a conquista efetiva dos resultados e resolução dos problemas da organização ou do indivíduo.  Embora não se tenha a confirmação da sua autoria, muitos atribuem a John Whitmore, autor e coach britânico, a criação do modelo Grow.

Por outro lado, especialistas afirmam que foi no Reino Unido, entre as décadas de 1980 e 1990, que o processo começou a ser aplicado de forma extensiva em treinamentos e também no ambiente corporativo.  Esse foi o ponto de partida para que as empresas pudessem se beneficiar dessa metodologia que, de forma muito prática e clara, orienta as ações e direciona os conhecimentos para o alcance das metas do negócio.

Como o modelo Grow deve ser entendido e utilizado?

Como é possível notar, esse modelo organiza os objetivos e os planos estratégicos das pessoas e das empresas em 4 etapas. Vamos conhecer cada uma delas de forma mais aprofundada.

1. Goals — metas

A definição de metas e objetivos deve ser o ponto de partida, conforme o próprio processo de coaching estabelece. Assim, é necessário definir um estado desejado a ser alcançado, que deve ser realista, relevante, específico e mensurável.

  • Quais resultados você espera alcançar? Por quê?
  • Onde você se vê daqui a 1, 5 e 10 anos?
  • Quais problemas você pretende resolver?
  • Quais são os benefícios que você espera obter ao alcançar essa meta?
  • Quem mais se beneficiará do alcance do seu objetivo?
  • Quais serão as suas emoções diante dessa conquista? Como isso impactará positivamente a sua vida?
  • Em quanto tempo você espera alcançar essa meta?

2. Reality — realidade

Antes de seguir rumo à linha de chegada, verifique o ponto de partida, isto é, o lugar em que você está agora. É preciso verificar o cenário atual e os obstáculos existentes para compreender o que precisa ser feito, antes de você alcançar o objetivo que foi definido.

  • Qual é o seu cenário atual?
  • O quão distante você está do estado desejado?
  • Quais são as suas forças e recursos disponíveis no momento?
  • Quais são os problemas, obstáculos, fraquezas e limitações enfrentados no momento?
  • Quais ações você já tomou até o momento? Os resultados obtidos foram positivos ou negativos? Por quê?
  • O que o aproxima do alcance do seu objetivo? O que o afasta dele?

3. Options — opções

Após conhecer bem o estado desejado e o estado atual, é hora de verificar as suas opções de ação para conectar esses dois pontos. Nesse sentido, quais são os caminhos estratégicos que você pode percorrer? Anote as suas ideias. No caso das empresas, reúna-se com a sua equipe para levantar possibilidades e permitir que todos deem as suas sugestões.

  • Quais opções existem para alcançar o referido objetivo?
  • Quais estratégias do passado podem ser reaproveitadas?
  • Quais estratégias do passado não funcionam mais e precisam ser descontinuadas e/ou substituídas?
  • O que nunca foi feito e que pode nos ajudar?
  • Quais são os prós e contras de cada possibilidade?
  • O que precisa ser interrompido imediatamente?
  • Quem poderia nos ajudar (parceiros) em cada caminho possível?

4. Way forward — caminho a seguir

Por fim, após escolher um caminho, é necessário definir tudo aquilo que será feito, quem o fará e como fará. É um momento de disciplina, em que o planejamento estratégico deixa o papel e a teoria para ganhar a prática. Ações, prazos, responsáveis, mensuração de resultados e relatórios devem ser definidos.

  • No caminho escolhido, quais ações precisam ser feitas?
  • Quem será o responsável por cada ação?
  • Qual é o prazo de cada ação?
  • Como cada ação será executada? Quais recursos serão necessários (tempo, dinheiro, pessoas, materiais, tecnologias, conhecimentos etc.)?
  • Como você saberá se as ações adotadas estão dando certo? Como será a mensuração do desempenho de cada uma delas?
  • Como avaliar o seu nível de comprometimento? Como fortalecer a motivação da equipe envolvida?
  • De quanto em quanto tempo você avaliará o progresso do seu projeto, revisando-o e verificando as alterações necessárias?

Como o modelo Grow pode ser aplicado no sucesso do negócio?

Quando falamos em planejamento empresarial, ter ferramentas que realmente ajudem a aperfeiçoar esse processo é essencial. Muitas vezes, planos simples acabam demandando muito tempo pela falta de um método mais prático e simples. E como menos é mais, o modelo Grow se apresenta como uma alternativa efetiva para acelerar os resultados.

Para isso, de acordo com o Grow, podemos resumir os processos estratégicos da seguinte forma:

  • O primeiro passo é definir as metas, ou seja, qual é o objetivo final que a empresa/pessoa deseja alcançar;
  • O próximo passo é conectar-se com a realidade, analisar o momento atual e identificar quais são as oportunidades, como também os desafios a serem enfrentados;
  • O terceiro ponto é identificar quais são os obstáculos que estão impedindo ou que podem impedir que o negócio chegue ao seu estado desejado, bem como quais são as opções, as alternativas para solucioná-lo;
  • Por fim, com as opções já definidas, é hora de escolher o caminho a seguir e quais serão as estratégias que conduzirão à conquista do alvo definido lá no início do processo.

No dia a dia da empresa, sabemos que a conquista das metas compete diretamente com as dificuldades do negócio. Portanto, com o modelo Grow, aprendemos que é essencial trabalhar não apenas visado a um objetivo específico, mas também em melhorar todos os processos envolvidos na construção dos resultados.

Com certeza, é maravilhoso quando conquistamos os nossos alvos e quando a empresa cresce em determinada direção. Entretanto, é melhor ainda quando, além de conseguirmos repetir os acertos, também criamos processos eficientes que, de antemão, nos permitem corrigir os erros, vencer os obstáculos, otimizar o tempo e tornar o trabalho ainda mais eficiente e produtivo. Coloque o modelo Grow em prática e alcance resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, já utilizou o modelo Grow em algum momento? Segue alguma estratégia semelhante para alcançar os seus objetivos pessoais e/ou profissionais? Como? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!