O sucesso é um conceito subjetivo, afinal de contas, as pessoas têm metas e prioridades diferentes. No entanto, podemos afirmar com alguma segurança que todo mundo deseja ser bem-sucedido, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Devemos entender, porém, que há algumas crenças e atitudes que não contribuem com o alcance desse sucesso. É importante que fiquemos atentos a esses equívocos para que deixemos de cometê-los. Quanto mais você se policiar nesse sentido, mais conseguirá transformar o seu comportamento para alcançar as suas metas!

Neste artigo, reunimos 10 limitações para o seu sucesso que precisam ser evitadas/corrigidas imediatamente. Será que você tem cometido alguma dessas falhas? Continue a leitura e descubra!

1. Não ter objetivos

O primeiro e mais clássico erro no caminho do sucesso é não ter objetivos. Algumas pessoas simplesmente não sabem o que querem ou, pior, sabem, mas não transformam os sonhos em objetivos concretos. Vivem com base na filosofia do “deixe a vida me levar”. Estão sempre à mercê das circunstâncias, como um barco à deriva. É fundamental assumir o controle da sua trajetória e dar a ela um destino. Assim, defina metas em todas as áreas da vida: pessoal, profissional, financeira, amorosa etc.

2. Não fazer planejamentos estratégicos

Outro erro comum é definir objetivos, mas não planejar o seu alcance. Nesse caso, o indivíduo até define para si um estado desejado, mas não mapeia o caminho até esse lugar. Fazer um planejamento estratégico significa listar os recursos de que você precisa e as tarefas que deverá executar até conquistar o seu objetivo. Se a sua meta é falar inglês, por exemplo, precisará matricular-se em uma escola, comprar o material, fazer as aulas, praticar continuamente, enfim, agir na conquista desse sonho.

3. Querer agradar a todo mundo

Ainda na fase de definir objetivos e traçar um planejamento estratégico, é comum que muita gente queira dar palpites sobre a sua vida. Amigos e familiares sempre têm algo a dizer sobre a área profissional escolhida, o estilo de vida adotado, a empresa em que trabalha, o cargo que ocupa etc. Se desejar, você até pode dar ouvidos a essas pessoas, mas lembre-se de que a escolha final é sua. Só você sabe o que é estar na sua pele, portanto, faça o que for melhor para você.

4. Deixar de aprender com as próprias falhas

PSC

Mesmo executando um planejamento estratégico competente, você perceberá que, no caminho do sucesso, a prática pode ser um pouco mais complicada do que a teoria. Nesse caso, os erros e os fracassos vão surgir, mas não desanime e não deixe de acreditar em si mesmo. Errar é o sintoma de quem está saindo da zona de conforto. Na verdade, o erro é apenas uma etapa que antecede o sucesso. Se você aprender com as falhas, certamente encontrará o jeito correto de agir. Fique atento!

5. Procrastinar

Se você já definiu objetivos e planejou o alcance deles, nada de deixar para mais tarde! Sabendo o que deve ser feito, comece. O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas é também o mais importante. Quanto mais você adiar o início dos seus projetos, mais vai ficar com medo deles e desanimar. Por isso, reúna as suas forças, a sua motivação e a sua disciplina para começar a agir. Quando você colocar as suas ações em prática, certamente vai se animar para conquistar de vez as suas metas.

6. Ignorar a importância dos relacionamentos

Conforme citamos, não devemos querer agradar a todo mundo, mas também não podemos achar que somos autossuficientes. Todo mundo precisa de outras pessoas em maior ou em menor grau. Além disso, o convívio com o outro é também o que dá graça à vida e nos motiva na caminhada. Por isso, procure manter um bom convívio com os seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Além disso, faça um bom networking, pois ter contatos valiosos pode conduzi-lo ao alcance dos seus objetivos.

7. Não saber quando pedir ajuda

Por falar em manter bons relacionamentos, é importante que saibamos quando pedir ajuda. Você que agora lê este texto certamente tem talentos e habilidades ímpares. Contudo, também tem alguns pontos não tão fortes, não é mesmo? Nesse caso, não é vergonha nenhuma pedir ajuda. Pelo contrário, as pessoas têm competências distintas justamente para que possam ajudar-se umas às outras. Já imaginou que difícil seria a vida se todo mundo soubesse fazer apenas as mesmas atividades? Peça ajuda!

8. Ignorar a necessidade de recalcular a rota

O planejamento estratégico é importante para que saibamos o que fazer e como fazer. Entretanto, como citado acima, a prática pode ser um pouco diferente da teoria que imaginamos. As circunstâncias mudam e apontam para novos caminhos de ação. Nesse caso, é importante que você monitore os seus resultados. Se eles forem positivos, continue com a sua estratégica. Todavia, se forem negativos, é importante recalcular a rota. Persistir não é insistir, de modo que, às vezes, é preciso mudar!

9. Negligenciar o propósito de vida

Por mais que você tenha seguido todas as dicas citadas até aqui para ser um grande médico, por exemplo, isso dificilmente vai dar certo se o seu propósito de vida for a arquitetura. Para alcançar um objetivo e encontrar o sucesso, não basta apenas usar a razão. Também é preciso querer, sentir paixão e ver propósito nas metas definidas. Por isso, verifique se os objetivos que você definiu estão alinhados ao que você gosta de fazer e ao que é importante para você. Conheça os seus propósitos para ser feliz!

10. Achar que já sabe de tudo

Por fim, outro erro muito comum na jornada rumo ao sucesso é, depois de algum tempo de experiência, achar que não há mais nada a ser aprendido. Esse é um ledo engano, já que sempre há algo novo a ser aprendido: novas técnicas, novas descobertas científicas, novas tecnologias, novas tendências, e por aí vai. Por isso, nunca deixe de aprender, de estudar e de reciclar os seus saberes — por meio da leitura, dos cursos e dos treinamentos. Sempre é tempo de adquirir conhecimentos!

As 10 limitações acima são as mais graves que uma pessoa pode cometer, impedindo-a de encontrar o sucesso nas diferentes áreas da vida. Que você saiba evitar essas falhas para ser infinitamente bem-sucedido em todos os seus caminhos!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!