Em geral, costuma-se atribuir à palavra “empreender” o significado de gerir um negócio próprio. De fato, essa é a mais conhecida definição. Contudo, mesmo que você não seja o dono de uma empresa, pode aderir ao chamado “espírito empreendedor” em suas atividades diárias, independentemente do cargo que você ocupa.
Esteja você na definição clássica ou nesse segundo exemplo, o fato é que qualquer empreendedor precisa desenvolver algumas habilidades essenciais. Neste artigo, você vai conferir as 5 principais delas, ainda que várias outras também precisem receber alguma atenção. Diante disso, se você deseja melhorar as suas capacidades empreendedoras, continue a leitura deste artigo!
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1. Liderança e gestão
Empreender é liderar. Isso não significa apenas dar ordens e distribuir tarefas, mas conquistar as pessoas ao seu redor, mantê-las motivadas, investir no desenvolvimento de cada uma delas, comunicar objetivos e cobrar resultados de um modo estimulante. Para isso, é essencial que você se comunique com clareza, tirando as dúvidas dos seus liderados, explicando procedimentos, corrigindo as falhas e oferecendo um feedback justo e detalhado.
Tudo isso depende da capacidade de motivar a equipe e de conquistar a confiança dos liderados. Nesse sentido, é preciso que você seja apaixonado por aquilo que faz e que transmita essa mesma energia a todos os seus colaboradores. Crie um ambiente em que as pessoas gostem de estar, de modo que você desperte em todos a melhor versão de si mesmos.
Assim, além de ser um bom líder, você também deve ser um grande gestor, ou seja, alguém que tem uma visão sistêmica da empresa, que consegue delegar funções compatíveis com as habilidades de cada um, que desenvolve planos estratégicos para alcançar os objetivos, que administra as finanças, que estuda profundamente as características do mercado e que monitora os resultados constantemente.
2. Criatividade
Para que uma pessoa possa empreender de verdade, ela precisa oferecer a outras pessoas uma solução para os problemas delas, o que é feito sob a forma de um produto ou de um serviço. No entanto, se você olhar para o mercado, perceberá que, em absolutamente qualquer segmento, não faltam concorrentes. Parece que tudo o que poderia ser inventado já existe, não é mesmo?
Contudo, um bom empreendedor não acredita nisso. Para ele, sempre é possível criar algum diferencial em relação à concorrência; algum incremento no produto que só ele oferece. É um desafio enorme chegar a esse diferencial, pois ele demanda muita criatividade.
Ser criativo não é ter uma ideia milagrosa do dia para a noite. Isso até pode acontecer, o chamado “insight”, mas ele é apenas o resultado de um processo muito maior. O processo criativo depende de muito estudo, pesquisa e dedicação. Depende, por exemplo, de acompanhar as notícias, de monitorar as tendências, de fazer pesquisas junto ao público, de reunir-se com os diferentes departamentos da empresa, de coletar sugestões de ideias e de selecionar as melhores, até que se chegue a uma solução. Criatividade não é um dom. Ao contrário, é um trabalho árduo!
3. Aprendizado constante
Alguns empreendedores acreditam que, uma vez tendo encontrado a “solução ideal” para as necessidades das pessoas, não precisam fazer mais nada, exceto continuar oferecendo o produto/serviço em questão. Isso não é verdade. A todo instante, surgem novas tecnologias, aparecem novos concorrentes, o comportamento do consumidor muda, e aquela solução que parecia imbatível pode tornar-se obsoleta em um piscar de olhos.
Por isso, todo empreendedor de sucesso jamais desenvolve o pensamento de “já ganhei”. Na verdade, ele compreende que ainda mais difícil do que conquistar a liderança é manter-se nela. A concorrência cresce e sempre age no sentido de neutralizar as suas ações. Por isso, nunca é tempo de descansar nesse sentido.
É preciso ficar atento às notícias, fazer cursos de aprimoramento e especialização, monitorar os passos dos concorrentes, estudar as novas tecnologias existentes, participar de eventos da área, conhecer profissionais de diferentes ramos, enfim, manter-se ativo e atualizado para não ficar ultrapassado e perder força no mercado.
4. Ambição
Quando falamos em ambição, as pessoas costumam ter uma ideia negativa acerca desse conceito. Contudo, não há nada de errado em ser ambicioso. O problema acontece quando deixamos que esse sentimento extrapole os limites da responsabilidade, da honestidade, da moral e da ética. Nesse caso, a ambição torna-se ganância — essa, sim, representa um grande problema.
Entretanto, quando em níveis saudáveis, a ambição é uma força que nos leva a acreditar que podemos ir mais longe, que somos capazes de alcançar resultados melhores aos que temos obtido. Sem essa vontade de crescer, ninguém sai do lugar, e nenhum objetivo é alcançado.
Aliás, no âmbito do empreendedorismo, deixar de crescer não é apenas ficar estabilizado, mas sim decrescer, tendo em vista que os concorrentes certamente vão passar à frente. Portanto, é necessário sonhar mais alto, definir novas metas, criar novos produtos, pensar em novos meios de comunicar-se com o cliente etc. A competição entre empresas, desde que seja honesta, é saudável, pois mostra o que cada uma delas tem de melhor.
5. Responsabilidade e resiliência
Por fim, nunca é demais ressaltar que um empreendedor de sucesso é alguém responsável. Por mais criativo e ambicioso que esse indivíduo seja, ele precisa compreender que está em uma posição repleta de responsabilidades com o cliente, com o funcionário, com o parceiro, com o fornecedor, com o governo, com o meio ambiente e até mesmo com a concorrência. Toda ação desse indivíduo precisa ser tomada considerando todos esses aspectos, de modo que ninguém seja prejudicado.
Além de cumprir todas as suas obrigações — que não são poucas! —, o empreendedor também precisa desenvolver a resiliência, que é a capacidade de seguir em frente, mesmo depois de passar por maus momentos. Ser resiliente é reunir forças e desenvolver o equilíbrio emocional para dar continuidade às atividades, mesmo depois de sofrer perdas e de cometer erros.
A capacidade de reinventar-se, de começar de novo, de reerguer-se e de reorganizar a vida para retomar a busca pelos seus objetivos deve estar sempre no DNA do empreendedor. Nem sempre os resultados serão positivos, de modo que precisamos aprender a lidar adequadamente com as perdas, tendo em vista que é preciso sacudir a poeira e dar a volta por cima.
As 5 habilidades acima são indispensáveis para um bom empreendedor, mas não são as únicas. Certamente, podemos pensar também na organização, na disciplina, no carisma, na capacidade de negociação e na competência para tomar boas decisões. Para encontrar sucesso nessa área, aja no sentido de evoluir em todos esses aspectos. Sucesso!
E você, querida pessoa, se identifica com quais das características acima? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!