O minimalismo é um estilo de vida caracterizado por indivíduos que dão valor àquilo que têm, que sabem definir prioridades e que não acumulam bens, tangíveis ou intangíveis, que não sejam realmente necessários. Geralmente, associamos esse estilo de vida ao consumo consciente e ao ato de não ter em casa mais roupas e objetos do que de fato precisamos.
No entanto, a filosofia por trás do minimalismo pode ser muito mais abrangente. Você sabia, por exemplo, que ela pode ser aplicada até mesmo à carreira? Ficou curioso para saber como isso é possível? Então, siga em frente e continue a leitura para descobrir!
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O minimalismo e a carreira
Frequentemente, a ideia de sucesso profissional é atrelada a um cargo de importância, a um salário alto, a uma grande quantidade de subordinados, a uma sala imponente, ao poder, ao status e a tudo aquilo que essa remuneração elevada é capaz de comprar — roupas de marca, carro novo, imóveis, sapatos, e por aí vai.
Para algumas pessoas, a imagem de sucesso profissional realmente contempla todos esses itens. Contudo, é fato que não se trata de indivíduos minimalistas. A ideia do minimalismo caminha na contramão de todos esses fatores. Como essa filosofia nos estimula a refletir sobre as nossas prioridades e sobre remover tudo o que aparece em excesso, a ideia de sucesso profissional no minimalismo é diferente.
Nesse caso, o sucesso na carreira depende da admiração interna, ou seja, da capacidade que o indivíduo tem de ser feliz fazendo aquela atividade, e não da admiração externa, ou seja, das bajulações e ganhos materiais que a carreira pode proporcionar. É claro que mesmo os minimalistas sentem-se felizes ao ganhar um cargo mais importante e um salário mais alto. Eles apenas não depositam a sua ideia de felicidade nessas questões, mas sim na realização que o trabalho proporciona.
Os benefícios do minimalismo como estilo de vida
“Vou ter sucesso quando alcançar o cargo X”, “vou ter sucesso quando ganhar Y”, “vou ter sucesso quando trabalhar na empresa Z”. Você já percebeu que as pessoas sempre associam a ideia de sucesso e de felicidade a eventos futuros? E mesmo quando essas projeções de fato se concretizam, rapidamente são substituídas por novos objetivos. Por um lado, isso é bom, pois evita que o indivíduo permaneça na zona de conforto. Por outro lado, porém, pode gerar uma insatisfação contínua.
Assim, o que o minimalismo nos ensina é que devemos ser felizes não apenas com os resultados, mas também com os processos. Ser feliz não está na linha de chegada, mas em todo o percurso. Por isso, o sucesso na carreira não consiste apenas em alcançar os objetivos, mas em ser feliz fazendo o que for necessário durante o próprio percurso.
Por esse motivo, ser minimalista significa conhecer a si mesmo e descobrir o que preenche a sua vida de significado, não apenas nas metas que você pretende alcançar, mas no que o faz feliz no “aqui e agora”. Quando descobrimos esse propósito real, aprendemos a abrir mão de uma série de itens que não agregam valor aos nossos dias. Podem ser bens materiais, atividades, ideias e até mesmo relações com determinadas pessoas.
O minimalismo, portanto, nos ajuda a remover os excessos e a encontrar a nossa essência — que pode ter ficado perdida na correria do dia a dia. Ele visa ao ganho de experiências significativas, que combatem o materialismo e o imediatismo. Assim, ele promove uma ressignificação dos nossos conceitos de sucesso, felicidade, autoconhecimento, autoestima e relacionamentos.
6 dicas para aplicar o minimalismo no trabalho
Agora que você já compreende um pouco melhor o conceito e os benefícios do minimalismo, deve estar se perguntando: como é possível desenvolver esse estilo de vida na minha carreira? Para responder a essa pergunta, separamos 6 dicas que permitem que essa filosofia ganhe vida na prática. Confira!
1. Compreenda o trabalho como mais do que um simples ganha-pão
É claro que o dinheiro da remuneração é importante e necessário para qualquer pessoa que trabalha. No entanto, entenda que o ato de trabalhar vai além de obter o sustento. É por meio dele que você coloca os seus conhecimentos e habilidades a serviço de outras pessoas, fazendo do mundo um lugar melhor. Além disso, o trabalho promove a troca de experiências, o surgimento de relações e o compartilhamento de saberes, o que nos torna pessoas cada vez melhores e mais felizes.
2. Não se apegue a cargos e status
O cargo que uma pessoa ocupa e o salário que ela ganha quase sempre são motivo de admiração e inveja, quando se trata de uma posição de importância na hierarquia da empresa. Contudo, para vivenciar verdadeiramente o sucesso, priorize a sua satisfação individual com as atividades que você executa em relação ao status da sua carreira. Muita gente gasta tanta energia para alcançar essas posições altas e, quando chega lá, percebe que era muito mais feliz antes. Evite que isso aconteça.
3. Concilie a sua vida profissional com as outras áreas
O minimalismo é um estilo de vida que preza pelo equilíbrio. Portanto, analise a sua vida profissional e verifique quanto tempo do seu dia e da sua vida você tem dedicado a ela. Será que esse tanto de horas extras é realmente necessário? Será que você não está prejudicando, ou mesmo fugindo de outras áreas da sua vida com questões mal resolvidas? Não utilize a carreira como válvula de escape, nem trabalhe mais horas do que o necessário. Equilíbrio é felicidade e saúde — física e mental!
4. Simplifique a sua rotina de trabalho
Você precisa de que para trabalhar? Certifique-se de que você tenha o que é necessário, mas abra mão do que não for. Um computador, por exemplo, repleto de programas que você não usa é mais nocivo do que benéfico, pois fica lento e pesado. O mesmo vale para excesso de funcionários, de departamentos, de objetos na sua mesa, de processos engessados, de burocracia, de reuniões pouco objetivas, e por aí vai. Simplifique o seu ambiente e a sua rotina.
5. Organize o seu espaço
O espaço em que você trabalha também pode ser simplificado para que você ganhe mais praticidade no dia a dia de trabalho. Escolha móveis funcionais ao seu ofício, utilize prateleiras abertas, descarte com regularidade os documentos e objetos que você não utiliza mais e arquive apenas o que ainda for verdadeiramente útil e importante. Isso vale tanto para os arquivos físicos como para os digitais.
6. Equilibre as suas fontes de felicidade na carreira
O que é felicidade na carreira para você? Ter um bom salário? Fazer uma atividade de que você gosta? Estabilidade? Aprendizados? Amizades com colegas? Experiências desafiadoras? Viagens? Cursos? Por que não abraçar todas essas ideias? O sucesso de uma pessoa pode ser equilibrado entre buscar todos esses itens. O que não podemos fazer é colocar todos os ovos na mesma cesta. Assim, encontre a sua realização profissional considerando todos esses fatores, e não apenas o salário.
Ser minimalista no trabalho é uma questão de organizar-se, planejar a carreira, abrir mão do que é desnecessário e encontrar um real propósito para a sua vida profissional, que vá além da remuneração. Quando uma pessoa conquista essa compreensão, ela efetivamente torna-se feliz e realizada. Que o minimalismo promova essa transformação positiva na sua carreira!
E você, ser de luz, consegue descrever o que significa felicidade no trabalho em sua opinião? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!