As siglas em inglês estão se popularizando pelo mundo corporativo, até mesmo no Brasil. Quem é que nunca ouviu falar no CEO (Chief Executive Officer) ou no CFO (Chief Financial Officer) nas grandes empresas, não é mesmo? São cargos de liderança, que equivalem às nomenclaturas em português “diretor executivo” e “diretor financeiro”, respectivamente.

Além do CEO e do CFO, outra figura que tem aparecido cada vez mais nas hierarquias, sobretudo das grandes empresas, é a do CMO (Chief Marketing Officer). Ele nada mais é do que o diretor de marketing da empresa, ou seja, a pessoa responsável por comandar essa área.

Mas o que exatamente faz um CMO? Quais são as funções de um diretor de marketing? É sobre isso que vamos refletir neste artigo. Boa leitura!

O que faz um CMO?

A ideia geral que as pessoas que não são da área costumam ter é a de que o CMO basicamente define as estratégias de propaganda da empresa. De fato, a comunicação é uma das suas tarefas, mas não a única. Esse líder está no comando de todo o planejamento de marketing da organização, o que envolve vários outros aspectos. Confira as suas principais funções:

1. Identificar as necessidades das pessoas

Criar um plano de marketing começa com pesquisas de mercado. Por isso, o CMO deve orientar a realização dessas pesquisas para identificar necessidades do mercado consumidor que não estejam sendo adequadamente atendidas. De que as pessoas precisam? Quais são os seus desejos? De que maneira aquela empresa pode tornar as suas vidas mais fáceis ou prazerosas? Essas perguntas são o ponto de partida de qualquer plano de marketing.

2. Criar produtos e/ou serviços

Após levantar as necessidades que as pessoas têm, é hora de colocar a equipe de marketing para pensar e criar produtos e/ou serviços que resolvam satisfatoriamente esses desejos e necessidades encontrados. Muitas vezes, não se trata de criar um produto novo do zero, mas apenas de fazer modificações que adéquem essas soluções às expectativas das pessoas. Funções, design, embalagens, modelos — tudo deve ser pensado pela equipe de marketing.

3. Estabelecer diferenciais sobre a concorrência

O CMO também deve estar sempre atento às ações da concorrência. Quais são os atributos dos seus produtos? Que preços praticam? Que diferenciais oferecem? Como são as suas estratégias de comunicação? É importante saber como a concorrência se comporta para dar a ela uma resposta à altura. Não se trata de imitar ou copiar, mas sim de se antecipar, com o objetivo de “vencer a guerra”. Um bom CMO não entra no mercado para fazer o que todo mundo já faz. O diferencial é o que destaca a marca.

4. Definir o branding

Por falar em marca, também é função do CMO coordenar as atividades de branding, ou seja, de gestão da marca. Qual é o nome da empresa? Qual é o nome dos produtos comercializados? Quais são os seus respectivos logotipos e slogans? Que posicionamento de mercado a empresa deseja ocupar? Que valores devem ser associados a ela? Todas essas questões são respondidas com o plano de branding, que orienta a construção e o fortalecimento da marca. Também deve ser coordenado pelo CMO.

5. Determinar estratégias de precificação e distribuição

Quanto o produto ou serviço vai custar? Por quê? A sua marca é mais cara ou mais barata do que a concorrência? O produto terá distribuição regional, nacional ou global? Haverá comércio online ou apenas lojas físicas? Todas essas decisões de precificação e distribuição devem ser tomadas pelo líder de marketing, sempre levando em consideração os objetivos da empresa e o perfil do público-alvo. Muita gente se esquece de que elas também são funções do departamento de marketing.

6. Estudar as melhores maneiras de divulgar a empresa

Finalmente chegamos à área de comunicação, que também está dentro do marketing. Nesse sentido, cabe ao CEO coordenar as pesquisas para identificar quais são os meios e linguagens mais eficazes para impactar o público-alvo, divulgar a empresa e estimular vendas.

É a propaganda tradicional (no rádio, na televisão, na revista etc.)? É o marketing digital (no Google, nas redes sociais, nos blogs etc.)? Promoção de eventos? Ações promocionais? Técnicas de merchandising? Patrocínios? Assessoria de imprensa? Relações públicas? Há infinitas possibilidades, mas nem todas são compatíveis com os objetivos da empresa. É preciso verificar quais meios são os mais eficazes nesse sentido.

7. Acompanhar as tendências do mercado

Outra função essencial do CMO é acompanhar as tendências do mercado. Isso vale para tudo: características dos produtos e serviços, técnicas de comunicação, comportamento do consumidor, branding, precificação, e por aí vai. Nesse sentido, é importante monitorar as empresas do mesmo ramo, tanto nacional como internacionalmente. Além disso, vale a pena também acompanhar os avanços da tecnologia, mesmo em outras áreas, como fonte de inspiração.

8. Negociar e criar parcerias estratégicas

Toda empresa precisa de parceiros estratégicos. Estamos falando de empresas que fazem ações conjuntas, investidores, fornecedores, veículos de comunicação, entre outros. Um bom CMO consegue apresentar a empresa e as suas soluções de forma persuasiva, obtendo o interesse desses potenciais parceiros em se envolver nos seus projetos. Isso envolve estudo, planejamento estratégico e bons conhecimentos em comunicação e negociação.

9. Monitorar os resultados para alcançar o objetivo de fazer a empresa crescer

A função mais importante de um CMO é fazer a empresa crescer. Por isso, ele deve definir o objetivo de marketing da empresa (por exemplo: “aumentar as vendas em 20%” ou “alcançar 35% de participação de mercado”). A seguir, ele deve comunicar essas metas ao time de marketing para que todas as decisões descritas acima sejam estrategicamente tomadas.

Depois que as ações forem colocadas em prática, o CMO deve coordenar um time exclusivamente para acompanhar os resultados obtidos, identificando se estão ou não alcançando os objetivos determinados. Se a resposta for positiva, basta dar continuidade à estratégia. Se a resposta for negativa, será necessário fazer ajustes no plano de marketing ou mesmo recalcular a rota.

Como você pode perceber, querida pessoa, a vida de um CMO não é fácil. Há muitas decisões vitais para o desempenho da empresa sob a sua responsabilidade. É claro que ele não faz tudo isso sozinho, afinal de contas, há um time de marketing sob a sua supervisão. No entanto, a palavra final será sempre dele, e é esse profissional que orientará os demais sobre como proceder.

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