Vivemos em uma era em que as pessoas gostam e até mesmo sentem necessidade de construir relacionamentos duradouros com as marcas. Por isso, as empresas, tanto físicas como digitais, precisam se mostrar acessíveis e dispostas a satisfazer plenamente os seus consumidores, o que depende de vários fatores: qualidade dos produtos e da prestação dos serviços, pontualidade, gentileza no atendimento, responsabilidade, e por aí vai.

Para que isso seja possível, é necessário compreender que a experiência de compra do consumidor na internet muitas vezes depende dos varejistas certificados no mercado. É aí que entre o conceito de full commerce, conforme você verá neste artigo. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O que é full commerce?

Full commerce é uma estratégia de negócios especificamente voltada aos e-commerces, ou seja, ao comércio eletrônico. Essa estratégia consiste na terceirização da construção completa desse e-commerce, o que inclui as seguintes etapas: consultoria geral, definição de objetivos, planejamento estratégico, gestão, operações, ações de segurança digital, logística de transporte e entrega, mecanismos de pagamento e mensuração dos resultados obtidos.

A ideia é que a terceirização desse combo de atividades ajude o empreendedor, por meio de técnicas e ferramentas avançadas, com conhecimentos que ele mesmo pode não ter para gerir a própria empresa. Isso permite que decisões cada vez mais eficazes possam ser tomadas, dando um direcionamento vencedor ao negócio.

Por que o full commerce é importante?

Hoje em dia, o varejo online responde por 25% das vendas e 35% dos pedidos das grandes redes varejistas. Essa participação é considerável, o que demanda a existência de uma estrutura que ajude a aumentar as vendas e a reduzir os custos operacionais — funções que o full commerce procura cumprir.

A tendência é que essas estatísticas cresçam cada vez mais, sobretudo porque mais e mais consumidores têm ganhado confiança e experiência em fazer compras online. O problema é que esse aumento na demanda começa a exigir dos varejistas uma estrutura melhor para conduzir as operações digitais. As oportunidades tendem a crescer, mas, para aproveitar esse cenário, cabe às empresas investir na qualidade das suas operações, oferecendo praticidade, rapidez e segurança ao consumidor.

Quais são os principais desafios a serem enfrentados pelo varejo online?

Qualquer varejista que atua no ambiente online tem percebido que a competitividade nesse meio está se tornando cada vez mais acirrada. Por isso, é importante ganhar destaque dentro dos marketplaces, oferecer aos clientes prazos de entrega competitivos (mas que a empresa dê conta de cumprir), fazer um acompanhamento pós-venda para avaliar a satisfação do cliente, e por aí vai.

Além disso, o varejo online também precisa de um acompanhamento constante dos seus indicadores de desempenho: geração de leads, taxa de conversão, taxa de cancelamentos de pedidos, grau de satisfação dos clientes, e assim por diante.

Para lidar com todos esses desafios, os serviços de full commerce tendem a ser os grandes aliados dos varejistas online daqui para frente. Os profissionais dessa área contam com conhecimentos amplos e formam verdadeiras equipes de especialistas que ajudam os empreendedores a avaliar o seu desempenho e a tomar decisões estratégicas, baseadas nos dados obtidos — o que confere muito mais segurança e sucesso aos negócios!

De que maneiras o full commerce pode ajudar o varejista online?

Como o próprio nome sugere, já que full commerce significa “comércio completo”, esse serviço oferece muitos benefícios a quem faz da internet o seu meio de vendas. As soluções envolvem comunicação, marketing, logística, pagamentos, enfim, toda a estrutura necessária para que bons desempenhos sejam alcançados. Confira alguns dos principais benefícios que o full commerce tem a oferecer aos lojistas.

1. Desenvolvimento logístico

Quais locais a empresa vai atender? Como será o processo de produção, embalagem e entrega? De que forma todas as áreas do e-commerce estarão sistematizadas e integradas? Quais ações serão tomadas para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos? O full commerce ajuda a responder a todas essas perguntas, desenvolvendo toda a logística e a infraestrutura do negócio. Consequentemente, os clientes ficarão cada vez mais satisfeitos e confiantes na empresa.

2. Melhorias em comunicação e marketing

Um bom site destinado a vendas precisa de conteúdos relevantes, descrições e fotos de produtos, blogs, divulgações em redes sociais, navegabilidade rápida e simplificada (inclusive nos celulares), design atrativo, arquitetura organizada e ações de SEO (de modo que a loja  virtual seja facilmente encontrada pelo Google). Por isso, as equipes de full commerce também fornecem soluções integradas em comunicação e marketing digital, potencializando o alcance e divulgando os diferenciais das lojas.

3. Aumento na satisfação do cliente

Um site facilmente encontrado, informações detalhadas, logística organizada, pagamento prático e com certificações de segurança e entregas dentro do prazo não têm como não produzir outra consequência que não seja a completa satisfação do consumidor. O comércio eletrônico ainda é visto com alguma reticência por determinados consumidores, mas o full commerce promete reverter esse cenário, mostrando que o processo é simples, seguro, prático e rápido.

4. Melhorias no desempenho financeiro

O full commerce também integra as diferentes opções de pagamento ao cliente, de modo que haja segurança antifraude e diversos outros mecanismos de proteção ao consumidor. Com isso, a tendência é que mais pessoas comprem o que desejam pela internet, ampliando a importância desse canal no desempenho das empresas. Consequentemente, haverá também um retorno financeiro mais expressivo. Enquanto o lojista foca no core business, as equipes de full commerce cuidam de todo o resto.

Concluindo, o full commerce é a terceirização de todos os serviços que são essenciais ao desenvolvimento do comércio online, como: estrutura da plataforma, atendimento ao cliente, logística e entrega, backoffice e integração, pagamento e segurança antifraude e serviços de marketing digital. É um auxílio poderoso para os varejistas da internet, que precisam satisfazer cada vez mais os seus clientes, em um ambiente cuja competitividade cresce a cada dia.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!