O conceito de autoconfiança não é difícil de entender. Ele consiste em confiar em si mesmo, ou seja, nas próprias qualidades, capacidades, conhecimentos e competências. Ele não deve ser confundido com a arrogância, em que um indivíduo acredita que não tem defeitos ou que é melhor do que todos os demais. Contudo, o autoconfiante tem elevado autoconhecimento e, por isso, confia nas suas características.
A autoconfiança nos ajuda a fazer planos e a concretizá-los, bem como a construir relacionamentos positivos na vida pessoal. Mas e quanto à vida profissional? Quais são os benefícios que ela oferece nesse campo? Confira os principais deles na sequência!
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1. Otimismo
A pessoa autoconfiante desenvolve uma postura mais otimista. Ela não tira os pés da realidade, mas também evita aqueles pensamentos negativos, que sugerem que tudo vai dar errado. Assim, esse indivíduo se comporta com mais otimismo, pois de fato acredita que as suas competências são suficientes para alcançar as suas metas.
Na vida profissional, esse otimismo se vê nos processos seletivos, nas entrevistas de emprego e nos próprios projetos de trabalho. Otimista, essa pessoa não tem medo de propor ideias e de abraçar determinadas atividades com entusiasmo. Por isso, esse profissional é motivado e seguro de si, o que o leva a uma posição de destaque.
2. Capacidade de assumir projetos de maior responsabilidade
Uma pessoa autoconfiante tem mais probabilidade de dizer “sim” às propostas mais ousadas que receber, como promoções de cargos, chefia de determinados projetos ou responsabilidade por clientes maiores. Assim, essa característica leva o profissional a crescer na sua carreira.
Em contrapartida, quem não confia nas próprias capacidades tem mais chances de recusar essas propostas que poderiam fazer a diferença na vida profissional. Por isso, ser autoconfiante é uma maneira de sair da zona de conforto. É claro que dificuldades e inseguranças batem em qualquer cenário novo, mas quem confia nas próprias capacidades sente que consegue superar essas adversidades.
3. Decisões mais eficazes
A vida profissional de qualquer pessoa depende da capacidade do indivíduo de fazer escolhas. Trabalhar nesta ou naquela empresa? Continuar no cargo atual ou aceitar a proposta de mudança? Seguir esta ou aquela estratégia? Focar neste ou no outro projeto? A todo instante precisamos fazer esse tipo de escolha.
Uma pessoa autoconfiante acredita que tomará as decisões mais eficazes, o que tende a se concretizar. Essas pessoas sentem medo, é claro, mas não é aquele medo que as paralisa e as impede de escolher. Ao contrário, esses indivíduos, justamente por confiarem no próprio julgamento, ouvem a razão e a emoção ao tomar as suas decisões.
4. Segurança ao agir
Em uma consequência natural do item anterior, as pessoas autoconfiantes demonstram mais segurança nas suas atitudes de trabalho no dia a dia. Assim, elas conversam com os chefes sem medo, lidam com as objeções dos clientes, apresentam as suas ideias com segurança e trabalham com mais autonomia, sem depender da opinião e da autorização alheia a todo instante.
Isso não quer dizer que esses indivíduos desrespeitam as lideranças. Ao contrário, respeitam e seguem as suas diretrizes, mas apenas não dependem tanto das orientações dos chefes para agir. Também não são indivíduos inconsequentes: são pessoas que pensam, refletem, tomam decisões e confiam nas decisões que tomam.
5. Estabilidade emocional
As pessoas que não confiam em si mesmas ou que não conhecem profundamente as suas próprias características tendem a se sentir menos seguras. Por isso, são mais propensas ao medo, à ansiedade, ao desejo da aprovação alheia, ao nervosismo diante de dificuldades, ao estresse e à irritabilidade.
É claro que mesmo as pessoas mais autoconfiantes também passam por essas emoções negativas de vez em quando, afinal de contas, elas fazem parte da vida. No entanto, confiar em si mesmo, sobretudo no trabalho, permite que as pessoas amenizem esses medos e consigam trabalhar com mais leveza, alegria e tranquilidade.
6. Determinação e concentração
A determinação é a capacidade de definir objetivos e de seguir em frente até conquistá-los, mesmo quando bater o medo e a vontade de desistir. Em indivíduos que confiam em si mesmos, é mais fácil ser determinado, pois sempre há a crença de que as suas qualidades serão suficientes para alcançar essas metas.
Isso se reflete também em mais concentração, ou seja, em focar em uma atividade sem distrair-se com outras questões. Quem tem essa confiança mergulha na tarefa em questão e não para até solucioná-la de forma eficaz. É uma determinação que vem acompanhada pela garra e pela coragem.
7. Competência para conduzir negociações
Se você acha que só quem lida diretamente com o cliente precisa ser bom em negociações, é bom rever os seus conceitos. Você faz acordos com sócios e investidores? Lida com fornecedores na sua empresa? Pede aumentos salariais? Se candidata a diferentes vagas de emprego? Negocia atividades com os colegas? Pede mais prazo ao seu chefe? Então você é um negociador a todo instante.
Negociar nada mais é do que defender os seus interesses diante de quem tem interesses contrários, de modo a chegar a um lugar confortável a todos. Quem confia mais em si mesmo naturalmente também sabe se defender melhor, o que torna esse processo de negociações muito mais eficaz.
8. Autoestima para definir os rumos da carreira
Por fim, a autoconfiança também é uma demonstração de autoestima. Isso é extremamente útil para quem quer decidir os rumos da vida profissional: escolher um curso de graduação, definir uma carreira, dizer “sim” ou “não” a uma proposta recebida, e por aí vai.
Quem confia em si mesmo sabe identificar com mais clareza os caminhos que o levarão a futuros profissionais mais felizes. Isso muitas vezes envolve decepcionar as expectativas alheias e até mesmo sair de empregos que já não estavam sendo satisfatórios. Por isso, o autoconfiante tem também autoestima para escolher o que é melhor para si, relativizando as opiniões dos outros.
A autoconfiança, como você pode perceber, é determinante nos rumos da vida profissional de qualquer pessoa. Isso não quer dizer que essas pessoas não erram ou não têm medo. A questão é que elas lidam melhor com esses momentos difíceis, pois confiam nas suas próprias competências para vencer cada obstáculo.
E você, ser de luz, é autoconfiante no trabalho? De que maneiras isso beneficia a sua vida profissional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!