Ser líder é um desafio. Por mais que esse posto nas empresas seja frequentemente associado ao glamour, ao destaque profissional, à inteligência e ao poder, o fato é que, no dia a dia, as coisas não são assim tão magníficas. Um líder tem muitas funções a desempenhar e muitos problemas a resolver.

Liderar não consiste apenas em ser muito bom em algo, mas também em ser muito bom em relacionamento humano, e é aí que se encontra o grande desafio desse tipo de cargo. Aliás, seria melhor colocar a palavra no plural: desafios. Eles são muitos e aparecem diariamente nas vidas dos líderes. Neste artigo, você vai conferir os mais desafiadores desses obstáculos. Confira!

1. Contratar pessoas

O desafio já começa na hora de montar uma equipe de trabalho. A fase de contratação precisa ser criteriosa, por meio de análises de currículo, entrevistas individuais, testes e dinâmicas diversas. Nesses momentos, é fundamental avaliar os conhecimentos das pessoas, bem como a sua personalidade e compatibilidade com a cultura da empresa. Qualquer contratação inadequada pode gerar perda de tempo, de dinheiro e de energia — recursos que ninguém pode esbanjar, não é mesmo?

2. Gerir conflitos

Quando um grupo de pessoas se junta para alcançar um objetivo, nem sempre todos concordam com as ideias expostas. Pontos de vista diferentes podem ser expostos, nem sempre da maneira mais adequada. Em uma equipe, divergências, vaidades e fofocas podem surgir, e é fundamental que o líder acabe com todos esses causadores de problemas. O diálogo e a definição clara de regras internas são as melhores maneiras de fazer isso, desde que o líder seja firme nas suas decisões.

3. Distribuir tarefas

A delegação de tarefas consiste na distribuição das atividades que precisam ser feitas. Isso exige do líder uma capacidade de equilibrar as demandas, de modo que nenhum colaborador fique ocioso e que nenhum fique sobrecarregado. Além disso, a distribuição dessas atividades deve respeitar as habilidades e cargos de cada um, de modo que cada tarefa seja atribuída ao indivíduo da equipe mais capacitado para realizá-la. Isso garante o equilíbrio e a competência no alcance das metas do time.

4. Orientar quem estiver em trabalho remoto

Nos últimos tempos, temos visto um grande aumento na quantidade de empresas que aderem ao chamado trabalho remoto, em que o colaborador trabalha da sua própria casa, ao menos em alguns dias da semana. Nesse sentido, o desafio do líder é acompanhar o trabalho de todos e prestar auxílio nos diferentes meios de comunicação utilizados. Cabe ao líder também dar feedbacks e se certificar de cada um esteja cumprindo adequadamente as suas respectivas funções.

5. Motivar os colaboradores

Outra função muito importante de qualquer líder é motivar quem faz parte da sua equipe. É claro que isso depende de salários e da infraestrutura da empresa, mas também da maneira como o líder se comunica. Ele acompanha os trabalhos desenvolvidos? Reconhece os bons desempenhos? Sabe corrigir os erros sem humilhar? Manifesta confiança nas capacidades de cada um? Demonstra empolgação com os próprios projetos da equipe? Tudo isso conta muito!

6. Administrar as oscilações de demanda

Especialmente em momentos de crises socioeconômicas, é natural que as demandas de trabalho oscilem. Há momentos em que elas são excessivas, mas há outros em que há pouco a se fazer. Nesses casos, cabe ao líder reunir-se com a equipe para identificar novas maneiras de obter clientes e, consequentemente, de ter trabalho pela frente. Escolas, por exemplo, passaram a oferecer aulas a distância. A criatividade, portanto, também é algo a ser estimulado pelas lideranças para resolver crises.

7. Comunicar-se com clareza

Absolutamente todas as atividades de um líder dependem de comunicação: definir objetivos, tomar decisões, ouvir sugestões, delegar tarefas, explicar atividades, corrigir erros, prestar auxílio, avaliar desempenhos, dar feedbacks, fazer elogios, e por aí vai. Nesse sentido, o líder precisa comunicar-se com clareza, firmeza e objetividade, mas sem esbarrar em uma postura autoritária. Ele deve ser uma autoridade, mas, ao mesmo tempo, agir com carisma, simpatia e confiança junto aos seus liderados.

8. Superar dificuldades financeiras

Não há empresa no mundo que não tenha passado por crises financeiras, ao menos no início da sua trajetória. Há momentos em que simplesmente não temos muitos recursos com os quais agir, ou ainda em que temos dívidas a pagar. Mais uma vez, a coletividade conta nessas horas. Assim, o líder deve ouvir as sugestões dadas pelos seus liderados, procurando reinventar as atividades de uma maneira mais econômica. Fazer mais com menos se tornou, hoje em dia, mais regra do que exceção.

9. Promover o bem-estar da equipe

Qualidade de vida no trabalho não é um mito, mas algo que pode e deve ser almejado. Isso depende de cada colaborador, de modo que todos se relacionem com harmonia. Contudo, cabe também ao líder oferecer apoio, gerenciar conflitos, aconselhar, prover as ferramentas necessárias ao trabalho, evitar a sobrecarga de demandas, garantir a motivação, desenvolver ações de endomarketing e promover momentos de lazer e relaxamento (meditação, ginástica laboral, confraternizações, espaço de descompressão etc.).

10. Cuidar do próprio bem-estar

Por fim, é fato que o próprio líder deve cuidar do seu bem-estar. Ele deve também ter os seus momentos de descanso e de lazer, de modo a manter a saúde física e mental para lidar com a equipe no dia a dia. Nesse sentido, é importante praticar atividades físicas, dormir bem, não levar trabalho para casa, hidratar-se e alimentar-se adequadamente, além de incluir na rotina atividades de lazer e relaxamento. Isso garante a inteligência emocional necessária para ocupar esse importante cargo.

Liderar, como você pode notar, não é uma tarefa fácil. Por mais que muitas pessoas almejem cargos do tipo, é fundamental que elas estejam também conscientes dos desafios que essa posição carrega. Os 10 acima são apenas alguns, mas quem é líder de verdade certamente consegue apontar muitos outros!

E você, ser de luz, tem vontade de ser líder? O que você considera ou imagina que seja mais difícil nessa função? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!