Planejar estrategicamente as ações de uma empresa é fundamental, não apenas para o seu crescimento, mas, na verdade, para a sua própria sobrevivência. As ações de marketing, de finanças, de recursos humanos, de produção e de vendas precisam ser documentadas, tendo os seus resultados adequadamente monitorados para que decisões eficazes sejam tomadas.

Todavia, deixar o planejamento engavetado, sem analisar se ele ainda faz sentido e sem atualizá-lo conforme for necessário, é tão inútil quanto não tê-lo. Infelizmente, muitas empresas ainda ignoram a importância dessa ação. Neste artigo, você vai compreender por que é fundamental revisar periodicamente o planejamento estratégico de toda e qualquer empresa e como fazê-lo. Boa leitura!

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo por meio do qual as empresas:

  • Avaliam o seu cenário interno (fatores que dependem dela);
  • Avaliam o seu cenário externo (fatores que não dependem dela);
  • Monitoram os dados relevantes às suas atividades;
  • Planejam a realização das ações futuras (respondendo às 7 perguntas básicas: O que? Quem? Onde? Quando? Por quê? Como? Quanto custa?);
  • Monitoram os resultados obtidos após a implementação dessas ações, identificando se é válido mantê-las ou se é necessário realizar ajustes.

Perceba que é nessa última fase que as empresas mais pecam. Elas nem sempre questionam se o planejamento realizado tem ou não possibilitado o alcance dos resultados esperados. Sem esse monitoramento, fica difícil compreender se é necessário modificar ou manter as estratégias, o que prejudica o desempenho da empresa.

Por que revisar e atualizar o planejamento estratégico?

Na atualidade, é fato que as circunstâncias mudam com uma velocidade frequente e que não para de aumentar. Antigamente, as tecnologias, as maneiras de fazer as coisas e o próprio comportamento do consumidor eram mais ou menos previsíveis, mantendo-se os mesmos por algum tempo. Todavia, o correr da vida moderna, somado aos avanços científicos e tecnológicos, acelera as mudanças.

Dessa forma, as soluções que as empresas adotavam e que eram consideradas eficazes há dois anos podem já não ser mais agora. Por isso, é essencial revisar o planejamento estratégico de tempos em tempos. Atualmente, o prazo de dois anos já é considerado longo prazo nas organizações. Portanto, o ideal é que essa revisão ocorra semestralmente ou anualmente, a fim de eliminar os erros identificados, antes que cresçam.

Além disso, essas atualizações favorecem a mensuração dos progressos obtidos e reforçam os valores e os objetivos organizacionais a todos os envolvidos.

O que fazer semestralmente?

A cada seis meses, a empresa precisa verificar o que foi previsto e o que foi realizado em todas as áreas. Nesse período, quem deve ser priorizada é a área financeira, monitorando os orçamentos executados pela organização.

Se alguma outra área passou por mudanças consideráveis recentemente, também vale a pena incluí-la na revisão semestral de planejamento. Assim, se o marketing, por exemplo, sofreu uma reformulação considerável no último ano, revise o planejamento da área a cada 3 ou 6 meses para verificar a eficácia das modificações executadas. As revisões são apenas ajustes e aperfeiçoamentos, não demandando a completa formulação de um novo planejamento, exceto em casos radicais.

O que fazer anualmente?

A revisão anual, sim, é obrigatória para a empresa como um todo e para cada departamento que a compõe. Nesse processo, devem ser feitos os seguintes questionamentos:

  • As metas do plano anterior foram alcançadas? Sim? Não? Por quê?
  • Há modificações em andamento na organização que não foram previstas no planejamento anterior?
  • Há alterações nas leis, nas técnicas, na concorrência ou no próprio comportamento do consumidor que anulam o efeito de alguma parte do planejamento anterior?
  • O orçamento desse plano continua compatível com as expectativas?
  • As estratégias determinadas foram colocadas em prática? Elas estão surtindo os efeitos esperados?
  • Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do ano, o que precisa ser ajustado no planejamento? O ajuste deve ser feito imediatamente, na revisão semestral ou na revisão anual?

Considere os tópicos acima para revisar o seu plano estratégico uma vez por ano.

Quais itens considerar na revisão?

Agora você já conhece o significado e a importância de revisar o planejamento estratégico das empresas. Ao executar uma revisão de planejamento, contudo, muitas pessoas se perguntam quais são os itens que devem ser avaliados regularmente. Confira os principais deles na sequência.

1. Cumprimento de metas

O primeiro aspecto que precisa ser considerado é o cumprimento de metas. Sendo assim, verifique se as metas estabelecidas no planejamento anterior foram ou não alcançadas nos prazos que haviam sido previstos, ou ao menos se estão chegando perto do alcance.

Analisar esse aspecto é essencial para reajustar as metas, de modo que os colaboradores estejam sempre informados dos resultados a serem alcançados. É importante manter os objetivos estimulantes, mas sem que deixem de ser realistas. Estender prazos, reduzir metas ou até mesmo torná-las mais ousadas são ações possíveis.

2. Modificações nos cenários interno e externo

Mudanças internas podem impactar o planejamento estratégico. Alterações na diretoria ou na gestão, necessidade de desligamentos ou de novas contratações, terceirização de determinados setores, criação ou supressão de determinadas áreas e modificações na identidade ou na cultura da empresa (missão, visão, valores e normas internas) devem ser consideradas.

Quanto ao cenário externo, é essencial monitorar todas as mudanças políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais, legais e tecnológicas que podem interferir ou que já estejam interferindo no desempenho da empresa, demandando a revisão do planejamento. Por isso é tão importante realizar a análise SWOT e a análise PESTEL periodicamente.

3. Pontos de melhoria

Por fim, é primordial analisar os dados da própria organização. Ela está alcançando os resultados esperados? Sim? Não? Por quê? O que pode melhorar? As metas? Os processos? As ferramentas? As regras internas? Avaliar todos esses aspectos é primordial para detectar precocemente os erros que estiverem sendo cometidos.

Isso é válido não apenas para corrigi-los, mas também para promover mudanças que definitivamente impeçam a sua recorrência. Nesse sentido, o acompanhamento dos indicadores de desempenho se faz necessário, a fim de encarar os problemas da organização e também de reconhecer as oportunidades de desenvolvimento, que podem se tornar grandes diferenciais competitivos.

O planejamento estratégico das organizações, portanto, é uma ferramenta essencial para garantir que ela deixe o estado atual e alcance o estado desejado, de modo organizado e em um prazo de tempo aproximadamente definido. Entretanto, é fundamental compreender que as mudanças internas e externas demandam que, de tempos em tempos, revisões e alterações sejam executadas, promovendo a flexibilidade e a velocidade de resposta da empresa frente aos novos desafios.

E você, ser de luz, com que frequência revisa o planejamento estratégico da sua empresa ou da sua vida pessoal? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!