Hoje em dia, contar com uma equipe focada em resultados é essencial nas empresas. Os resultados são exatamente o que os gestores esperam da atuação de cada colaborador. Por esse motivo, é fundamental que a montagem das equipes e a condução diária das atividades tenha sempre esse objetivo.
Infelizmente, ainda há equipes que se preocupam com processos e padrões, mas que não acompanham os resultados obtidos, perdendo muita eficácia. Para evitar que isso aconteça na sua empresa, separamos 8 dicas, com o objetivo de formar times de trabalho focados nas metas a serem alcançadas. Continue a leitura e saiba mais!
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1. Procure pessoas com esse perfil
Em primeiro lugar, cabe a você, como gestor, deixar claro que o acompanhamento de metas e o foco em resultados são uma prioridade. Isso deve ser comunicado já nos próprios processos de recrutamento e seleção. Por isso, em cada etapa desse processo, avalie o quanto os candidatos demonstram foco em resultados.
Na contratação, priorize aqueles que têm esse diferencial. Na dúvida, consulte o departamento de recursos humanos para ajudá-lo a identificar os melhores candidatos nesse sentido. Dessa forma, as chances de você formar uma equipe verdadeiramente baseada em metas e acompanhamento de resultados serão grandes.
2. Defina metas com clareza e objetividade
Se a equipe deve ter as suas ações baseadas em metas, é primordial que elas sejam definidas e comunicadas com clareza. Como sempre reforçamos aqui no blog, é essencial que as metas obedeçam ao modelo SMART, uma sigla em inglês que define as 5 características básicas de todo bom objetivo:
- Specific: específico, definindo o que será feito, como, onde, quando, por que etc.;
- Measurable: mensurável, ou seja, cujo progresso possa ser acompanhado por métricas;
- Achievable: alcançável, isto é, estimulante, mas sem perder o senso de realidade;
- Relevant: relevante, que faça sentido ao contexto da equipe e que desperte motivação;
- Time-based: com um prazo definido.
3. Utilize indicadores de desempenho
Como você pode perceber no segundo tópico do item acima, é essencial que o progresso da equipe seja mensurado, ou seja, acompanhado por indicadores de desempenho. São métricas que revelam se as ações implementadas estão ou não aproximando a equipe das metas que foram definidas.
Por exemplo, se o departamento de marketing definiu como meta aumentar as vendas de um produto X em 40% no estado de São Paulo, mas as estratégias adotadas só produziram um aumento de 15%, é sinal de que as ações precisam ser revistas — daí a importância de contar com dados estatísticos para embasar as tomadas de decisão.
4. Seja transparente nesse monitoramento de desempenho
Ao acompanhar o desempenho da sua equipe, certifique-se de que os resultados obtidos sejam de conhecimento de todos. É fundamental que ninguém esteja “no escuro” na hora de saber se a equipe está indo bem ou se precisa adotar novas estratégias para vencer.
Se você, enquanto gestor, não comunicar esses dados, a sua equipe permanecerá agindo sempre da mesma maneira. Além do mais, é sabido que equipes que não têm acesso às informações com transparência perdem motivação, pois um clima de desconfiança pode aparecer na organização. Assim, os colaboradores deixam de compreender se e como as suas funções estão sendo úteis.
5. Comunique-se com clareza
O trabalho de um gestor junto de uma equipe focada em resultados é essencialmente baseado na sua capacidade de comunicar-se com clareza. Portanto, seja falando, seja escrevendo, certifique-se de que as suas mensagens sejam claras, sem que deem margem a interpretações errôneas.
Isso deve ser feito em todas as situações de comunicação: contratar pessoas, definir metas, delegar tarefas, explicar procedimentos, estabelecer normas internas, compartilhar conhecimentos, prestar auxílio, tirar dúvidas, corrigir erros, avaliar o desempenho, dar feedbacks, comunicar resultados, resolver conflitos, e por aí vai.
6. Adote ações de endomarketing
O endomarketing, também conhecido como marketing interno, consiste em uma série de ações que têm o objetivo de tornar a empresa atrativa para os seus próprios colaboradores. Assim, fica mais fácil despertar o bem-estar, a alegria e a motivação dos funcionários por fazerem parte daquela organização, o que impacta positivamente a sua produtividade.
Entre as principais ações de endomarketing, podemos citar: treinamento e capacitação contínuos, momentos de lazer e recreação, atividades de relaxamento (como a ginástica laboral e a meditação), eventos de confraternização e integração, salários e benefícios atrativos, programas de incentivo e bônus por desempenho (que não necessariamente são financeiros, mas também podem ser um ingresso para uma peça de teatro, descontos em lojas, viagens etc.).
7. Faça bom uso da tecnologia
A tecnologia pode ser uma ótima aliada para que as equipes sejam capazes de gerenciar as suas atividades, acompanhar o progresso de cada uma delas e monitorar os resultados obtidos. Por isso, as empresas mais bem-sucedidas, independentemente do porte ou do ramo de atuação, investem em softwares de gerenciamento de projetos e em tecnologias de monitoramento de métricas em tempo real.
Isso aumenta a produtividade de todos, pois permite que o desempenho de cada colaborador e do time como um todo sejam acompanhados. Qualquer falha ou performance fraca pode ser corrigida rapidamente, evitando que crises graves se instalem. Diante disso, a empresa ganha força e competitividade sobre os seus concorrentes.
8. Faça avaliações de desempenho e feedbacks regularmente
Com base nas tecnologias e nos dados obtidos por meio dos métodos cima, cabe ao gestor avaliar o desempenho de cada colaborador e dar o feedback, ou seja, comunicar os resultados obtidos, o que deve ser feito tanto coletivamente (resultados da equipe) quanto individualmente (análise do desempenho de cada indivíduo).
Nesse sentido, comunique os resultados positivos e reconheça o colaborador/equipe pelos seus méritos. Da mesma maneira, aponte o que poderia ter sido melhor, mas sempre com respeito e de forma construtiva. Dê sugestões de como aquele profissional/equipe pode corrigir as falhas e alcançar um desempenho melhor.
Os 8 elementos acima são fundamentais para montar uma equipe focada em resultados. Para isso, é essencial que haja um trabalho de parceria entre você, o gestor, e cada um dos colaboradores. Por isso, a comunicação interna deve ser muito bem desenvolvida nesse contexto. Coloque as dicas acima em prática e perceba o quanto os seus resultados vão melhorar!
E você, ser de luz, já conduziu ou fez parte de uma equipe focada em resultados? Como foi ou tem sido a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!