Podemos dizer várias coisas sobre a vida, mas parece unanimidade afirmar que ela definitivamente não é fácil. Muitos fatores não estão sob o nosso controle, de modo que as adversidades aparecem com alguma frequência. É assim para todo mundo, sem exceção. Mesmo que a grama do vizinho pareça mais verde, não se iluda: ele também tem os seus dias difíceis.

Por mais difícil que a nossa existência seja, contudo, há meios de torná-la mais leve. Os problemas vão aparecer e nós teremos que lidar com eles. Entretanto, não podemos nos esquecer de viver os bons momentos e de que dar sentido e prazer aos nossos dias também depende de nós. Por isso, separamos 10 dicas de como levar uma vida mais leve. Confira!

1. Tenha um tempo apenas para si

Na correria do dia a dia, as pessoas estão sempre cuidando da casa, do trabalho, dos pais, dos filhos etc. Mas quando sobra tempo para elas mesmas? É importante que cada indivíduo tenha alguma horinha do dia para cuidar apenas de si: meditar, fazer um exercício físico, orar, tomar um banho relaxante, enfim, fazer algo apenas por si, a fim de encontrar mais satisfação e tranquilidade. Isso não é egoísmo, mas amor-próprio, afinal de contas, se você não for a sua prioridade, será a prioridade de quem?

2. Amplie o seu contato com a natureza

Quando foi a última vez que você tomou sol? Mergulhou no mar? Foi a uma cachoeira? Pisou a grama? Passeou no parque? Viu animais exóticos? Há pesquisas que apontam cientificamente a relação entre o contato com a natureza e a saúde mental. Segundo esses estudos, atividades próximas da natureza podem gerar mais relaxamento, criatividade, bom humor e alívio do estresse. Assim, verifique se é possível incluir na sua semana algum passeio para um lugar com belezas naturais!

3. Não leve tudo a ferro e fogo

A vida nos cobra seriedade e maturidade em diversos momentos, mas nós também não precisamos ficar rígidos, deixando morrer a nossa criança interior. É bacana planejar o que for possível, mas também é importante manter a flexibilidade e abraçar as circunstâncias que aparecem. Muitos aspectos da vida se resolvem sozinhos, sem que você tenha que se preocupar tanto. Tenha momentos de lazer, de diversão, de rir de coisas bobas, enfim, de aliviar a carga pesada do dia a dia. Seja espontâneo!

4. Não enxergue tudo como um problema

Existem pessoas que lamentam a chuva que alaga, lamentam o sol que queima, lamentam a nuvem que escurece, enfim, enxergam problemas em todas as circunstâncias. Não haja dessa forma. Entenda que a vida é feita de momentos bons e ruins, mas que é possível sentir prazer ao longo deles, desde que saibamos lançar um olhar mais otimista sobre os acontecimentos. Quando chove, há quem chore por não poder sair, mas há quem aproveite para assistir ao filme favorito. Faça a sua escolha!

5. Seja grato com mais frequência

Quando agradecemos a Deus ou à vida por tudo aquilo que temos, automaticamente reforçamos na nossa mente o quanto somos abençoados. Quem não agradece diariamente, porém, tende a focar os pensamentos exclusivamente naquilo que falta, voltando ao pessimismo que citamos no item anterior.

Sendo assim, agradeça pela sua saúde, pela sua família, pelos seus amigos, pelo alimento, pela moradia, pelo emprego etc. Aos poucos, você perceberá que muita gente gostaria de estar no seu lugar!

6. Veja o copo meio cheio

Cada situação pode ser analisada de diferentes maneiras, sendo que algumas são mais positivas, e outras menos. Até um erro pode ser visto como chance de aprendizado.

É claro que você não deve mergulhar em uma positividade tóxica, obrigando-se a ser feliz o tempo inteiro, o que não é natural e nem saudável. No entanto, talvez seja a hora de acender a luz de alerta se a maior parte dos seus pensamentos for negativa. Acolha os seus sentimentos e permita-se viver os dias ruins. Contudo, procure ajuda se esses dias forem maioria.

7. Pratique o desapego

O que fazemos com as oportunidades perdidas? Com os namoros que acabaram? Com os empregos que ficaram para trás? Com as coisas que não estão sob o nosso controle? Praticamos o desapego! Não adianta sofrer pelo passado que não pode ser mudado ou pelo futuro que ainda nem chegou. A única coisa com que efetivamente precisamos nos preocupar é o presente, pois ele é o único tempo que de fato depende de nós. Abra espaço para o novo na sua vida. Menos é mais!

8. Conviva mais com as pessoas de quem você gosta

As pessoas carregam determinadas energias. Por isso, verifique quais são as companhias que despertam o seu melhor. Podem ser amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos, e por aí vai. Amplie a sua convivência com as pessoas que fazem o tempo passar depressa, que despertam o riso, que fazem os dias transcorrerem com mais leveza. Da mesma forma, na medida do possível, limite a sua convivência com aqueles indivíduos que fazem com que você se sinta mal.

9. Tenha a bondade no seu DNA

Da mesma forma que você não gosta que alguém prejudique a sua vida e o alcance das suas metas, não aja assim em relação ao outro. Ninguém conseguirá conduzir a vida com leveza se não souber tratar o outro com educação, respeito, gentileza e bondade. Faça o bem sem olhar a quem. Trate os outros da mesma maneira como você gostaria de ser tratado. Isso dará início a um ciclo de positividade, lembrando que as energias que emitimos sempre dão um jeito de retornar para nós.

10. Faça mais o que lhe dá prazer

Por fim, lembre-se de incluir na sua rotina as atividades que lhe despertam prazer e bem-estar. Pode ser um bate-papo com uma pessoa agradável, uma brincadeira com o animal de estimação, um filme em família, um esporte, um hobby, enfim, o que deixa os seus dias mais coloridos. Viver pode ser muito mais do que cumprir obrigações. Faça também aquilo que lhe desperta boas sensações!

As 10 recomendações acima certamente farão com que você encontre mais leveza no seu dia a dia. A vida não é um mar de rosas, mas também não precisa ser um mar escuro e tempestuoso. Tudo é uma questão de equilíbrio, fazendo o possível para ser feliz!

E você, ser de luz, tem mais alguma dica para ajudar as pessoas a tornarem os seus dias mais leves? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!