Motivar e engajar os colaboradores são processos que constituem não apenas funções típicas do departamento de recursos humanos das empresas, como também importantes diferenciais das organizações de sucesso. Mais do que promover o bem-estar, esses fatores podem até mesmo elevar a produtividade das equipes.
Mas o que exatamente é a motivação no trabalho? O que a diferencia do engajamento? Como esses fatores se complementam? Como podem ser desenvolvidos nas organizações? Quais benefícios promovem? Você vai conferir as respostas para todas essas perguntas no artigo a seguir. Continue a leitura e saiba mais!
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Motivação e engajamento no trabalho: o que são?
A motivação é um termo que deriva de “motivo”, isto é, de encontrar um porquê para fazer uma determinada atividade. No trabalho, motivar os colaboradores significa dar a eles um motivo para trabalhar. É claro que o motivo mais óbvio para que isso ocorra é a obtenção do salário ao fim, do mês, de modo a garantir o sustento do trabalhador.
No entanto, o dinheiro por si só não garante a motivação do colaborador. As empresas devem valorizá-lo também por meio do reconhecimento contínuo do seu trabalho, do seu conhecimento e das suas habilidades. Além disso, elas devem mostrar a cada profissional a diferença que eles fazem naquele ambiente. Isso é o que de fato desperta a motivação para trabalhar, além de, é claro, um clima organizacional positivo e uma infraestrutura adequada ao exercício de cada profissão.
Quanto ao engajamento, ele consiste no ato de dedicar-se com afinco, abraçando as causas defendidas pela empresa e sentindo-se parte dela. Dessa forma, um funcionário engajado é aquele cuja motivação se expressa em atitudes proativas, como: sugerir ideias, propor soluções, implementar projetos, enfim, demonstrar-se interessado no desenvolvimento da organização, e não apenas fazer as coisas por obrigação.
Como aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores?
Há diversos mecanismos pelos quais uma empresa pode elevar a motivação e o engajamento de cada um dos seus funcionários. Confira os principais na lista a seguir!
- Oferecer aos colaboradores um ambiente seguro e organizado, em condições adequadas ao exercício das suas respectivas atividades, o que inclui: equipamentos, móveis, iluminação, limpeza, ferramentas, materiais computadores, programas etc.;
- Assegurar o pagamento de salários compatíveis com os cargos e tempo de experiência, bem como o respeito às leis trabalhistas e o oferecimento de benefícios atrativos;
- Promover avaliações de desempenho periódicas com justiça, acompanhadas de feedbacks individuais éticos e respeitosos, em prol da evolução contínua do colaborador;
- Promover cursos e treinamentos de capacitação profissional, investindo no futuro do colaborador;
- Desenvolver planos de carreira para os colaboradores, motivando-os a permanecer na instituição;
- Adotar modelos de gestão democrática, em que o colaborador é visto como um ser pensante que pode contribuir com as suas ideias, e não como um funcionário que só deve cumprir ordens;
- Corrigir os erros com respeito, bem como reconhecer os bons desempenhos dos profissionais;
- Não esconder informações, promovendo uma comunicação interna clara e transparente;
- Permitir que o colaborador também seja ouvido pelos seus líderes, tendo a quem recorrer ao tirar dúvidas, pedir ajuda, propor ideias, fazer reclamações etc.;
- Divulgar e colocar em prática a missão, a visão e os valores institucionais;
- Desenvolver estratégias de endomarketing, como premiações e bônus por bons desempenhos aos colaboradores que mais se destacarem;
- Desenvolver ações de qualidade de vida no trabalho, como: ginástica laboral, confraternizações aos aniversariantes, cafés da manhã na empresa, sessões de meditação, psicologia no trabalho, espaços de recreação e descompressão, passeios etc.;
- Investir na formação de líderes justos, democráticos e humanizados;
- Definir e respeitar as escalas e as jornadas de trabalho;
- Estabelecer normas internas, identificar e punir adequadamente qualquer postura abusiva: preconceito, discriminação, violência verbal, violência física etc.
Quais são os benefícios desse processo?
Como você já deve ter percebido, a motivação e o engajamento dos colaboradores são elementos multifatoriais, pois dependem de uma série de ações colocadas em prática no dia a dia. Se você acha que isso dá trabalho, saiba que é bem menos trabalhoso do que ter que lidar com funcionários desmotivados e pouco produtivos. Confira, na sequência, as principais vantagens da motivação e do engajamento dentro das organizações.
1. Clima organizacional positivo
Quando as ações acima são colocadas em prática, e os colaboradores demonstram motivação e engajamento, o clima da organização como um todo fica mais positivo. As pessoas trabalham com mais leveza e alegria, relacionando-se bem umas com as outras. A tendência é de que haja menos estresse, pois a organização foca nas soluções, e não nos problemas. Além disso, os conflitos são mais facilmente prevenidos ou mais rapidamente resolvidos, evitando um clima pesado na empresa.
2. Aumento na satisfação e melhores relacionamentos
A insatisfação frequentemente é causa de conflitos. Assim, colaboradores engajados e motivados tendem a discutir menos. Ciúme, fofoca, injustiça, brigas de egos, vaidades, egoísmo e falta de colaboração tendem a diminuir muito nos ambientes em que um clima positivo se instala. Além do mais, a própria relação entre líderes e liderados, por ser mais transparente, torna-se mais amistosa, sem ser aquela velha rivalidade de cobranças, medo, punições e a filosofia do “eu mando, e você obedece”.
3. Elevação da produtividade
Se um colaborador se sente bem onde está, é reconhecido pelo seu desempenho, tem toda a estrutura necessária para trabalhar, tem o suporte de líderes e colegas, relaciona-se bem com todos e enxerga propósito e possibilidades de crescimento, é fato que ele vai trabalhar mais e melhor. Essa energia positiva que toma conta do seu ser se transforma em vontade de trabalhar, não apenas para receber o salário ao fim do mês, mas por sentir prazer e querer dar o melhor de si naquele contexto.
4. Redução da rotatividade profissional
Se um funcionário está satisfeito no seu emprego e enxerga, na empresa em que está, um plano de carreira, dificilmente vai sair por aí procurando outras oportunidades. Com isso, a organização reduz a rotatividade profissional e fideliza as pessoas do seu quadro.
Aliás, a própria imagem da instituição como empregadora, o famoso employer branding, fica valorizada no mercado, de modo que cada vez mais profissionais capacitados vão querer trabalhar naquele lugar. Consequentemente, a empresa como um todo obterá resultados cada vez melhores nas suas atividades.
Motivar e engajar os colaboradores são processos fundamentais por duas grandes razões, resumidamente: levar mais qualidade de vida aos profissionais e, consequentemente, obter ganhos em produtividade e em desempenho nas equipes e na empresa em geral. Por isso, coloque as ações acima em prática e desfrute dos benefícios que esses dois fatores podem oferecer à vida corporativa!
E você, ser de luz, como avalia a motivação e o engajamento dos colaboradores no seu local de trabalho? O que poderia ser melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!