Você já ouviu falar em gestão à vista? Basicamente, trata-se de um modelo de gestão adotado em algumas empresas que possibilita que as equipes e os colaboradores acompanhem os seus resultados em tempo real. Isso é importante para que possam aperfeiçoar continuamente o seu desempenho profissional.

Esse modelo de gestão favorece o desenvolvimento individual e das equipes das empresas, permitindo que resultados extraordinários possam ser alcançados. Ficou curioso para conhecer como isso funciona e quais são os benefícios desse sistema? Então, é só continuar a leitura deste artigo!

Gestão à vista: o que é?

A gestão à vista, conforme citamos acima, é um modelo de gestão de empresas que oferece aos seus colaboradores, às suas equipes e à organização como um todo a capacidade de monitorar os resultados das suas atividades (desempenho) em tempo real, como os pontos de audiência de um programa de televisão, por exemplo.

Isso é permitido graças às modernas tecnologias da informação e da comunicação. É possível, por exemplo, saber quanto cada vendedor trouxe de dinheiro para a empresa por dia, ou quantas pessoas acessaram o site da empresa em busca de determinados produtos por hora.

Hoje em dia, existem softwares informatizados que acompanham em tempo real todas essas métricas. Isso se vê em basicamente qualquer departamento: produção, marketing, vendas, finanças, recursos humanos etc. Alguns desses programas oferecem até mesmo gráficos, a fim de identificar se e como a empresa está atingindo as metas de cada um dos seus projetos e áreas. São dados que podem ser atualizados em tempo real, favorecendo uma gestão muito mais eficaz e estratégica.

Quais benefícios a gestão à vista pode oferecer?

Confira, na sequência, uma lista com 7 vantagens que esse modelo de gestão pode oferecer às organizações que o adotarem.

1. Tornar a informação mais acessível

Os dados monitorados em tempo real podem ser acompanhados por todos os membros de uma empresa, desde o CEO até os estagiários. Assim, a gestão à vista combate aquela ideia de que alguns dados devem ficar restritos aos altos cargos. Tudo é comunicado com transparência, velocidade e rapidez. Ninguém fica “no escuro” e ninguém pode alegar desconhecimento das informações. Dessa forma, os ruídos nos processos de comunicação, tão problemáticos nas empresas, são evitados.

2. Promover mais engajamento e motivação

Se os funcionários estão cientes de tudo aquilo que está ocorrendo na empresa e conseguem acompanhar o seu desempenho, a tendência é de que eles fiquem cada vez mais motivados e engajados para que esses resultados sejam cada vez melhores. Se as equipes não sabem se estão longe ou perto de alcançar as suas metas, porém, elas tendem a perder o estímulo com o tempo. A gestão à vista evita que isso aconteça, construindo, inclusive, um clima organizacional mais harmônico.

3. Favorecer tomadas de decisão mais estratégicas

Toda decisão tomada com base em dados tende a ser mais frutífera do que aquelas baseadas em “achismos”. Quando se fala em dados atualizados em tempo real, então, aí é que a efetividade dessas decisões aumenta consideravelmente, pois, na gestão à vista, não é preciso chegar ao fim de um processo para saber se ele deu certo ou errado.

A atualização contínua dos dados indica tendências de erro ou de acerto, permitindo que os colaboradores alterem rotas e corrijam falhas imediatamente, o que ameniza os prejuízos. Para isso, contudo, é fundamental definir as metas e as métricas (indicadores) de cada equipe, atualizando e acompanhando os dados com frequência.

4. Administrar melhor as metas

Será que as metas de uma equipe estão adequadas? Excessivamente ousadas? Fáceis demais de serem alcançadas? O monitoramento de resultados em tempo real permite que essas perguntas sejam respondidas rapidamente, possibilitando que ajustes sejam feitos ainda durante a execução das atividades.

Assim, ninguém perde a motivação ou alega que não tem noção de como vai o seu desempenho. Em certas empresas e atividades, é possível até mesmo identificar o desempenho do concorrente e fazer comparações.

5. Aprimorar continuamente a qualidade dos trabalhos

Quando acompanhamos continuamente os resultados do nosso desempenho, identificamos os pontos que precisam de correção e melhorias. Como consequência direta desse aspecto, é natural que o desempenho dos colaboradores e das equipes progrida continuamente. Quem ganha com tudo isso é o próprio cliente, que terá produtos, serviços e atendimentos oferecidos com muito mais qualidade. Na era dos dados em tempo real, nenhuma empresa quer ficar com má reputação, não é mesmo?

6. Desenvolver a cultura da organização

A gestão à vista promove uma verdadeira cultura, pautada no acompanhamento em tempo real de dados, nas decisões baseadas em informações e na comunicação transparente. Assim, ela se perpetua até mesmo nos valores organizacionais, sendo adotada em toda a empresa, e não apenas em algumas equipes. É claro que cada área trabalhará com dados diferentes, mas a cultura em si, de focar em resultados e de monitorar o desempenho, deve ser adotada por todos, em total alinhamento.

7. Identificar ameaças e oportunidades

Se a empresa que acompanha os seus resultados continuamente percebe que, de uma hora para outra, eles começaram a cair, ela sabiamente vai apurar o que está ocorrendo. Da mesma maneira, se os resultados não param de crescer, é sinal de que alguma oportunidade está surgindo no mercado.

Portanto, a gestão à vista é extremamente útil pra prevenir e solucionar problemas, bem como para identificar os cenários que podem beneficiar as organizações — aspectos que seriam perdidos sem acompanhar esses dados frequentemente.

Como você pode notar, a gestão à vista é aquela que permite que todos os membros de uma organização acompanhem em tempo real os resultados e os indicadores de desempenho das ações colocadas em prática. Os 7 benefícios acima traduzem a importância de viver na era da informação e dos dados, mas, acima de tudo, de saber como empregar esses dados de modo estratégico, permitindo que resultados cada vez melhores efetivamente sejam alcançados.

E você, querida pessoa, o que achou da gestão à vista? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!