Gerir uma empresa é um desafio. É preciso responsabilizar-se pelos clientes, pelos produtos, pelos serviços, pela estrutura da empresa, pelo quadro de funcionários, pelos investidores, pelos fornecedores, pelas finanças, pelo marketing, enfim, por uma série de variáveis essenciais ao sucesso da organização.

Organizar todas essas frentes consiste em definir estratégias e delegar responsabilidades a cada departamento. Essa é a essência de uma gestão empresarial eficaz. Neste artigo, você vai compreender em que consiste esse conceito e qual é a sua importância, bem como um passo a passo para conduzi-lo com sucesso. Boa leitura!

Gestão empresarial: o que é?

A gestão empresarial é um conjunto de práticas fundamentadas em planejamento estratégico para administrar as organizações. Para isso, diversas medidas devem ser colocadas em prática: definição de metas realistas, contratação e treinamento de colaboradores, monitoramento constante de indicadores de desempenho, identificação de problemas, sugestões de melhorias nos processos e correção dos erros diagnosticados.

Naturalmente, podemos dizer que a gestão empresarial é um processo contínuo, ou seja, que não tem fim. Ela é aplicada a toda a empresa ou, em alguns casos, a departamentos específicos. Além disso, também é importante ressaltar que não existe um único jeito de gerir uma empresa, já que cada organização é um universo à parte. Nesse sentido, é preciso considerar o porte da empresa, o segmento de atuação, a infraestrutura, a organização das pessoas e departamentos, e por aí vai.

Qual é a importância desse processo?

A gestão de empresas permite que os seus administradores acompanhem o andamento dos processos e atividades realizadas com atenção. Isso possibilita a detecção e a resolução precoces de falhas, a identificação da necessidade de modificar estratégias, bem como a avaliação contínua de cada projeto colocado em prática.

Quando isso acontece, a empresa consegue avaliar o seu progresso na jornada rumo aos objetivos que foram definidos. Isso cria um processo de melhorias contínuas, o que desperta muitos benefícios à corporação: organização, planejamento, alcance de metas, bem-estar organizacional, equilíbrio financeiro, crescimento e ganho de competitividade no mercado.

Os modelos de gestão empresarial permitem que os processos internos sejam mais eficazes, já que há um monitoramento constante das atividades. Isso tende a elevar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, da empresa como um todo. Dessa forma, é possível e mais fácil alcançar resultados extraordinários, dentro das possibilidades da organização.

Quais são as etapas da gestão empresarial?

Podemos organizar os processos da gestão empresarial em etapas, constituindo o passo a passo a seguir. São 5 atitudes essenciais para que as empresas alcancem sucesso. Confira-as na sequência!

1. Compreenda a dinâmica da sua empresa

O primeiro passo da gestão empresarial é conhecer a própria empresa e o contexto em que ela está inserida. É importante conhecer a fundo o propósito da empresa, os seus valores, a sua missão, o seu escopo de produtos e serviços, os seus stakeholders, enfim, tudo aquilo que a envolve.

Para isso, é importante fazer a análise SWOT, uma ferramenta que avalia as forças e as fraquezas da organização (análise interna), bem como as oportunidades e as ameaças a que está exposta (análise externa). É um processo trabalhoso, mas que ajuda a organização a tomar as suas decisões mais essenciais, sendo um ótimo ponto de partida.

2. Acompanhe o mercado e o seu público

Ao realizar a análise SWOT, há dois fatores externos que precisam ser levados em consideração com especial atenção: o mercado em que a empresa está inserida e o público que ela pretende alcançar. A análise de mercado consiste em conhecer e acompanhar as ações dos concorrentes, não para copiá-los, mas para desenvolver estratégias que assegurem a competitividade.

Quanto ao público-alvo, é primordial conhecer o perfil do consumidor, não apenas nos dados demográficos, mas também no chamado perfil psicográfico (pesquisas que ajudam a identificar os medos, sonhos, desejos, necessidades, valores e o próprio estilo de vida desses clientes e potenciais clientes).

3. Planeje e organize as finanças da organização

Tudo o que se faz em uma empresa precisa de dinheiro para acontecer e deve ter o retorno do dinheiro investido como um dos seus objetivos. Isso significa que, no dia a dia, sempre haverá dinheiro entrando e saindo dos cofres corporativos. Nesse sentido, é de suma importância contar com um departamento financeiro rigoroso na apuração dessas movimentações.

Entradas, saídas, lançamentos futuros, contas a pagar, reserva de emergência, oscilações sazonais, crises, enfim, tudo precisa ser monitorado diariamente para que haja um fluxo de caixa positivo. Verifique até onde a empresa pode investir e como pode economizar recursos sem comprometer a qualidade do que é oferecido ao consumidor.

4. Estabeleça indicadores de desempenho e monitore-os

Indicadores de desempenho são métricas estatísticas que toda empresa deve utilizar para acompanhar o seu progresso nas atividades diárias. Finanças, marketing, vendas, recursos humanos — cada departamento tem as suas próprias métricas para verificar se o trabalho está ou não sendo bem executado.

No marketing, por exemplo, a audiência de uma campanha, os cliques em um anúncio e as inscrições para um evento podem ser indicadores da quantidade de pessoas que manifestam interesse na empresa. É fundamental definir indicadores relevantes e acompanhar os seus respectivos valores, a fim de decidir se vale a pena continuar com a estratégia adotada ou se é preciso fazer reformulações.

5. Motive a sua equipe

Além de cuidar do público externo, também é primordial cuidar do público interno. Os colaboradores de uma empresa devem ser os seus maiores defensores.  Para isso, é importante que os gestores atuem na construção de um clima organizacional positivo, em que haja motivação, bem-estar, organização, respeito, cumprimento das obrigações trabalhistas, pagamentos em dia, e por aí vai.

Além desses itens mais óbvios, os líderes também devem estimular a autoconfiança e a motivação das equipes no dia a dia. Isso se faz por meio de feedbacks estimulantes, premiações, reconhecimento e de um convívio diário harmônico, que preza pelo bem-estar e pela qualidade de vida de todos no ambiente profissional.

A gestão empresarial eficaz, portanto, consiste em uma série de decisões estratégicas que criam ou transformam a cultura organizacional. Para isso, é necessário organização, planejamento e uma rede sólida de comunicação, que oriente todos os colaboradores sobre como devem proceder dentro do modelo de gestão adotado.

E você, querida pessoa, como avalia o tipo de gestão existente no seu ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!