O termo onboarding vem do inglês e significa “embarque”. No entanto, neste artigo, não estamos falando de navios ou de aviões, mas sim de empresas. Onboarding é, nesse contexto, o processo de recepção e integração de um novo colaborador a uma organização. Esse processo é feito em algumas etapas e, por mais que haja empresas que o ignorem, ele é muito importante.

A seguir, você vai compreender o que o onboarding, qual é a sua importância e 7 passos práticos para que você o conduza com eficácia. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Onboarding: conceito e importância

Onboarding é o processo de recepção e integração de um novo colaborador às rotinas da empresa. É uma fase de apresentação desse novo funcionário aos colegas, às instalações da empresa, às regras e à cultura do ambiente. Trata-se de um processo de orientação, acompanhamento e treinamento.

Quando bem planejado e bem executado pela equipe de recursos humanos, o processo oferece muitos benefícios, tanto ao novo colaborador como à empresa, nessa fase de adaptação. Confira os principais na sequência:

  • Integração dos novos colaboradores;
  • Adaptação facilitada à cultura e às normas da empresa;
  • Maior retenção de talentos;
  • Redução da rotatividade de funcionários;
  • Aumento do engajamento e da motivação dos colaboradores;
  • Aumento na produtividade e na qualidade das equipes;
  • Alinhamento de cultura e de planos de crescimento.

7 passos para colocar o onboarding em prática

Agora que você já compreende o conceito de onboarding e conhece os seus principais benefícios, confira 7 etapas essenciais para colocá-lo em prática na sua organização.

1. Apresente a história da empresa

Como a empresa surgiu? Há quanto tempo ela está no mercado? Quem são os seus fundadores? Quais são os seus produtos e serviços? Quais são os seus principais diferenciais frente à concorrência? Qual é a proposta de valor que está por trás de cada produto? Crie uma apresentação não muito longa para os novos colaboradores, respondendo a essas questões. Utilize recursos audiovisuais, deixando o processo bem dinâmico e interessante. Permita que o colaborador tire dúvidas e dê opiniões.

2. Apresente a identidade institucional

A identidade institucional consiste na missão, na visão e nos valores da empresa. A missão é o propósito de a empresa existir. A visão, por sua vez, significa aonde a instituição quer chegar futuramente. Por fim, os valores são os princípios que devem nortear a conduta de cada colaborador no dia a dia. Toda empresa, de qualquer porte ou área de atuação, precisa definir esses itens e apresentá-los a todos os seus funcionários, esclarecendo a cultura organizacional e o que se espera deles.

3. Explique as regras da empresa

Assim como os valores, toda empresa deve ter regras, ou seja, normas internas que orientam as atitudes de todos. O que é permitido? O que é proibido? O que é obrigatório? É preciso esclarecer tudo isso ao novo colaborador, de modo que ele não alegue desconhecimento caso descumpra alguma regra. É permitido namorar um colega? Há flexibilidade de horários? Quais são as regras de pagamento e benefícios? E quanto ao vestuário? Crie uma cartilha que resuma os pontos principais.

4. Apresente as pessoas da organização

Depois de apresentar a identidade geral da empresa, é hora de apresentar ao novo colaborador as pessoas que fazem parte dela. Nessa apresentação, é importante que ele conheça o presidente, os líderes dos departamentos e, principalmente, os futuros colegas, ou seja, as pessoas que vão trabalhar diretamente com o recém-contratado. Nas empresas menores, talvez seja possível apresentar todo mundo. Nas empresas maiores, porém, apresente os diretores e foque nos membros do departamento.

5. Explique as atribuições do cargo e os benefícios

A próxima etapa consiste em levar o colaborador à sua mesa de trabalho, onde ele poderá interagir com o gestor e com os colegas. É o momento de criar uma conta de e-mail, conhecer o computador e demais equipamentos etc. Nessa fase, é fundamental reforçar quais são as principais atribuições do seu cargo, deixando claro também o salário, os benefícios e as datas dos pagamentos. Tire todas as dúvidas do colaborador quanto à rotina de trabalho e às questões administrativas.

6. Caminhe com o novo colaborador pela empresa

A nova empresa será uma “nova casa” para esse colaborador. Por isso, é importante que ele se familiarize com todos os ambientes. Assim, alguém do RH ou da própria equipe deve caminhar com o novo funcionário pela empresa, mostrando onde fica cada departamento, além de outros pontos importantes: escadas, elevadores, refeitórios, banheiros, bebedouros, jardins etc. Também é preciso informar quais são as áreas que demandam equipamentos de proteção e/ou autorização para entrar.

7. Promova momentos de integração com os colegas

Por fim, outra etapa que muitas empresas adotam é a realização de um evento de recepção aos novos colaboradores. Nas empresas maiores, ocorre geralmente uma pequena confraternização para apresentar os novos contratados do mês ou do bimestre, por exemplo, sendo uma oportunidade para conhecer e socializar com os colegas da equipe, ou mesmo com profissionais de outras áreas. Com organização e planejamento, essa pode ser uma ideia muito interessante de integração.

Como você pode perceber, o onboarding é um processo de integração do novo colaborador ao ambiente e à cultura da empresa que acabou de contratá-lo. Esse processo deve ser planejado e conduzido pelos profissionais de recursos humanos, em parceria com os gestores das equipes contratantes. Quando executado com precisão, o processo facilita a integração dos recém-contratados às normas, à cultura, ao ambiente e aos colegas, nessa nova fase da vida profissional de cada um.

E você, ser de luz, já participou de algum processo de onboarding? Ele ocorre no seu ambiente de trabalho quando um novo colaborador é contratado? O que você pensa sobre esse processo e as suas etapas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!