Ser um líder significa estar no comando de uma equipe. Naturalmente, isso exige uma série de competências diversificadas: motivação, clareza de comunicação, organização, planejamento estratégico, empatia, delegação de tarefas, orientação, supervisão, avaliação de desempenho, feedback, e por aí vai.

Para auxiliar o líder no desenvolvimento do seu conhecimento e de todas as competências acima, é primordial ressaltar a importância da leitura. Ler é uma maneira de ampliar o vocabulário e as capacidades gerais de comunicação, além de ser uma oportunidade de acumular saberes e de refletir sobre a própria conduta. Por isso é tão importante acrescentar essa atividade à sua rotina.

Muita gente acha que, ao assumir um cargo de liderança, não é mais necessário estudar ou lapidar conhecimentos. Esse é um engano muito grave. Para evitar que você o cometa, já sendo um líder ou tendo essa posição como um objetivo, recomendamos as 8 leituras a seguir. Confira as dicas abaixo e bons aprendizados!

1. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso — Daniel Goleman

Esta obra reúne os melhores artigos de Goleman, publicados na Harvard Business School Review. As publicações são resultado das pesquisas do autor sobre as relações humanas e sobre os impactos da inteligência emocional na produtividade e no desempenho financeiro das empresas. Se você deseja ser um líder capaz de lidar com as oscilações típicas do cargo, essa leitura é fundamental. Goleman reúne insights precisos para executar uma liderança com inovação e eficácia na gestão.

2. O efeito gatilho — Marshall Goldsmith

Aqui no próprio blog, já citamos algumas vezes o quanto as nossas mentes funcionam com base em gatilhos psicológicos e ambientais. Alguns deles podem ser benéficos, enquanto outros são prejudiciais. Em “o efeito gatilho”, Goldsmith apresenta histórias de inspiração que nos ajudam a mudar a rotina e despertar de vez os nossos potenciais adormecidos. São lições compartilhadas por grandes nomes do mundo dos negócios, favorecendo a performance das pessoas, sobretudo em posição de liderança.

3. Comece pelo porquê — Simon Sinek

“Comece pelo porquê” é uma obra bastante conhecida na área de desenvolvimento pessoal. Nela, Simon Sinek explica que, antes mesmo de definir o que vamos fazer ou como isso deve ser feito, devemos ter um porquê sólido. Em outras palavras, ele defende a ideia de ter propósitos de vida e motivação, encontrando sentido nas nossas atividades. Sem que isso ocorra, as pessoas perdem o ânimo e a dedicação às suas tarefas. Leia e descubra como pensam e agem os grandes líderes da atualidade.

4. A essência do líder — Warren Bennis

Neste livro, Warren Bennis defende que um líder não necessariamente nasce com essa característica dentro de si, podendo desenvolver os traços típicos dessa posição ao longo do tempo. Para chegar a essa conclusão, Bennis conversou com diversos líderes de destaque, a fim de criar um guia completo, com insights e qualidades fundamentais para a liderança. Mesmo que você já ocupe uma posição de liderança, é uma leitura obrigatória para quem deseja aperfeiçoar as suas competências.

5. Ágeis e inovadoras — Adam Bryant

Este é um dos livros sobre liderança com uma linguagem mais simples e fácil de compreender. O autor elenca as experiências e os aprendizados de líderes de diferentes áreas, explicando como conseguem liderar com excelência os seus departamentos e as suas empresas — de diferentes tamanhos e segmentos. Se você deseja aprender a liderar a sua equipe com dicas simples, mas muito poderosas, essa é a leitura mais recomendada. Leia e descubra o que faz um líder ágil e inovador.

6. Os 5 desafios das equipes — Patrick Lencioni

Liderar uma equipe é sempre um desafio. É claro que cada contexto apresenta as suas dificuldades particulares, mas há algumas questões que parecem ser universais. O trabalho em grupo apresenta algumas dificuldades típicas, e o autor as relaciona e explica como elas podem ser superadas. Segundo Lencioni, é essa capacidade de superação que diferencia os grupos que alcançam o sucesso dos que não o alcançam. O livro ainda disponibiliza um questionário para avaliar a sua equipe.

7. O que precisamos saber sobre liderança? — James M. Kouzes e Barry Z. Posner

O título do livro é bem claro e preciso, servindo como um alerta para quem deseja lapidar os seus conhecimentos, ou mesmo aprender a liderar grupos de pessoas. Os autores apresentam princípios-chave de uma liderança de sucesso, que já eram fundamentais no passado, são essenciais no presente e prometem ser cada vez mais necessários no futuro. As orientações deste livro incluem como pensar, como planejar, como agir e como tomar decisões mais eficazes, no contexto das equipes.

8. Preciso saber se estou indo bem! — Richard L. Williams

Este livro aborda especificamente um dos componentes mais importantes de uma liderança: o feedback. Em outras palavras, a obra enaltece a necessidade de comunicar aos liderados os aspectos positivos e os pontos de melhoria do seu desempenho, sempre de forma respeitosa e humanizada. Segundo o autor, há 4 tipos de feedback: o positivo, o corretivo, o ofensivo e o insignificante. A leitura ensina a utilizar adequadamente os dois primeiros e deixar de lado os outros dois. Confira!

Uma dica especial

As 8 leituras acima são extremamente edificantes para quem deseja ser conquistar um cargo de liderança ou, caso já a exerça, aperfeiçoar o seu desempenho e formar equipes vencedoras. Além delas, recomendamos também o livro “Leader Coach — Coaching como filosofia de liderança”, do nosso autor, José Roberto Marques. Você vai compreender como as técnicas de coaching podem ajudar as pessoas a serem líderes melhores a cada dia, gerindo pessoas, processos, recursos e tempo com eficácia!

E você, ser de luz, se considera um líder competente? Quais são os traços de liderança que você tem? Quais são aqueles que você ainda pode desenvolver? Há algum outro livro bacana sobre liderança que você gostaria de recomendar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!