O dia dos namorados está entre as datas mais intensas no comércio. Como a ideia do dia é celebrar o amor, é claro que presentear a pessoa amada é uma demonstração desse sentimento. Os empreendedores de todo o Brasil estão, portanto, sempre atentos a esse evento.

As estatísticas apontam que as compras sempre aumentam no dia 12 de junho ou nos dias anteriores, o que se nota em diversos segmentos de produtos e serviços: restaurantes, cinemas, beleza, eletrodomésticos, eletrônicos, saúde e bem-estar, livraria, moda e acessórios, e por aí vai.

Pensando na importância dessa data, separamos 8 dicas para que os empreendedores possam aproveitá-la ao máximo, a fim de conquistar mais clientes, promover mais vendas e obter mais lucro. Continue a leitura deste artigo e descubra como é possível alcançar essas metas!

1. Tome decisões baseadas em dados

Levante as estatísticas da sua empresa, procurando descobrir quais são os itens que mais são comercializados nessa época do ano. Além disso, faça pesquisas pela internet, identificando os itens que estão em alta, ou seja, os produtos e serviços que mais têm sido procurados nos mecanismos de busca, por exemplo.

Procure acompanhar as notícias para saber quais são as prioridades das pessoas, especialmente diante de momentos de crises financeiras e perda de poder aquisitivo. Por fim, fique atento às tendências do momento, identificando quais delas têm a ver com o seu negócio. Verifique as estratégias que deram certo no passado e que podem ser reaproveitadas.

2. Prepare a sua loja e a sua comunicação para essa data

Seja a sua loja física, seja virtual, é importante mudar a decoração, explorando o amor e a temática do dia dos namorados. Além disso, prepare materiais de comunicação abordando essa data, como folhetos, posts em redes sociais, artigos de blog, vídeos, concursos, enquetes etc.

Outra dica é realizar ações promocionais, como cupons de descontos, sorteios, kits de produtos personalizados, embalagens especiais, brindes, cartões com mensagens românticas, e por aí vai. Deixe a criatividade trabalhar, sempre explorando os temas do dia dos namorados como contexto para criar as ações de comunicação e marketing.

3. Administre o seu estoque junto aos seus fornecedores

Com base nas estatísticas do passado que você levantou, verifique quais são os produtos e materiais para os quais provavelmente haverá mais demanda. Avalie isso com cautela e com antecedência, de modo que os seus fornecedores tenham tempo de produzir e entregar as suas solicitações.

Estime uma quantidade de vendas e faça as suas compras com base nessa estimativa. Lembre-se de que a falta de estoques, assim como o excesso, representa prejuízo. Portanto, verifique uma quantidade razoável e negocie com antecedência junto aos seus fornecedores.

4. Personalize os produtos para essa data

Além dos kits de produtos, outra dica bacana é permitir a personalização de produtos. No caso de roupas, calçados e acessórios, por exemplo, é possível escolher cores, modelos, estampas e tamanhos de acordo com a preferência da pessoa amada.

Algumas lojas também permitem que você crie embalagens e cartões personalizados e até mesmo que perfume as caixas dos produtos, criando uma experiência completa, romântica e personalizada. Se você optar por realizar ações do tipo, apenas certifique-se de que você tenha a estrutura e os materiais para tal, planejando essas ações antecipadamente.

5. Foque em produtos específicos

Ainda com base nos dados levantados, identifique quais foram os produtos no passado que tiveram mais saída nessa data. Alguns produtos são naturalmente mais românticos, como roupas, peças íntimas, perfumes, chocolates, passeios, jantares, ursos de pelúcia, calçados, livros, e por aí vai.

Verifique, na sua empresa, quais produtos têm mais potencial de ser vendidos no dia dos namorados e dedique a sua atenção a eles: faça posts divulgando-os nas redes sociais, explore-os nas suas ações promocionais, posicione-os em pontos privilegiados na loja e no site e impulsione na internet os anúncios referentes a esses itens.

6. Utilize influenciadores para essa ocasião romântica

Se você divulgar a sua marca, os seus produtos e as suas ações promocionais especificamente voltadas para do dia dos namorados, saiba que as parcerias com influenciadores digitais são excelentes estratégias de comunicação. Para isso, você pode enviar o seu produto ao influenciador escolhido e pedir que ele grave um vídeo ou faça uma publicação divulgando as qualidades do item ou anunciando a ação promocional que você estiver fazendo.

É importante que o influenciador escolhido tenha a ver com o público que você pretende alcançar. Se você é dono de um restaurante vegetariano, por exemplo, seria importante que o influenciador escolhido também fosse, criando uma credibilidade junto às pessoas a serem impactadas.

7. Fique atento ao frete e aos prazos de entrega

A sua empresa pode ter criado uma ação promocional magnífica e desenvolvido kits de produtos que foram um sucesso de vendas no dia dos namorados. No entanto, você pode colocar tudo isso a perder se os prazos de entrega não forem respeitados.

O dia dos namorados é 12 de junho. Se um presente chegar no dia 13, a magia da data já foi perdida, e a sua loja pode ter prejudicado um gesto de carinho e afeto entre um casal de namorados. Portanto, cuide de toda a sua rede logística, conversando com os seus parceiros de negócios para que os prazos sejam fielmente respeitados.

8. Não se esqueça dos solteiros

Infelizmente, nem todos estão com sorte no amor. Contudo, você não pode se esquecer dessas pessoas que estão solteiras. Mesmo que elas não tenham quem presentear nessa data especial, elas podem estar de olho nas suas ações promocionais para comprar algo para si mesmas ou para conquistar alguém.

Por isso, evite que toda a sua comunicação seja direcionada aos casais. Desenvolva também algumas campanhas que sejam mais inclusivas aos solteiros, de modo que você não perca nenhuma oportunidade de vender.

Siga as dicas acima e veja como o dia dos namorados pode ser uma data especial para vender mais. Aproveite que o amor está no ar e estimule as pessoas a conferir a qualidade dos seus produtos/serviços e a utilizá-los para presentear a pessoa amada.

E você, querida pessoa, já comprou o presente para o dia dos namorados? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!