O treinamento é o processo pelo qual os profissionais de uma empresa adquirem novos conhecimentos ou reforçam/adaptam aquilo de que já sabiam. Trata-se de um procedimento fundamental para as organizações que valorizam os seus talentos e que desejam ganhar mais qualidade e produtividade no dia a dia.
Os avanços tecnológicos têm permitido que outras possibilidades, além dos tradicionais treinamentos presenciais, possam ser oferecidas aos colaboradores. Assim, o treinamento online tem sido cada vez mais adotado, como uma forma mais prática e simples de desenvolver competências técnicas e comportamentais. Neste artigo, você vai entender como esses treinamentos ocorrem e quais são as vantagens dessa modalidade. Boa leitura!
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O que é um treinamento online?
O treinamento online, no contexto empresarial, é o oferecimento de conhecimentos válidos às atividades profissionais, por meio de uma plataforma digital. Isso inclui palestras, videoaulas ao vivo ou cursos completos gravados por um instrutor. Esses treinamentos podem ser oferecidos pela própria empresa ou por professores contratados.
Diante da popularização dos modelos de trabalho remoto ou híbrido, o treinamento online se mostra como uma possibilidade de continuar a desenvolver as competências dos colaboradores, mesmo que eles não estejam ou não possam estar presentes na sede da empresa. Assim, saberes técnicos das profissões, ensino de idiomas, domínio de programas de computador e até mesmo questões comportamentais podem ser ensinadas a distância.
Como realizá-lo nas empresas?
A aplicação dos treinamentos online nas empresas pode ser sistematizada nas 3 etapas a seguir.
1. Identifique as necessidades e o público-alvo
Qual é o conhecimento que deve ser adquirido? Quais são os profissionais/equipes que precisam participar desse treinamento? Quais habilidades devem ser aprendidas ou reforçadas? Quais são os objetivos do treinamento? Em primeiro lugar, defina as respostas a essas questões para planejar o seu treinamento.
2. Planeje estrategicamente o treinamento
Em segundo lugar, defina a plataforma digital em que o treinamento ocorrerá, qual será o programa (palestra, videoaula, treinamento ao vivo, curso completo etc.), quem ministrará o treinamento, quais serão os conteúdos abordados etc. Outras questões a serem decididas são: a empresa oferecerá o curso ou contratará um profissional para fazê-lo? Haverá avaliação e certificação dos participantes? Como isso será feito?
3. Estimule a adoção de uma cultura de aprendizado
A área de recursos humanos deve divulgar com criatividade e empenho os treinamentos que serão realizados, enaltecendo a importância dessas atividades educativas e as possibilidades de crescimento na carreira que elas oferecem. Alinhando as expectativas dos colaboradores e divulgando os diferenciais e benefícios, a empresa conseguirá desenvolver uma verdadeira cultura de aprendizado e progresso contínuo.
Quais são os benefícios desse tipo de treinamento?
Agora que você já compreende o que é um treinamento online, para que serve e como deve ser executado, é hora de conferir os benefícios oferecidos por esse tipo particular de treinamento, em comparação com o modelo tradicional.
1. Simplicidade e custos reduzidos
O ambiente digital é mais simples e prático, não demandando a organização de um espaço físico para o evento (com mesas, cadeiras, lousas, equipamentos audiovisuais, microfones, apostilas etc.). É claro que os treinamentos online ainda têm os seus gastos (com professores, materiais de apoio, internet, plataforma digital etc.), mas eles tendem a ser mais baixos do que o treinamento tradicional. Além disso, a realização desse treinamento é mais simples, pois não há a necessidade da presença física.
2. Ampliação do alcance geográfico
Se a sua empresa fica em São Paulo, por exemplo, você pode contar com colaboradores de Porto Alegre e de Manaus para participar dos seus treinamentos online. Tudo o que eles precisam é de um computador e de acesso à internet. Dessa forma, as pessoas podem aprender muito do conforto das suas próprias casas ou de onde estiverem, sem a necessidade de deslocar-se. Isso facilita a logística, sem falar que o conteúdo pode ser gravado, arquivado e reutilizado quando for necessário.
3. Fortalecimento do employer branding
O employer branding é a reputação de uma empresa enquanto empregadora, ou seja, se ela é ou não um bom lugar para trabalhar. Nesse sentido, os treinamentos online são demonstrações de que a empresa se preocupa com o desenvolvimento dos seus recursos humanos, mesmo que não estejam na sede presencialmente. Essas atividades desenvolvem e reciclam conhecimentos, habilidades e comportamentos, permitindo que cada colaborador cresça e alcance as suas metas profissionais.
4. Flexibilidade aos profissionais
Conforme citamos, o treinamento online pode ser realizado do conforto da própria casa do colaborador. Além disso, caso o conteúdo fique gravado, as aulas podem ser assistidas quando o profissional puder, conferindo a ele mais flexibilidade na hora de organizar a sua agenda. Há também uma vantagem especial para as empresas, pois os treinamentos gravados podem ser reutilizados quando novos colaboradores necessitarem daqueles conteúdos.
5. Estímulo à autoaprendizagem
A autoaprendizagem é o processo por meio do qual uma pessoa adquire conhecimentos e habilidades, uma vez que reconhece os benefícios desses elementos para o alcance dos seus objetivos. Como os treinamentos online são mais práticos e simples para a vida dos colaboradores, eles estimulam esse aprendizado, evitando que os profissionais caiam no comodismo quando já alcançaram um bom cargo — o que é sempre algo terrível, tanto para o colaborador como para a empresa.
6. Elevação na produtividade e na qualidade do trabalho
Quem participa dos treinamentos online amplia os seus conhecimentos, fortalece as suas competências e desenvolve novos saberes. Tudo isso, quando colocado em prática no dia a dia, naturalmente se expressa em menos erros, mais atenção, mais qualidade em tudo aquilo que é feito e mais produtividade. Consequentemente, os colaboradores se destacam e crescem nas suas respectivas áreas de atuação, enquanto a empresa como um todo vê o seu desempenho geral progredir.
O treinamento online é uma possibilidade mais simples e prática de levar conteúdo de qualidade aos membros de uma organização — tanto aos líderes quanto aos liderados. Dessa forma, é estimulada uma cultura de aprendizagem contínua, que promove melhorias constantes e gera mais produtividade e qualidade nas atividades diárias. Por isso, invista no treinamento online e valorize ainda mais os talentos da sua organização!
E você, querida pessoa, já participou de algum treinamento online? Como foi a sua experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!