Quem é que não deseja ser promovido no trabalho, não é mesmo? As promoções são a prova de que estamos crescendo na carreira e de que os conhecimentos e habilidades que temos já estão grandes demais para os antigos cargos que ocupávamos.

Por isso, ser promovido significa que estamos prontos para desafios novos e maiores. Além disso, é a constatação de que o trabalho está sendo reconhecido e valorizado pelos líderes. Mas como podemos alcançar as promoções? Esse processo parece difícil, mas pode ficar mais fácil se você seguir as dicas a seguir. Continue a leitura e saiba mais!

1. Dê o seu melhor naquilo que você já faz

Para ser promovido, antes, você precisa provar que já dá conta das responsabilidades que você já tem. Por isso, seja excelente no cargo que você já ocupa. Evite faltar, chegue sempre no horário, faça as suas entregas dentro dos prazos, ofereça uma qualidade alta em tudo aquilo que fizer e seja um verdadeiro especialista na sua área. Não adianta nada querer ser promovido enquanto você não mostrar que está apto ao cargo atual. É preciso alcançar a excelência para almejar posições mais elevadas.

2. Mensure os seus próprios resultados

Os líderes das empresas nem sempre têm como avaliar precisamente o desempenho de cada um. Por isso, verifique de que maneiras você pode comprovar que o seu desempenho no trabalho está sendo muito bom. Por exemplo, se você deu uma ideia que melhorou as vendas da empresa, mostre que a ideia foi sua e apresente aos seus supervisores como as vendas estão crescendo em decorrência dessa ideia. Resumidamente, junte provas para a sua competência profissional e apresente-as.

3. Seja proativo

Ser proativo significa tomar atitudes, sem que ninguém precise mandar. Assim, se você vir um problema na empresa para o qual você conhece a solução, siga em frente e resolva a questão. Isso demonstra autonomia, poder de decisão e visão estratégica. Se algo precisa ser feito e você sabe como fazer, vá e faça, em vez de esperar que outra pessoa tome a atitude ou que alguém o mande fazer. Isso significa ser proativo, isto é, agir com determinação, solucionando ou prevenindo problemas na empresa.

4. Vá além do que se pede

Você faz tudo o que lhe é pedido e obedece a todas as ordens que recebe? Saiba que você não faz mais do que a sua obrigação. Para ser promovido, é preciso ir além disso. Por isso, verifique de que maneiras as suas ideias podem contribuir com o seu departamento ou com a empresa como um todo. Quais problemas podem ser solucionados? Quais melhorias podem ser adotadas? Não se limite a fazer o que já é sua responsabilidade. Exponha as suas ideias e sugestões de melhoria aos seus líderes.

5. Faça cursos e treinamentos

Para melhorar o seu desempenho no trabalho, não tem jeito: é preciso desenvolver e ampliar o seu conjunto de conhecimentos e habilidades. Para isso, é fundamental que você participe de capacitações profissionais, o que inclui cursos, treinamentos e participação em eventos do seu setor. Se possível, obtenha certificações e registre no seu currículo todas as capacitações que realizar. Na hora de promover alguém, esses conhecimentos são excelentes provas da sua competência na empresa.

6. Trabalhe o marketing pessoal

Para ser bem-sucedido, não basta ser competente, é preciso parecer. Em outras palavras, é importante que você mostre às pessoas ao seu redor a sua competência e os bons resultados que tem alcançado. Isso não significa gabar-se a todo instante das suas vitórias, mas certificar-se de que todos saibam, de tempos em tempos, dos seus conhecimentos, habilidades e conquistas.

Por isso, não tenha medo de se expor, de enaltecer os seus resultados e de demonstrar o seu conhecimento, sobretudo nas reuniões de equipe. Quem não é visto/ouvido não é lembrado!

7. Relacione-se bem com as pessoas

Fazer marketing pessoal não significa vangloriar-se e tornar-se arrogante, OK? Pelo contrário: pessoas com esse perfil costumam não ser promovidas, justamente porque acabam tendo problemas de relacionamento. Para alcançar uma promoção, é importante que você ajude os seus colegas, seja humilde, compartilhe os seus conhecimentos, respeite o espaço de cada um e conviva em harmonia com todos. Ninguém vai querer ter um supervisor arrogante, intrometido ou desrespeitoso, certo?

8. Busque oportunidades mais audaciosas

Se você mostrar resultados, fizer um bom marketing pessoal e mostrar que já está “grande demais” para o cargo que ocupa, talvez seja uma boa ideia perguntar ao seu supervisor se você pode assumir uma oportunidade mais audaciosa, como um projeto mais complexo. Isso serve como um teste para que você verifique se está mesmo pronto para um cargo mais alto. Por isso, prontifique-se a assumir esse tipo de tarefa mais ousada, mas desde que você já tenha bons conhecimentos para fazer um bom trabalho.

9. Peça feedbacks e lide bem com eles

Provavelmente, a sua promoção virá de uma decisão do seu supervisor. Portanto, de tempos em tempos, é bem útil solicitar um feedback, de modo que você descubra como o seu desempenho tem sido avaliado por ele. Isso permitirá que você potencialize ainda mais as suas forças e que corrija/desenvolva os pontos que não estão tão bons.

Para isso, porém, é necessário lidar bem com os feedbacks recebidos. Se você for vaidoso e quiser discutir com o supervisor por discordar de alguma observação feita, pode gerar conflitos que prejudicarão a sua promoção.

10. Converse com os supervisores sobre as suas possibilidades de crescimento

Por fim, depois de seguir todos os passos acima descritos, você pode agendar uma conversa franca com o seu supervisor. Pergunte a ele se há possibilidades de crescimento para você na empresa e quais são os planos de carreira que você pode seguir. Pergunte também o que é preciso que você faça para chegar lá. Contudo, reforçamos: só marque essa conversa depois de seguir todos os passos acima, OK?

Ser promovido é muito bacana, mas é importante que isso ocorra na hora certa. Por isso, seja paciente e saiba esperar. Queimar etapas pode fazer com que você “dê o passo maior do que a perna”, como se diz popularmente. Assim, não é nada bom para a sua carreira assumir uma posição para a qual você não esteja verdadeiramente preparado. Portanto, coloque as dicas acima em prática e dê o seu melhor. A promoção virá naturalmente como uma consequência do seu bom desempenho!

E você, ser de luz, já foi promovido alguma vez? Em quais momentos isso aconteceu? Quais características suas foram mais decisivas para alcançar esses novos cargos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!