Você já deve ter ouvido por aí a expressão know how, não é mesmo? Ela vem do inglês e significa “saber como”. Basicamente, essa expressão se refere aos conhecimentos e habilidades de um indivíduo ou de uma organização na execução de uma tarefa específica.
Além do know how, outra expressão de origem inglesa que vem ganhando importância é o know why, cuja tradução é “saber por que”. Ela é tão fundamental quanto a sua coirmã na vida das empresas que desejam ser mais competitivas e vencedoras, bem como na vida das pessoas comuns. Neste artigo, vamos compreender a fundo o significado e a importância do know why. Siga em frente e saiba tudo sobre o tema!
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O que é know why?
A expressão know why, conforme citamos, significa “saber por que”. Isso quer dizer que ela evidencia a necessidade de conhecer os motivos de uma organização existir e de executar determinados projetos e ações. Em outras palavras, o know why é o propósito de uma atitude, seja de um indivíduo, seja de uma empresa.
Assim, o know why é a compreensão das intenções do indivíduo ou das equipes que estão ali, nos bastidores de cada projeto. Se uma empresa promove eventos para auxiliar jovens estudantes a conhecer universidades e descobrir os cursos de graduação do seu interesse, podemos compreender que o seu know why é auxiliar os jovens no despertar vocacional. Esse é o seu propósito de existir e de agir na realização desse tipo de evento.
Dessa forma, podemos afirmar que cada empresa e que cada indivíduo tem (ou deveria ter!) o seu know why. Ele é o seu propósito, ou seja, o porquê de tal ação estar sendo realizada.
Por que o know why é importante?
Quando uma pessoa ou organização conhece o seu know why, isto é, o seu propósito de existir, ela consegue enfrentar as adversidades da vida com mais coragem e facilidade. Isso se deve ao fato de que quando um indivíduo sabe o porquê de agir de tal forma, ele encontra motivação e determinação para alcançar os seus objetivos.
Um estudante em idade pré-vestibular, por exemplo, que dedica 10 horas do dia ao estudo pode ser questionado por esse comportamento. Contudo, ele consegue defender a sua atitude porque tem um propósito sólido, ou seja, um know why: ser aprovado em uma boa universidade, realizar o curso dos seus sonhos, sentir-se realizado profissionalmente, ser bem remunerado por isso e viver com mais conforto e qualidade.
Além disso, o know why ajuda as pessoas e as empresas a justificar as suas ações. Se uma empresa investia muito dinheiro em um produto X, por exemplo, mas depois passou a investir mais em um produto Y, ela deve saber por que agiu dessa forma. Nesse caso, o know why pode consistir em uma simples pesquisa de mercado que atestou que o público estava mais interessado no produto Y do que no produto X. Assim, o know why é também uma justificativa sólida e sensata para a adoção de um determinado comportamento ou mudança.
Como o know why favorece a inovação?
Inovar significa fazer algo novo, diferente, que não foi feito antes. As empresas da atualidade, e até mesmo as pessoas, se veem na necessidade de inovar para alcançar resultados melhores.
O know why nos ajuda nesses momentos de inovação. Quando sabemos o porquê de inovar, ou seja, os motivos e necessidades de fazer diferente, conseguimos encontrar soluções diferenciadas. Se uma empresa está vivendo uma crise financeira, ela pode criar novos produtos para alcançar novos públicos de consumidores. É uma decisão muito complexa e inovadora, mas que pode ser justificada pelo know why do momento — no caso, pela necessidade de superar um momento financeiro adverso.
Por isso, a inovação surge diante de uma combinação entre o know why e o know how. O know why consiste em entender por que é preciso inovar. Já o know how consiste em saber como fazer essa inovação, a partir de conhecimentos e habilidades específicos. Perceba que não há como definir qual dos dois é mais importante. Todo indivíduo e toda organização necessita de ambos para ter sucesso.
Como o know why favorece a competitividade das empresas?
Imagine que um empreendedor abriu um negócio apenas porque estava “na moda”. Ele abriu um estabelecimento apenas porque era a “febre” do momento, mas sem entender de fato a importância do produto/serviço e a necessidade real do consumidor. Com o tempo, essa “febre” foi passando e sendo substituída por uma nova moda. Resultado: o empreendedor faliu em menos de 2 anos.
Esse cenário é muito comum. Trata-se do “fazer por fazer”, em que os empreendedores não têm um porquê, ou seja, um propósito real sobre aquilo que desejam construir com as suas empresas.
Em contrapartida, os empresários que conhecem muito bem os produtos e serviços que desenvolvem, que compreendem os desejos e necessidades do público, que avaliam continuamente as ações da concorrência e que conseguem justificar claramente cada uma das ações estratégicas fatalmente encontram o sucesso. Saber como e saber por que são ações essenciais para que as empresas escolham caminhos estratégicos. Para isso, é preciso justificar essas ações.
Qual é a relação entre esse conceito e o coaching?
Em uma palavra: total. O processo de coaching, tanto em indivíduos como em empresas, tem o objetivo de fazer as pessoas e as equipes encontrarem o seu propósito. Em outras palavras, o processo faz com que as pessoas se questionem: por que você está fazendo o que faz? Por que você deseja fazer isso? Por que tal atividade é importante para a sua vida?
Quando uma pessoa ou empresa encontra o seu propósito e consegue justificar com clareza as ações que pretende tomar, aí sim ela se encontra motivada para alcançar os seus objetivos. Portanto, o coaching ajuda a pessoa a desenvolver o seu know why, que é o seu propósito de vida. Depois, ajuda também a desenvolver o seu know how, que consiste nas decisões estratégicas sobre como concretizar o seu propósito. Resumidamente:
- Know why: por que você quer fazer isso?
- Know how: como você pretende alcançar esse objetivo?
E você, querida pessoa, tem definido um know why e um know how antes de agir? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!