Algumas pessoas que desejam mergulhar no universo empreendedor acreditam que a melhor estratégia é diversificar e oferecer o máximo possível de produtos ou serviços. O problema é que esse tipo de atitude pode ser aleatório demais para o momento competitivo que temos vivido. É complicado perder tempo, dinheiro e esforços com públicos muito diversos — e, portanto, mais difíceis de impactar.
Por isso, é importante definir um nicho de mercado, ou seja, um segmento no qual você possa se especializar e atender a um tipo particular de cliente. Neste artigo, você vai entender o que é um nicho de mercado, qual é a sua importância, quais tipos existem e como podemos defini-lo na hora de empreender. Continue a leitura e saiba mais!
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O que é um nicho de mercado e por que isso é importante?
Um nicho de mercado é um segmento especializado em que uma empresa atua, atendendo também a um tipo específico de cliente. Assim, a organização acumula conhecimentos focados, tornando-se reconhecida como uma autoridade no assunto em questão. É o caso de uma imobiliária que só trabalha com imóveis para fins comerciais, por exemplo.
Essa segmentação extrema permite que a empresa evite uma concorrência muito grande. Além disso, ela permite que seja definido um público-alvo mais restrito, o que possibilita o desenvolvimento de ações de marketing e comunicação mais precisas, que geram uma identificação profunda com aquele perfil de consumidor. Os próprios times de vendas e de desenvolvimento de produtos também conseguem atender com mais eficácia o cliente e resolver as necessidades específicas do público.
Quais tipos de nicho de mercado existem?
Há 5 tipos de nicho de mercado, que variam conforme o tipo de segmentação que foi feita. Conheça as suas principais características:
- Nicho geográfico: é baseado na localização do público-alvo, restringindo a atuação da empresa a determinados bairros, municípios, estados, regiões etc., de acordo com o porte da organização;
- Nicho demográfico: segmenta a população com base em características demográficas clássicas, como: gênero, faixa etária, faixa de renda, profissão etc. É bastante utilizado no mercado B2C;
- Nicho psicográfico: segmenta a população com base em características psicográficas, ou seja: estilo de vida, medos, necessidades, desejos, valores, crenças e comportamentos;
- Nicho comportamental: avalia o comportamento do consumidor, tendo como base a curva ABC;
- Nicho definido por canal de consumo: é baseado na escolha do consumidor quanto ao canal de consumo — lojas físicas, internet, telemarketing etc.
Como encontrar o meu nicho de mercado?
Na sequência, você vai conferir 6 dicas para encontrar um nicho de mercado vantajoso para o seu empreendimento, capaz de gerar resultados extraordinários!
1. Analise a estratégia da organização
Em primeiro lugar, faça uma revisão de todas as questões estratégicas da sua organização: missão, visão, valores, responsabilidade corporativa, feedbacks recebidos, quantidade de vendas, receita, lucro de cada perfil de cliente, produtos/serviços com maior demanda, e por aí vai. Essa análise permite que você identifique os seus pontos fortes, bem como tudo aquilo que não é compatível com a estratégia da sua organização. Isso dará a você um poder de discernimento.
2. Identifique os seus objetivos mercadológicos
Um objetivo mercadológico avalia a qualidade fundamental dos seus produtos e serviços, o público que você pretende alcançar e uma compreensão realista da sua capacidade de superar a concorrência. Com tudo isso em mente, fica mais fácil definir as metas comerciais da empresa. É a partir dessas metas gerais que cada departamento consegue definir as suas metas específicas, tornando o trabalho como um todo muito mais estratégico e organizado. Pense no que pode trazer mais retorno!
3. Verifique os desejos e necessidades dos seus potenciais clientes
Pode ser que você tenha uma imobiliária focada em toda a zona norte de São Paulo, mas esteja percebendo uma demanda muito grande para um bairro específico dessa região. Esse reconhecimento do comportamento do consumidor pode ser a deixa para que você segmente e encontre o seu nicho. Para isso, faça pesquisas com os seus potenciais clientes, a fim de compreendê-los melhor. Encontre padrões nas respostas, agrupe os clientes por semelhança e verifique os principais desejos e necessidades.
4. Pesquise e acompanhe a concorrência
Outra dica importante é acompanhar a concorrência. Nesse sentido, verifique quais são os segmentos de mercado menos atendidos e procure explorá-los. Pode ser, por exemplo, que uma região esteja muito abastecida de escolas de inglês, mas com poucas escolas de espanhol, talvez nenhuma. A baixa concorrência e a existência de uma demanda favorecem o desenvolvimento de um mercado promissor. Portanto, faça pesquisas nesse sentido e tenha um olhar clínico para detectar essas oportunidades.
5. Faça uma análise por segmento
Com base nas pesquisas da etapa anterior, você poderá chegar a uma lista de segmentos de atuação possíveis. Nesse momento, recomendamos a realização da análise SWOT — aquela que permite que você identifique as forças e fraquezas de um negócio (análise do ambiente interno), bem como as oportunidades e ameaças do contexto em que ele está inserido (análise do ambiente externo). Seja bastante criterioso nessa análise e identifique os segmentos mais compatíveis com os seus objetivos.
6. Crie previsões de vendas
Ainda reforçando essa análise dos potenciais segmentos de atuação, solicite a realização de uma previsão financeira para acompanhá-los. Um especialista na área poderá orientá-lo quanto aos segmentos com maior potencial de gerar lucratividade, com base nas leis de oferta e procura, bem como nas características particulares de cada nicho.
Encontrar um nicho de mercado significa canalizar todas as suas ações estratégicas para um tipo específico de consumidor, tornando-se um verdadeiro especialista em atender às suas necessidades. Essa estratégia é benéfica porque reduz a concorrência, direcionando melhor a produção, o atendimento e as ações de marketing e comunicação. O importante é verificar se há uma demanda para o nicho em questão e se você consegue resolvê-la de forma satisfatória!
E você, ser de luz, o que pensa sobre a estratégia dos nichos de mercado? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!