Ser grato é uma postura composta por diversas atitudes: agradecer pelas boas ações dos outros, colocar-se à disposição delas para retribuir, ser altruísta, entender que ninguém tem obrigação de viver em função de você e valorizar cada indivíduo por quem ele é.
Infelizmente, porém, nem todo mundo age dessa forma. A ingratidão é um mal relativamente frequente, que pode aparecer nas diferentes áreas das nossas vidas. Algumas vezes, trata-se de apenas um deslize, mas, em outras, trata-se de um traço do caráter do indivíduo. Neste artigo, você vai conferir 8 sinais de que uma pessoa é ingrata, de modo que consiga proteger-se desse tipo de pessoa. Continue a leitura e saiba mais!
Contents
1. Só procura você quando precisa de algo
A pessoa ingrata geralmente é utilitarista, ou seja, faz das relações ferramentas para conseguir algo. Por isso, ela só virá conversar com você se sentir que você pode ser útil para ela de alguma maneira. É aquele tipo de gente que vai se aproximar de você quando você for promovido, quando estiver sendo bem remunerado etc.
A pessoa ingrata sempre tem as necessidades dela em primeiro lugar, podendo manipular outras pessoas para conseguir o que deseja, sem qualquer constrangimento. Ela não vem conversar sobre um assunto qualquer, apenas para manter viva a chama da amizade. Cada interação tem um interesse por trás.
2. Nunca faz de você uma prioridade
A pessoa ingrata nunca faz do outro uma prioridade. Ela nunca estará lá para ajudá-lo, atender aos seus telefonemas, responder aos seus e-mails etc. Ela só faz essas coisas se puder obter algo positivo em troca. Contudo, se o interesse for seu, ela provavelmente o ignorará.
Já se o interesse for das pessoas ingratas, elas não terão nenhum problema em voltar a falar com você, como se nada tivesse acontecido, mesmo que vocês estejam há 5 meses sem contato. Essa pessoa espera que você a tome como prioridade, ainda que ela não faça o mesmo por você. Para ela, pessoas são descartáveis.
3. Não agradece
Sabe quando você faz um favor para uma pessoa, mas ela sequer diz um “obrigado”? Bem, se você convive com uma pessoa ingrata, certamente sabe do que estamos falando. É aquele indivíduo que não agradece, por e-mail, por telefonema, em interações presenciais etc.
O indivíduo ingrato age dessa forma, e não é por um mero esquecimento, mas sim pelo simples fato de que ele acha que os outros têm a “obrigação” de ajudá-lo. Para ele, um favor não é um gesto nobre que desperta a gratidão, mas algo já esperado, como se fosse mesmo uma obrigação da outra pessoa.
4. Se diz “obrigado”, é da boca para fora
Se, por algum milagre, o ingrato lembrar-se de dizer “obrigado”, pode ter certeza de que ele o fará da boca para fora. Não há um sentimento verdadeiro de gratidão por trás da palavra. Ela apenas será dita de forma mecânica, para não magoar o outro e para que a pessoa ingrata possa dar continuidade aos seus pedidos de favores sem peso na consciência.
Toda a facilidade que os ingratos têm em pedir algo desaparece na hora de agradecer. Os seus agradecimentos não são verdadeiros. São apenas palavras ao vento.
5. É egocêntrica
A ingratidão caminha lado a lado com o egocentrismo. Ser egocêntrico significa colocar a si mesmo no centro de tudo. Isso leva uma pessoa a acreditar que os outros sempre têm que fazer favores a ela, mas ela não tem obrigação nenhuma de retribuir.
Por isso, uma pessoa com essa característica é também egoísta, pois se preocupa exclusivamente com as suas necessidades, sem pensar que os outros também têm as necessidades deles. Empatia nesses indivíduos é raridade. Para eles, não importa se você se sente magoado, usado ou se também queria receber algo.
6. Não demonstra ser confiável
Os ingratos não são confiáveis. Na verdade, são bem traiçoeiros, e pode haver falsidade nos seus gestos e nas suas palavras. Podem ser grandes bajuladores, demonstrando interesse e amizade, mas apenas quando precisam de algo. Não são demonstrações de sentimentos legítimos. Tudo é calculado.
Essa frieza e essa falsidade tornam esses indivíduos não confiáveis. Eles vão ter atitudes apenas em benefício próprio, mesmo que isso signifique prejudicar outras pessoas. Nesse momento, toda a “doçura” da voz e aquelas “demonstrações de amizade” desaparecerão, sem haver o menor arrependimento.
7. Acha que você é obrigado a ajudá-la
Se você fizer vários favores a uma pessoa ingrata, ela vai “se acostumar” a isso, mesmo sem demonstrar um pingo de gratidão ou qualquer palavra de agradecimento. Todavia, se, em algum dia, você não puder ajudá-la e responder à sua solicitação com um “não”, ela jamais se esquecerá disso.
É característica da pessoa ingrata esquecer-se das vezes em que você a ajudou, mesmo que tenham sido muitas, mas lembrar-se vividamente da vez em que você disse “não”, mesmo que tenha sido apenas uma ocasião. Nesse caso, você será visto como o “vilão” da história e voltará a ser descartável.
8. Não se preocupa em retribuir
Você se lembra dos tempos de escola, em que você ajudava um amigo com dificuldade em português, e ele retribuía o ajudando nas aulas de matemática? Bem, isso nem passa pela cabeça de um ingrato.
Ele não consegue pensar que, assim como ele tem necessidades, você também pode ter. Por isso, ele jamais se oferece para retribuir o favor de alguma maneira, mesmo que você peça. Além de não reconhecer o que você faz por ele, ele também não pensa que você pode precisar dele em algum momento — ou, se pensa, simplesmente não dá importância!
É claro que todo mundo tem dias ruins. Não é porque a pessoa se esqueceu de agradecer pelo que você fez uma vez que ela imediatamente é ingrata. É a repetição dos comportamentos acima descritos que indica que a pessoa de fato apresenta essa característica. Se esse for o caso, o melhor a fazer é afastar-se desse indivíduo, OK?
E você, querida pessoa, já teve que lidar com a ingratidão de alguma pessoa? Como foi essa experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!