Innovability é a junção de 2 termos em inglês: innovation e susteinability, isto é, inovação e sustentabilidade. Trata-se de uma série de ações inovadoras que podem ser adotadas pelas pessoas, pelas empresas e pelos governos, a fim de promover a sustentabilidade, ou seja, o uso consciente dos recursos naturais.
Neste artigo, você vai entender melhor a essência do conceito, as suas origens, os seus benefícios, além de exemplos práticos de innovability. Ficou curioso? Então, é só dar continuidade à leitura a seguir e saber tudo sobre o assunto!
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O que é innovability e qual é a sua importância?
A innovability é traduzida como a “inovação para a sustentabilidade”. Dessa forma, ela consiste em uma série de estratégias para que as organizações sejam capazes de desenvolver produtos, serviços e ações em equilíbrio com o meio ambiente.
Esse conceito é extremamente importante, pois vivemos tempos em que a economia e a preservação da natureza parecem ser duas forças antagônicas, e isso jamais deveria ser assim. Na verdade, o que o innovability propõe é justamente a criação de negócios eficazes, considerando as necessidades dos consumidores e a necessidade de ser competitivo, mas sem deixar de lado a preservação do meio ambiente.
Como esse conceito surgiu e quais são os seus benefícios?
A primeira vez que o termo innovability foi utilizado foi pelo CEO da Enel (companhia italiana de geração de energia elétrica), Francesco Starace, em 2014. No contexto, o conceito foi utilizado para referir-se à capacidade das empresas de serem inovadoras, não apenas para acompanhar as mudanças da sociedade (no mercado, na tecnologia e nas demandas dos consumidores), mas para garantir a sustentabilidade em todas as operações da organização.
O grande benefício da innovability é possibilitar que os negócios atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU):
- Agricultura sustentável;
- Fim da fome no mundo;
- Utilização de fontes de energia limpas e renováveis;
- Inovação nas áreas de indústria e infraestrutura;
- Construção de cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsável;
- Combate às mudanças climáticas globais;
- Preservação da vida terrestre;
- Preservação da vida na água.
Quais são os principais exemplos práticos de innovability?
Confira, a seguir, algumas medidas práticas para que a innovability ganhe vida nas organizações.
1. Reciclagem de materiais
Reciclar materiais consiste em dar um novo uso a materiais que já foram utilizados, de modo que ao menos parte deles não precise ser descartada. É um meio de reduzir a produção de lixo e a necessidade de extrair da natureza mais recursos.
2. Reúso da água
Assim como a reciclagem, até mesmo a água pode ser reutilizada para diversas finalidades, especialmente no ambiente empresarial. Processos industriais e até mesmo de limpeza podem ser realizados com água de reúso, gerando economia e preservação dos mananciais.
3. Edificações sustentáveis
Edificações sustentáveis são aquelas que são construídas respeitando os parâmetros ambientais. Isso significa que essas construções respeitam as características do ambiente em que estão sendo instaladas, impactando ao mínimo possível os solos, as fontes de água e a dinâmica dos demais seres vivos da região.
4. Substituição de combustíveis
É sabido que combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo e do carvão mineral, são recursos não renováveis, de modo que depender deles será um problema quando esses recursos acabarem. Além disso, a sua queima gera substâncias poluentes e gases que intensificam o efeito estufa — daí a importância de recorrer a outros combustíveis.
5. Novos modelos de veículos
Por falar em utilização de fontes alternativas de combustíveis, isso nos leva à necessidade de desenvolvimento de novos modelos de veículos. É o caso dos carros elétricos, que oferecem um transporte que impacta menos o meio ambiente. Eles são um exemplo claro de innovability.
6. Fontes renováveis de energia
Biocombustíveis, energia solar, energia geotérmica, energia eólica, energia hídrica e energia maremotriz são alguns exemplos de fontes de energia renováveis. A sua utilização nas empresas é uma inovação sustentável, devido ao menor impacto ambiental gerado.
As 2 etapas do processo de innovability
Os principais estudiosos do conceito de innovability chegaram à conclusão de que há 2 passos básicos para que as empresas comecem a adotar soluções como as citadas acima. Isso permite que elas inovem, desenvolvam diferenciais competitivos e sejam menos nocivas à natureza. Confira esses passos na sequência.
1. Fazer as perguntas certas
É preciso questionar-se acerca das maneiras como as empresas têm desenvolvido as suas atividades e sobre as modificações que podem ser feitas. Alguns questionamentos úteis são:
- Quais processos internos da empresa podem ser modificados para haver mais sustentabilidade?
- Quais processos externos (produtos, prestação de serviços, transporte etc.) podem ser alterados nesse sentido?
- De que maneira essas inovações beneficiarão os stakeholders da empresa — proprietários, sócios, clientes, investidores etc.?
- Como é possível reduzir, ou mesmo eliminar os impactos ambientais nas etapas de produção, consumo de produtos e descarte de resíduos?
2. Começar de dentro para fora
A filosofia da innovability parte do princípio de que as ações inovadoras sustentáveis devem ter origem nos processos internos das empresas, para, só depois, alcançarem o que é visível aos olhos do público. Assim, é preciso esclarecer questionamentos, como:
- Por que a empresa quer inovar?
- Como essa inovação será executada?
- Quais benefícios são esperados dela?
- Quais estruturas, departamentos e pessoas estarão envolvidos nessa mudança?
- Qual é o prazo para que os benefícios dessas modificações comecem a ser sentidos?
- Quais são os limites do projeto?
Um mar de benefícios
Concluindo, a innovability consiste em todos os processos de inovação das empresas com vistas à sustentabilidade. Os seus benefícios gerais são a redução do consumo de recursos naturais, a economia e a preservação da natureza (matérias-primas, florestas, solos, mananciais de água doce, oceanos e demais seres vivos). Queimadas, poluição, aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies são apenas alguns dos problemas que podem ser combatidos dessa forma.
Além disso, os governos e os próprios consumidores estão cada vez mais atentos às marcas que se posicionam a favor do meio ambiente. Isso tende a beneficiar as empresas, que crescem e que se diferenciam frente à concorrência. Assim, atraem não apenas novos clientes, mas também potenciais investidores.
E você, querida pessoa, identifica alguma ação de innovability no seu local de trabalho? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!