Assim como a pedagogia dedica-se essencialmente à aprendizagem infantojuvenil, a andragogia é a arte ou ciência de orientar os adultos ao aprendizado. Basicamente, o seu objetivo é estimular a aquisição do conhecimento ao longo de toda a vida, e não apenas durante a infância e a adolescência.

Naturalmente, esse aprendizado na idade adulta envolve a postura das empresas, afinal de contas, é nelas que as pessoas exercitam diariamente as suas habilidades. Por isso, é importante compreender o conceito e verificar o que as empresas podem fazer para colocá-lo em prática. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

Andragogia: o que é?

Andragogia é o ensino para adultos, o que inclui uma adaptação dos princípios pedagógicos para a aprendizagem fora da infância. Dessa forma, é fundamental que o ensino seja personalizado, considerando o ambiente em que ele será desenvolvido e os objetivos a serem alcançados. Isso é importante na educação regular de adultos (escolas e universidades), mas também na própria formação técnica oferecida pelas empresas.

Dessa forma a andragogia vai ao encontro do já disseminado conceito de lifelong learning, ou aprendizado por toda a vida. Ela é pautada na motivação do adulto para aprender, combatendo a ideia de “já ser tarde”. Assim, ela estimula, no ambiente organizacional, a realização de palestras, reuniões, cursos, treinamentos, divulgação de materiais de apoio, eventos, entre outras técnicas de educação empresarial.

Quais são os princípios dessa área do conhecimento?

Assim como a pedagogia, a andragogia também é baseada em alguns princípios que revelam a nobreza dos seus propósitos educativos em todas as idades. Na sequência, você vai conferir os 6 pilares dessa área do conhecimento e a sua aplicação nas organizações.

1. Necessidade de aprender

Em primeiro lugar, é importante que o indivíduo adulto reconheça a importância de aprender. Algumas pessoas podem manifestar a crença de que é tarde demais ou de que aprender é coisa de criança, o que não é verdade. Por isso, o primeiro passo é que as organizações deixem claros os benefícios de aprender algo no contexto em questão.

2. Autoconceito do aprendiz

O autoconceito do aprendiz consiste na capacidade do indivíduo de enxergar a si mesmo como uma pessoa com potencial para aprender algo. No caso dos adultos, eles têm mais autonomia, capacidade de decisão e responsabilidade sobre as suas escolhas. Portanto, a andragogia respeita a capacidade de autogestão desse público, o que não ocorre tanto na pedagogia.

3. Experiência

Por se tratar de uma educação voltada a adultos, a andragogia considera que os saberes prévios do indivíduo podem ser considerados no seu processo de aprendizagem. Assim, experiências prévias podem agregar valor e facilitar o aprendizado, o que inclui erros e acertos passados. Diante disso, alguns conceitos podem ser lapidados, enquanto outros precisam ser transformados.

4. Prontidão para aprender

A prontidão para aprender consiste na capacidade do indivíduo adulto de organizar a sua rotina para dedicar-se ao processo. Naturalmente, isso deriva da sua motivação e da sua capacidade de compreender a importância do aprendizado em questão. A rotina de um adulto tende a ser mais complexa do que a da criança, cabendo ao indivíduo encontrar meios de prontificar-se ao aprendizado.

5. Orientação para a aprendizagem

A orientação para a aprendizagem consiste no ato de definir um objetivo a ser alcançado com a aquisição daquele conhecimento. É o caso de estudantes de inglês que se propõem a esse aprendizado para obter cargos mais altos na empresa em que trabalham, por exemplo. Essa visualização de resultados gera nos adultos mais abertura para aprender.

6. Motivação

Promoção profissional, aumento salarial, realização na carreira, aumento na qualidade de vida, ganho de autonomia e proatividade — esses são alguns dos motivos que justificam a andragogia, ou seja, o aprendizado dos adultos. A consciência acerca dessas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional é um fator motivacional ao processo.

Como aplicar o conceito na empresa?

Quando falamos especificamente da aprendizagem adulta dentro das organizações, o processo recebe o nome de andragogia empresarial ou andragogia corporativa. O indivíduo é responsável pela sua aprendizagem, mas pode contar com um instrutor que facilita o processo. Confira algumas orientações nesse sentido.

1. Apresente o conceito e explique a sua importância

Em primeiro lugar, é importante que a empresa explique aos colaboradores o conceito de andragogia corporativa e por que ele é importante. É necessário quebrar crenças limitantes (do tipo “não tenho mais idade para aprender nada”) e enaltecer os ganhos pessoais e profissionais que o aprendizado tende a promover. Em seguida, a organização deve avaliar o que os seus colaboradores devem ou desejam aprender, verificando como podem possibilitar o acesso a esse conhecimento.

2. Promova treinamentos de capacitação

Nas organizações, existem cursos teóricos e treinamentos práticos que compõem os seus programas de capacitação profissional. Esses programas devem trabalhar tanto as competências técnicas de cada profissão como as competências comportamentais que a organização deseja ver no dia a dia dos seus colaboradores. Nesse sentido, conhecer os profissionais, avaliar os seus conhecimentos prévios e entender os seus objetivos de vida ajuda a equipe de recursos humanos a organizar esses programas.

3. Invista em eventos, tutorias e conhecimentos compartilhados

Além dos tradicionais programas de capacitação profissional, há outros meios pelos quais a empresa pode ampliar o conhecimento dos colaboradores. Estamos falando de participações em eventos externos (simpósios, congressos, feiras etc.), palestras internas, reuniões de compartilhamento de saberes, mentorias e tutorias. Nesses dois últimos casos, os colaboradores podem receber orientações personalizadas com um profissional mais experiente ou aprenderem uns com os outros no dia a dia de trabalho.

4. Explore a gamificação

A gamificação é o ato de transformar o aprendizado em um game, ou seja, em um jogo. Isso tem sido desenvolvido no aprendizado infantojuvenil, mas também tem dado resultados positivos entre os adultos. Dessa forma, transformar os treinamentos em pequenas competições ou gincanas entre os profissionais da empresa pode gerar motivação à aquisição de saberes e habilidades. O aspecto lúdico gera mais prazer no processo e pode conceder prêmios aos que tiverem melhores desempenhos.

Como você pode notar, a andragogia é a ciência ou arte de promover a aprendizagem na idade adulta, combatendo a velha crença de que adquirir conhecimento é apenas coisa de crianças e adolescentes. Por isso, as organizações verdadeiramente interessadas em alcançar resultados extraordinários devem investir no aprendizado de adultos, inclusive com programas internos.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre a andragogia? Como avalia esse fator no seu local de trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!