Na atualidade, algumas críticas têm sido feitas aos quadros de funcionários de determinadas organizações. É como se elas sempre privilegiassem homens, brancos, jovens, heterossexuais. Por muito tempo, esse seria o quadro clássico de colaboradores nas empresas. Hoje em dia, porém, surge a necessidade de conceder oportunidades iguais a outros grupos sociais.
A inclusão das mulheres, das pessoas negras, das pessoas com deficiência, das pessoas idosas, da população LGBTQIA+, entre outros grupos historicamente marginalizados no mercado de trabalho se faz mais do que necessária. A diversidade enriquece o debate de ideias nas organizações, o que não só promove mais justiça social, como também favorece o próprio desempenho das empresas. Mas como podemos promover a diversidade nos negócios? É o que você vai conferir a seguir!
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1. Analise o quadro atual de funcionários
Em primeiro lugar, analise o seu quadro atual de colaboradores. Ele é diversificado? Ou é homogêneo? Há predominância de um gênero, faixa etária, etnia, classe social, orientação sexual, formação acadêmica etc.?
Fazer esse diagnóstico é importante para verificar em quais aspectos a empresa pode melhorar. A diversidade geracional, por exemplo, consiste em incluir nas equipes pessoas de diferentes gerações, isto é, de faixas etárias distintas. Essa diversidade permite que grupos com diferentes pontos de vista interajam e aprendam uns com os outros.
2. Crie uma cultura organizacional de diversidade
Para promover a diversidade dentro das organizações, é importante torná-la um dos seus valores, ou seja, um dos pilares que norteiam a sua cultura organizacional. Por isso, é importante incluir esse princípio já na identidade da instituição.
Mais do que isso, é fundamental divulgar a importância da diversidade a todos os stakeholders da organização: aos clientes, aos colaboradores, aos interessados em trabalhar ali e à sociedade de maneira geral. Isso cria um diferencial muito bacana para as empresas, uma vez que promove o combate a possíveis preconceitos que ainda possam estar enraizados.
3. Promova a diversidade já nos processos seletivos
Não adianta adotar a diversidade como um dos pilares da sua cultura organizacional se, nos seus processos seletivos, você contratar sempre pessoas com um mesmo perfil: mesma idade, mesmos interesses, mesmas vivências, mesma orientação sexual, mesma cor de pele, mesma formação acadêmica etc.
Nesse sentido, uma dica bacana que pode evitar esses pré-julgamentos no departamento de recursos humanos é o recrutamento às cegas, especialmente aquele realizado pela internet. Nesse processo, os algoritmos digitais analisam única e exclusivamente as competências dos candidatos, de modo que o recrutador só o conhece de fato nas etapas finais do processo seletivo.
4. Intensifique essa ideia na comunicação interna
O preconceito, especialmente no Brasil, é estrutural. Isso significa que as pessoas ainda julgam e são julgadas por determinadas características, mesmo que de forma velada. Etnia, gênero, idade, orientação sexual e presença de alguma deficiência são fatores que geram preconceito, mesmo que inconsciente.
Dessa forma, é primordial que a organização intensifique a sua comunicação interna, abordando o tema da importância de combater o preconceito e de abraçar a inclusão. A ideia é fazer com que todos se sintam acolhidos e livres para ser quem são, estimulando uma rica troca de conhecimentos.
5. Engaje os colaboradores
Conforme citamos, muitas vezes, as pessoas são preconceituosas e agressivas em algumas falas, sem nem se darem conta. Por isso, uma dica muito bacana é promover palestras e eventos sobre a comunicação não violenta e sobre a linguagem inclusiva nas empresas, que inclusive já abordamos aqui no blog. Isso ajuda a amenizar falas e comportamentos discriminatórios.
Algumas pessoas podem ser mais reticentes e apresentar mais dificuldade em abraçar essa ideia de inclusão. Dessa forma, compreenda que o processo é gradativo, de modo que a reflexão e a conscientização são as melhores formas de engajar as pessoas nessa promoção da diversidade.
6. Crie um programa de diversidade
Um programa de diversidade consiste em um projeto que sistematiza todas as ações que a organização vai tomar com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade nas suas equipes. Modificações nos processos seletivos, destinação de algumas vagas a determinados grupos sociais (cotas), ações de comunicação e eventos são alguns exemplos de iniciativas que constituem esse tipo de programa.
O planejamento e a implantação do programa devem ser promovidos sempre com o engajamento de todas as lideranças e com a orientação da equipe de recursos humanos. Esse departamento pode oferecer dados valiosos sobre o quadro geral de funcionários. Isso permite que objetivos estimulantes sejam definidos e que o programa possa ser desenvolvido com mais eficácia.
7. Defina metas de diversidade
Como todo projeto, um programa de diversidade precisa de metas a serem alcançadas. Por exemplo: por que não há nenhuma pessoa negra em cargos de liderança? Por que há só uma mulher no setor de tecnologia? Verifique como a inclusão pode ser feita para evitar essas desigualdades.
Nesse sentido, ofereça oportunidades a todos, olhando com mais carinho para os grupos que aparecem em desvantagem no seu quadro. Estimule também a capacitação profissional, gerando mais oportunidades de qualificação e alcance de melhores cargos.
8. Acompanhe o alcance dos objetivos do programa por meio de métricas
É essencial delegar funções específicas na adoção desse programa de diversidade, sobretudo entre as lideranças da empresa e entre os profissionais de RH. Nesse sentido, explique a importância de acompanhar as métricas para monitorar o sucesso das iniciativas.
Entre esses indicadores, podemos citar: satisfação interna, taxa de rotatividade de funcionários, remuneração, avaliações de desempenho, cargos de liderança, promoções, e por aí vai. Isso permite avaliar como a empresa e cada um dos seus departamentos está promovendo a diversidade no quadro de funcionários.
Como você pode notar, a diversidade geracional ou de qualquer outro tipo nas organizações é sempre promovida por um conjunto de ações. São esforços de RH, de comunicação interna, de comunicação externa e, acima de tudo, de conscientização acerca da importância de combater qualquer tipo de preconceito.
E você, querida pessoa, como avalia a promoção da diversidade na sua empresa? Como incentiva essa questão no seu negócio? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!