O coaching é uma metodologia que acelera o alcance de objetivos. Isso vale tanto para questões pessoais quanto para questões profissionais. Aliás, com o desenvolvimento da área, existem coaches cada vez mais especializados em ajudar as pessoas em assuntos específicos, como: emagrecer, desenvolver a espiritualidade, passar em um concurso, obter uma promoção, melhorar a sua comunicação interpessoal, e por aí vai.

Independentemente do objetivo específico a ser alcançado, o fato é que o coaching oferece benefícios (cientificamente comprovados, no caso do IBC) em diferentes áreas da vida. Neste artigo, você vai conferir alguns deles. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Benefícios Pessoais

1. Autoconhecimento

O coaching é um mergulho no autoconhecimento. Por isso, ele permite que o indivíduo identifique as suas forças e os seus pontos de melhoria, servindo como importante ferramenta de desenvolvimento pessoal. Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais ela consegue definir para si objetivos que sejam de fato compatíveis com aquilo que ela almeja para ser feliz. Além disso, é identificando as suas forças e limitações que ela consegue superar os desafios e tornar-se alguém cada vez melhor.

2. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de identificar as emoções que sente, apurar as suas causas e administrar a sua intensidade. Toda emoção tem o objetivo de trazer algum alerta ou conhecimento para que o indivíduo afaste-se do que lhe faz mal e aproxime-se do que lhe faz bem. Quando esse sistema está em desequilíbrio, a pessoa sente as emoções de forma desproporcional aos fatos, o que compromete o pensamento racional e sua capacidade de agir com inteligência. O coaching trabalha esse equilíbrio para evitar que isso aconteça.

3. Autoestima e autoconfiança

Ao perceber que tem muitos pontos fortes na busca pela sua felicidade e que pode se desenvolver naqueles aspectos em que ainda não é tão bom, o indivíduo que passa pelo processo de coaching começa a gostar mais e a confiar mais em si mesmo. Essa nova postura o fortalece na hora de lutar pelos seus objetivos, de planejar o seu alcance e de agir para que isso se concretize. Mesmo que os obstáculos surjam — e eles sempre surgem! — o coaching ajuda a pessoa a superá-los mais facilmente!

4. Quebra de crenças limitantes

O coaching ajuda as pessoas a quebrarem muitas crenças limitantes que têm sobre si mesmas e sobre a vida, tornando-se mais flexíveis e abertas às mudanças. Isso se reflete em uma vida de mais resiliência e bem-estar, com menos estresse e cargas negativas. Nesse processo, a pessoa começa a questionar as informações que ela ouve desde a infância da família, da escola, dos amigos e da sociedade. Será que elas fazem sentido? Será que elas de fato ajudam o indivíduo a conduzir a própria vida?

5. Encontro do propósito de vida

PSC

Ainda dentro dos benefícios da vida pessoal, o processo de coaching também ajuda a pessoa a encontrar o seu propósito de vida. Por meio de diversas técnicas e ferramentas da administração, da gestão de pessoas e da própria psicologia, o indivíduo conhece a si mesmo em profundidade e, com isso, identifica as atividades que revelam a sua missão de vida, ou seja, a sua razão de estar aqui. No correr da vida, nem sempre enxergamos isso com clareza, mas o coaching traz tudo à tona.

Benefícios Profissionais

6. Crescimento na carreira

Quanto à vida profissional, as sessões de coaching são a oportunidade para que o indivíduo examine o que tem funcionado e o que pode melhorar na sua carreira. Seja para uma promoção, para passar em um concurso, para empreender ou para mudar de área; o coaching ajudará a pessoa a determinar seu objetivo profissional e a traçar um plano com metas e estratégias até alcançá-lo. O processo está muito atrelado ao autoconhecimento e também à missão profissional do indivíduo.

7. Orientação vocacional

Contudo, antes mesmo de falarmos em crescer na carreira, é fato que há muitas pessoas que simplesmente não sabem o que querem fazer profissionalmente. Aqui, não estamos falando apenas dos jovens recém-saídos da escola, mas também de muitos adultos que passaram a vida em um lugar e chegaram à conclusão de que precisam de novos ares. O coaching oferece testes e ferramentas analíticas que revelam possibilidades vocacionais e ajudam na tomada de decisão.

8. Aquisição de novas habilidades e mais qualidade de vida

A definição vocacional e o estabelecimento de metas profissionais permitem que a pessoa potencialize os seus talentos, desenvolva os seus pontos não tão fortes, seja ágil para super mudanças e adversidades, aumente a sua visão empresarial, equilibre o seu tempo entre o trabalho e a vida pessoal, maximize a sua performance e, consequentemente, seja mais eficaz, eficiente e produtiva para obter grandes resultados. Produtividade e qualidade de vida caminham lado a lado.

9. Desenvolvimento de habilidades de liderança

O coaching também pode auxiliar o profissional a desenvolver as suas competências de liderança, como o bom relacionamento interpessoal, a clareza na comunicação, a capacidade de delegar tarefas, a habilidade para tomar decisões, as técnicas de avaliação de desempenho de funcionários e a capacidade de ser persuasivo e convincente em seu discurso. Isso ajuda, por exemplo, aqueles que desejam ser empreendedores ou ocupar cargos de liderança na empresa em que trabalham.

10. Planejamento de um negócio próprio

Por fim, existem também seções de coaching específicas para aqueles que desejam sair de um emprego tradicional para abrir o seu próprio negócio, seja como profissionais autônomos, seja na abertura de uma empresa. O coach experiente nesse assunto orienta o indivíduo a planejar essa transição, a administrar o seu tempo e a edificar a sua ideia, não sem antes verificar a sua viabilidade real. Aqui, são trabalhadas algumas noções de planejamento estratégico, economia, finanças, marketing e gestão de pessoas.

Comprovação

Segundo a International Coach Federation (ICF), em uma pesquisa realizada por pessoas que passaram por sessões de coach:

  • 80% dos entrevistados relataram aumento na sua autoestima;
  • 82,7% afirmaram estar muito satisfeitos com a experiência;
  • 73% disseram ter vivenciado melhorias em seus relacionamentos;
  • 96,2% afirmaram que repetiriam a experiência.

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios pessoais e profissionais do coaching, que tal desenvolver as suas competências e despertar a melhor versão de si mesmo? Entre em contato com o IBC e conheça as nossas soluções!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!