Você já ouviu falar em vídeo currículo? Trata-se de um vídeo de apresentação do candidato de um processo seletivo à empresa. Ele não substitui o currículo escrito ou as demais fases do processo seletivo, mas pode ser um complemento importante para mostrar quem o indivíduo é e o que ele pode fazer na vaga em questão.

Dessa forma, se você estiver participando de um processo seletivo que exige o vídeo currículo como uma das suas etapas, é importante fazer um bom trabalho para obter destaque diante dos seus concorrentes. Pensando nisso, separamos 10 dicas super importantes para não errar ao gravar o seu vídeo currículo. Preparado? Então, continue a leitura e confira!

1. Prepare-se com antecipação

O que você vai falar? Onde vai gravar o vídeo? O que vai vestir? Decida todas essas questões antes de efetivamente apertar o play. Para tomar todas essas decisões, pesquise sobre a empresa e sobre a vaga em questão. Além disso, releia o seu currículo, relembre as suas principais experiências profissionais e puxe pela memória todos os seus pontos fortes e diferenciais. É essencial que todas as informações do seu vídeo vão ao encontro das expectativas do seu potencial empregador.

2. Crie um roteiro

Se desejar, crie um roteiro com pontos a serem citados, mas não leia esse roteiro no vídeo. É importante ser espontâneo. Fale sobre a sua formação acadêmica, os seus cursos adicionais, as suas experiências profissionais, os seus diferenciais e os porquês de estar interessado na vaga. Também é bacana citar os resultados positivos que você tenha alcançado ao longo da sua trajetória. Demonstre segurança e empolgação com a oportunidade, mas sem exageros. Seja natural e confiante na sua fala!

3. Faça uma escolha sensata quanto ao vestuário

Escolher o que vestir pode ser um dos principais pontos de dúvida na hora de gravar o vídeo. Mais uma vez, vale a pena analisar o perfil da empresa para fazer a sua escolha. Analise essas questões no site da empresa e nas redes sociais. Contudo, por mais informal que a organização demonstre ser, lembre-se de que você está gravando um vídeo com uma finalidade profissional. Portanto, nada de camiseta regata e chinelos, OK? Vista-se como você se vestiria para uma entrevista presencial.

4. Fique atento à forma de gravação do vídeo

Lembre-se de que o recrutador tem muitos vídeos para assistir. Portanto, não se estenda mais do que o necessário. Um vídeo currículo bom tem no máximo 2 minutos. Antes de gravar, verifique se a qualidade do áudio e do vídeo está satisfatória. Verifique também se o ambiente está bem iluminado e se é possível enxergá-lo com nitidez. Os especialistas recomendam a gravação do vídeo com o celular na horizontal e com a câmera normal (não frontal). Programas de edição também podem melhorar a qualidade do trabalho.

5. Escolha um local apropriado

PSC

Para garantir a qualidade do áudio e do vídeo, certifique-se de gravá-lo em um ambiente silencioso e bem iluminado. O ideal é que seja gravado em um escritório ou sala de estar — ambientes em que você esteja sentado e que revelam um pouco da sua postura profissional. Se você compartilha a sua residência com outras pessoas, comunique-as de que você gravará um vídeo pelos próximos minutos e que, por conta disso, não poderá ser interrompido, pois precisa de silêncio.

6. Desenvolva uma postura adequada

Ao gravar o vídeo, procure adotar uma postura de profissionalismo e seriedade, mas sem deixar de ser simpático. Aja como se estivesse em uma entrevista profissional. Lembre-se de que os gestos, as expressões faciais e a linguagem corporal revelam muito sobre um indivíduo. Portanto, mostre-se confortável e confiante. Uma dica importante nesse sentido é treinar com a câmera desligada algumas vezes, para só então gravar o vídeo.

7. Certifique-se de que a sua linguagem seja compatível com o cargo

Como em qualquer apresentação profissional, o vídeo currículo demanda o uso de uma linguagem formal. A formalidade, porém, não consiste em “falar difícil”, mas apenas em fazer um uso correto da língua, ficando atento aos erros gramaticais, à pronúncia das palavras, às gírias e aos vícios de linguagem. Fale com clareza, naturalidade, simpatia e confiança. Apenas evite demonstrar que o texto foi decorado, pois isso confere um ar de artificialidade à sua apresentação.

8. Dedique-se com especial afinco aos primeiros segundos

Os primeiros segundos de qualquer vídeo são os mais importantes para prender a atenção das pessoas. Por isso, vá direto ao ponto: fale o seu nome, o porquê de estar gravando o vídeo e a sua formação acadêmica. Isso já atrai a atenção dos recrutadores. Em seguida, fale dos seus objetivos, experiências e realizações. Inclua outras informações, habilidades e diferenciais competitivos que você julgue relevantes ao contexto. A essência do vídeo é mostrar o que o papel não pode revelar.

9. Interesse-se pela empresa em geral

No vídeo, é importante que você mostre que fez a lição de casa. Isso significa que você deve demonstrar que existe uma compatibilidade entre os seus valores e os valores da empresa. Além disso, essa compatibilidade também deve abarcar as suas competências e as competências que a vaga exige. Quanto mais você demonstrar que pesquisou sobre a empresa e que está motivado para fazer parte dela, maiores serão as suas chances de obter sucesso.

10. Não exagere na criatividade

A criatividade pode ser bem-vinda em um processo seletivo, especialmente se essa for uma das competências exigidas na vaga. Um publicitário, por exemplo, pode ter mais liberdade criativa, especialmente na edição do vídeo. Contudo, alguém da área jurídica, por exemplo, provavelmente necessitará transparecer um perfil de mais seriedade e formalidade. Portanto, fique atento ao contexto do processo e aja de maneira adequada. Encerre o vídeo agradecendo pela oportunidade oferecida.

E você, querida pessoa, já produziu algum vídeo currículo? O que pensa sobre essa ferramenta? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!