O ambiente digital é um universo de possibilidades. O acesso à informação está cada vez mais fácil, a comunicação com pessoas em qualquer canto do mundo está cada vez melhor, e o consumo de conteúdos e produtos nunca esteve tão prático. Em computadores, notebooks e celulares, a vida digital ganha força a cada dia.
Mas então, por que tem tanta gente enriquecendo por meio da internet, enquanto você está aí sem saber o que fazer? A verdade é que não faltam opções para que as pessoas enriqueçam no universo digital, ou ao menos encontrem ótimas opções de atividades para complementar a renda. A seguir, você vai conferir 10 exemplos de meios para prosperar com a internet.
Contents
1. Vendas de produtos físicos
Produtos físicos podem ser vendidos em marketplaces, em sites próprios e até mesmo nas suas redes sociais. Roupas, artesanato, doces, livros, CDs, basicamente qualquer coisa pode ser comercializada pela internet. O importante é que você garanta a qualidade daquilo que você comercializa/revende e faça um bom trabalho de comunicação junto ao público de pessoas potencialmente interessadas. Isso demanda pesquisa, análise, estudo e criatividade, mas vale a pena!
2. Vendas de infoprodutos
Você já ouviu falar em infoprodutos? Como o nome sugere, são produtos que têm a informação como principal elemento. Estamos falando de e-books, videoaulas, cursos online, webinários, infográficos, entre outros. Você pode ser autor desses produtos e comercializá-los em um site próprio ou em plataformas específicas para essa finalidade, como a Hotmart. Se não quiser produzir o conteúdo, pode também trabalhar como revendedor afiliado dos produtores nessas mesmas plataformas.
3. Aulas online
Você tem alguma habilidade bacana? Pois saiba que você pode compartilhar os seus conhecimentos em aulas particulares (ou até em grupo) online. Existem pessoas dando aula de tudo na internet: idiomas, culinária, artesanato, mecânica automotiva, canto, domínio de instrumentos musicais, reforço escolar, e por aí vai. Dessa forma, divulgue os seus serviços pelas redes sociais ou, se preferir, utilize plataformas (como o Superprof) para procurar alunos e compartilhar os seus saberes por videoconferência.
4. Consultorias online
Você domina alguma área do conhecimento e pode ajudar as pessoas? Marketing? Finanças pessoais? Finanças empresariais? Arquitetura? Negócios? Vendas? Advocacia? Então, saiba que, neste momento, pode haver alguma pessoa em qualquer canto do país precisando do seu aconselhamento. 100% online, você pode divulgar os seus serviços e prestá-los a distância, assim como ocorre com as aulas virtuais. O seu trabalho é apenas o de divulgar o seu serviço e prestá-lo com eficácia.
5. Vendas de vídeos e imagens
Você tira fotos com qualidade? Faz retratos de pessoas ou de paisagens que ficam verdadeiras obras de arte? Capta sons ou produz uma música bacana? Pois saiba que existem bancos audiovisuais que compram esses conteúdos. Estamos falando de sites conhecidos, como o Getty Images e o Shutter Stock, que compram esses trabalhos e pagam comissões pelos conteúdos que forem utilizados pelos seus usuários. É uma oportunidade de mostrar o seu talento e ganhar dinheiro com ele!
6. Monetização de conteúdo autoral
Você tem algo relevante para dizer à sociedade? Pois saiba que o seu site ou o seu blog pode ser monetizado na internet, isto é, gerar dinheiro de acordo com os acessos recebidos. Os anúncios do Google Adsense são comunicações publicitárias que rendem dinheiro ao seu site. É um jeito de ganhar dinheiro com os seus textos, imagens e vídeos, obtendo uma espécie de patrocínio ao seu conteúdo autoral. O conteúdo, porém, deve ser relevante no nicho de atuação selecionado.
7. Trabalhos como freelancer
A internet também conta com muitas plataformas para o trabalho freelancer. Em geral, os profissionais mais solicitados nesses ambientes são os redatores, os designers, os programadores e os editores de imagem e vídeo, ou seja, profissionais do marketing digital. Contudo, uma busca mais profunda pode favorecer a contratação de profissionais freelancers em diferentes áreas, como engenharia, administração, serviços jurídicos, tecnologia da informação, tradução, e por aí vai.
8. Trabalhos remotos em geral
A internet tem possibilitado que muitas pessoas trabalhem remotamente. Aqui, estamos falando não apenas dos freelancers, mas também de pessoas contratadas por empresas, mas que têm a oportunidade de trabalhar em modelo não presencial. Há diversas organizações que contam com profissionais cujo trabalho não depende da presença física, como os que atuam com marketing, comunicação, tecnologia, entre outros. Há até mesmo psicólogos atendendo pacientes por videoconferências.
9. Pesquisas e indicações
Existem alguns sites, como o Metro Opinion e o The Panel Station, que oferecem pesquisas remuneradas. Isso significa que você pode se cadastrar nessas plataformas e dar a sua opinião sobre determinados produtos, serviços, empresas, marcas e assuntos, recebendo algum tipo de remuneração em troca (como vouchers, vales-presentes e dinheiro). Há também alguns sites que recompensam as suas próprias indicações a terceiros, por meio de comissões, como é o caso da Méliuz.
10. Ações de influenciadores digitais
Por fim, talvez a maior “profissão da moda”: você pode tornar-se um influenciador digital. Para isso, é necessário desenvolver uma linha editorial, ou seja, uma área de atuação com temas sobre os quais você possa produzir conteúdos interessantes. É o caso dos youtubers, bloggers e instagrammers, que produzem vídeos, publicações e lives com muito carisma, direcionados ao seu público-alvo. O crescimento da sua base de seguidores gera o interesse de anunciantes, e é na publicidade que estão as suas maiores perspectivas de lucro.
As 10 ações acima são algumas das possibilidades que o mundo digital oferece. Neste momento, há milhões de pessoas em todo o mundo obtendo algum tipo de remuneração em decorrência dessas atividades. Dessa forma, o que você pode e de fazer é identificar as opções mais compatíveis com os seus talentos e objetivos, transformando os seus conhecimentos e habilidades em fontes de lucro!
Gostou deste conteúdo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!