Você já ouviu falar em marketplaces? Talvez você não os tenha conhecido por esse nome, mas certamente você já ouviu falar em Mercado Livre, Amazon, OLX e Via Varejo, não é mesmo? São sites que simplesmente vendem de tudo. Como isso é possível?

Neste artigo, você vai entender melhor o que é um marketplace, como essas plataformas funcionam, quem pode comercializar itens por meio delas e quais são os benefícios que elas oferecem aos produtores e anunciantes. Preparado? Então, siga em frente e saiba mais sobre o tema!

O que são marketplaces?

Marketplaces são grandes shoppings online, isto é, são sites que permitem que diferentes lojistas comercializem os seus produtos ali, beneficiando-se da grande quantidade de consumidores que essas plataformas atraem. Esse tipo de e-commerce oferece uma marca consolidada e uma ótima infraestrutura aos lojistas, permitindo que prosperem.

Hoje em dia, há marketplaces de diversos segmentos, sendo que alguns deles comercializam apenas ao consumidor final, enquanto outros permitem o comércio B2B (empresas que compram de outras empresas). Há sites que comercializam produtos novos e também usados, havendo também até a venda de serviços.

Como funciona a venda nessas plataformas?

O processo de venda nos marketplaces segue o passo a passo a seguir:

  1. O parceiro se cadastra no marketplace, sendo aprovado em um pré-cadastro;
  2. O anunciante coloca no site todas as informações da sua loja: nome, logotipo, contatos, descritivos de produtos e serviços, preços, condições de pagamento, fotos etc.;
  3. O cliente faz o pedido;
  4. O pedido é aprovado;
  5. O parceiro envia o pedido;
  6. O marketplace coleta o item;
  7. O marketplace entrega o produto ao cliente;
  8. O lojista recebe o pagamento, com a comissão descontada.

São responsabilidades dos marketplaces: oferecer uma plataforma de e-commerce segura e com boa infraestrutura, atrair tráfego (acessos), investir em marketing (em buscadores, e-mail marketing, redes sociais etc.), enviar o pedido e prestar atendimento SAC (que pode ser compartilhado com o lojista).

PSC

São responsabilidades do lojista parceiro: marketing (fazer a sua parte para destacar-se dentro do próprio marketplace), acompanhar os pedidos, embalar os pedidos (afixando as etiquetas e emitindo as notas fiscais), enviar os pedidos e também prestar atendimento via SAC.

Quem pode anunciar em marketplaces?

Alguns marketplaces permitem que pessoas físicas vendam produtos usados para outras pessoas físicas. Contudo, para anunciar produtos novos nessas plataformas, é essencial que o indivíduo tenha um CNPJ de microempreendedor (MEI) ou superior. Além disso, confira alguns pré-requisitos que os marketplaces brasileiros costumam exigir:

  • CNPJ em atividade e sem qualquer restrição;
  • Emissão de nota fiscal (NF-e ou NF-a);
  • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de varejista;
  • Capital social de, no mínimo, 1000 reais;
  • Inscrição no sintegra (caso não seja MEI);
  • Conta corrente vinculada ao CNPJ.

Quais são os benefícios desses sites?

Agora que você já compreende o que são marketplaces, quem pode anunciar nesses sites e como as vendas funcionam, confira os benefícios que essas plataformas oferecem.

1. Visibilidade e credibilidade

Os marketplaces geralmente contam com uma marca conhecida e uma quantidade significativa de clientes e potenciais consumidores. Por isso, eles são uma oportunidade mais interessante, em comparação com o varejista individual, que precisa construir a sua credibilidade e a sua visibilidade sozinho. Dessa forma, o marketplace “empresta” a sua imagem e a sua reputação aos lojistas, tonando o processo muito mais prático e rápido.

2. Geração de vendas

Se há mais gente visualizando os seus produtos, obviamente, aumentam também as chances de concretizar as vendas. Esses sites recebem uma audiência considerável, de modo que boa parte desse público seja direcionada aos anunciantes. No entanto, o lojista também deve fazer a parte dele, criando uma marca que se destaque e gerando fotos e descrições completas dos seus produtos. Quanto mais informativo e persuasivo for esse trabalho, mais será fácil conquistar os clientes e fechar as vendas.

3. Boa estrutura da plataforma

Os marketplaces, em geral, são plataformas maduras, que oferecem uma excelente infraestrutura, diferenciadas condições de pagamento, elevados procedimentos de segurança, tecnologia de ponta e bons conhecimentos em marketing. Por conta de toda essa estrutura, o lojista pode ficar mais tranquilo, focando naquilo que realmente está sob a sua responsabilidade: a qualidade do produto que ele comercializa. Todo o resto fica aos cuidados do próprio marketplace.

4. Ótimo custo-benefício

A relação custo-benefício que os marketplaces oferecem aos lojistas também é interessante, sobretudo quando comparada às lojas individuais. O investimento (comissões) é relativamente baixo, em comparação com o potencial de vendas que podem ser geradas e com o retorno que elas podem oferecer. Além do mais, criar um e-commerce próprio demandaria muitos testes, riscos e elevados investimentos em marketing, até que uma quantidade expressiva de clientes pudesse ser alcançada.

5. Facilidades nas operações de vendas

Além da plataforma em si, alguns marketplaces oferecem outras facilidades. Entre elas, podemos citar a logística de entrega, a integração com o ERP, a possibilidade de publicar anúncios dentro da própria plataforma, crédito para investimento, auxílio na elaboração de uma comunicação mais persuasiva, e por aí vai.

6. Possibilidades concretas de prosperidade

Dizem que o início é o momento mais difícil de quem deseja empreender e comercializar produtos, mesmo na internet. Os marketplaces oferecem muita ajuda nessa fase, o que permite que os lojistas se estabilizem e, enfim, encontrem oportunidades para crescer e lucrar. Alguns desses sites contam com especialistas que oferecem verdadeiras consultorias aos lojistas, não apenas para aprender a usar as plataformas, mas também para edificarem os seus negócios e prosperarem.

Como você pode perceber, os marketplaces são um universo de possibilidades de crescimento para quem tem algo relevante a comercializar para as pessoas. Essas plataformas estão em constante expansão, acompanhando o ritmo do crescimento do comercio digital em geral, tanto no Brasil como no mundo inteiro.

E você, ser de luz, já comprou ou já vendeu algo por meio de marketplaces? Como foi a sua experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!