O coaching é uma metodologia que acelera o alcance de objetivos de indivíduos ou de organizações. Trata-se de um conjunto de conhecimentos, técnicas e ferramentas que permitem o autoconhecimento, a detecção de forças e pontos de desenvolvimento, a definição do estado desejado (objetivo a ser alcançado), o desenvolvimento de um planejamento estratégico e a avaliação contínua até que a meta estipulada seja atingida.

No Brasil, a grande referência no setor é o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, que conta com os melhores profissionais do país e que oferece formações destinadas ao desenvolvimento humano em diferentes frentes: vida pessoal, vida profissional, orientação financeira, soluções corporativas, e por aí vai.

Na sequência, você vai conferir 10 motivos pelos quais você e a sua empresa podem e devem investir em coaching. Continue a leitura e descubra!

1. Autoconhecimento

Conforme citamos, o autoconhecimento é o ponto de partida do coaching. Nesse método, falamos no “estado atual”, ou seja, no ponto da vida em que o indivíduo ou a empresa se encontra. Por meio de reflexões, testes e outras ferramentas, é possível detectar o que já vai bem e o que pode melhorar nas pessoas e/ou nas organizações. É detectando as forças e as fraquezas que começamos a pensar no que podemos fazer para progredir. Qualquer mudança sólida ocorre sempre de dentro para fora.

2. Definição de metas inteligentes

Após a compreensão do estado atual, é necessário definir o estado desejado, ou seja, o objetivo a ser alcançado. Esse objetivo pode ser pessoal ou de carreira. No caso das empresas, estamos falando de metas organizacionais. O importante, do ponto de vista do coaching, é que esse objetivo seja específico, mensurável, alcançável e tenha um prazo de tempo estimado. Além disso, ele deve estar alinhado com o propósito de vida da pessoa ou com a missão da empresa para que seja de fato relevante e positivo.

3. Capacidade de realização

Quando uma pessoa define uma meta, é natural que a insegurança surja em alguns momentos. No entanto, os mecanismos do coaching agem para reduzir essa insegurança e despertar essa autoconfiança. É por isso que toda meta definida é sempre realista e mensurável. Além disso, o coach aconselha o indivíduo sempre em duas frentes: a frente motivacional (acompanhando o estado emocional da pessoa) e a frente técnica (com orientações práticas para alcançar aquilo que deseja).

4. Desenvolvimento pessoal e profissional

PSC Renascimento

Hoje em dia, existem coaches que atuam em diferentes segmentos: vida pessoal, carreira, finanças, relacionamentos, saúde, atividades físicas, nutrição, espiritualidade, e por aí vai. Além disso, há soluções corporativas, em que o coach diagnostica os problemas de uma organização ou de um departamento e atua em conjunto com a equipe para resolvê-los estrategicamente. Por isso, trata-se de uma ferramenta completa, que promove o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

5. Gerenciamento eficaz do tempo

Uma coisa que todo coach faz é orientar o indivíduo a não procrastinar. Dessa forma, o método procura quebrar o grande objetivo definido em pequenas metas, a serem alcançada passo a passo, de modo organizado e estratégico. Isso ameniza a ansiedade da pessoa e facilita a administração do tempo. Assim, cada tarefa que a pessoa precisa realizar tem um prazo a ser cumprido. O coach acompanha o cumprimento dessa agenda, avalia a qualidade do que é feito e presta uma assistência contínua.

6. Melhorias gerais na qualidade de vida

O coaching não atua apenas no alcance de metas pontuais. Na verdade, ele promove aprendizados que podem e devem ser levados pelo indivíduo por toda a sua vida, onde quer que esteja. Essa jornada de autoconhecimento, organização, planejamento estratégico e melhorias contínuas torna-se um hábito em todas as metas que a pessoa se compromete a alcançar. É por isso que se diz que quem faz coaching uma vez nunca mais pensa e age da mesma maneira. A pessoa prospera em todos os sentidos!

7. Aprimoramento de habilidades

Para ajudar as pessoas a alcançarem os seus respectivos estados desejados, os coaches as orientam a aprimorar as suas habilidades. Algumas, os indivíduos já têm, devendo apenas ser aperfeiçoadas. Outras, porém, precisam ser desenvolvidas desde o início. Criatividade, inteligência emocional, gestão do tempo, liderança, negociação, clareza de comunicação e disciplina são algumas das habilidades mais trabalhadas nas sessões de coaching. Isso fortalece a autoestima e facilita o alcance das metas.

8. Equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal

Uma coisa que o processo de coaching nos ajuda a compreender é que nenhum exagero é bom. Dessa forma, o indivíduo que se dedica demais aos negócios aprende que ele precisa organizar as 24 horas do dia, sem negligenciar a sua família, o seu lazer e a sua saúde física e mental. Por isso, o processo de coaching também permite que as pessoas organizem melhor as suas rotinas, compreendendo que a vida é feita de várias áreas às quais devemos nos dedicar.

9. Aumento na produtividade

Quando uma pessoa passa pelo processo de coaching, ela conhece a si mesma, organiza melhor o seu tempo e desenvolve diferentes habilidades técnicas e comportamentais. Devido a todos esses benefícios, o indivíduo começa a trabalhar mais e melhor, muitas vezes fazendo em menos tempo aquilo que costumava levar uma eternidade. É por isso que a produtividade das pessoas e até de organizações inteiras melhora consideravelmente após a aplicação do método.

10. Ganho de autoconfiança

Em consequência de todas as vantagens já citadas, fica claro que o coaching ajuda as pessoas e as empresas — que muitas vezes acreditavam ser incompetentes — a alcançar resultados com mais facilidade e rapidez. Ao perceberem tudo aquilo que podem fazer, os indivíduos apresentam um elevado ganho de autoconfiança, muitas vezes se surpreendendo com as próprias capacidades.

Em conclusão, o coaching é um método que se utiliza de conhecimentos de diversas áreas, como a psicologia, a administração, os recursos humanos, a programação neurolinguística (PNL), as constelações sistêmicas, a gestão do tempo, e por aí vai. Conhecendo um instituo sério, como o IBC, certamente qualquer pessoa ou empresa pode se beneficiar dos itens acima citados. Entre em contato conosco e saiba mais!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiencia com o coaching? Como foi ou como tem sido? O que pensa sobre o método? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!