Você já se perguntou exatamente o que é uma empresa? As empresas são organizações que oferecem produtos ou serviços à sociedade, isso é fato. Mas a empresa não é o site dela, o prédio em que ela está instalada ou o valor que ela adquiriu na bolsa de valores. Uma empresa é, acima de tudo, um conjunto de pessoas que trabalham unidas por um mesmo objetivo.
Portanto, não se pode falar em desenvolvimento de empresas sem que falemos em desenvolver pessoas. Na sequência, vamos compreender melhor a importância do desenvolvimento humano nesse contexto e conferir alguns aprendizados fundamentais nesse sentido!
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Desenvolver pessoas: missão e necessidade
Quando pensamos em médicos, psicólogos, professores e coaches, fica bem claro compreender o papel de cada um: saúde física, saúde mental, aquisição de conhecimentos e alcance de objetivos específicos. Todos eles são, portanto, profissionais do desenvolvimento humano, atuantes em diferentes segmentos que se complementam.
Contudo, desenvolver pessoas não é função exclusiva dessas profissões. Os líderes de absolutamente qualquer empresa têm a missão e a necessidade de desenvolver pessoas, tanto quanto qualquer coach ou professor. Muitas vezes, é dentro das empresas que as pessoas encontram e colocam em prática os seus respectivos propósitos de vida, de modo que é essencial que esses ambientes deem oportunidades e fundamentos para que todos progridam ali.
Os resultados de uma organização nada mais são do que um somatório dos resultados alcançados por cada um dos seus membros. É como dizer que uma banda de rock é boa — a impressão que temos da banda nada mais é do que o somatório da competência de cada um dos seus integrantes.
Por isso, desenvolver pessoas em ambiente corporativo, e também fora dele, é essencial. Todo ser humano pode e deve adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e adotar comportamentos que despertem a sua melhor versão. Isso o beneficia individualmente, enquanto o grupo em que ele está inserido automaticamente também se fortalece.
3 aprendizados sobre o desenvolvimento humano dentro e fora das empresas
Falando sobre o desenvolvimento humano e a sua importância, confira, na sequência, 3 aprendizados que não podemos esquecer, nem dentro nem fora das empresas.
1. As pessoas são agentes, não recursos
Quando falamos em pessoas dentro de uma organização, é comum utilizarmos a expressão “recursos humanos”, que inclusive tornou-se um dos nomes do departamento de gestão de pessoas. Contudo, essa expressão pode, de certa maneira, objetificar os colaboradores, como se fossem instrumentos de trabalho, tanto quanto um caderno ou um computador. Isso não é verdade, pois as pessoas que compõem uma equipe são seres pensantes, criativos e cheios de potenciais.
Dessa forma, é preferível compreendê-las como agentes, e não como recursos. As pessoas transformam os recursos das empresas em soluções para os desafios que se apresentam. Um funcionário não pode ser visto como um gasto, mas como um ativo essencial da organização. Ele é um ser repleto de conhecimentos, vivências, habilidades e atitudes que geram soluções. Não pode ser entendido como um equipamento a ser usado e substituído posteriormente. Agentes não são recursos!
2. O valor não é definido pelo salário
O salário é a remuneração financeira que concedemos aos colaboradores de uma organização. É óbvio que ele é importante, afinal de contas, todo mundo precisa de dinheiro para viver na sociedade que construímos. Todavia, não podemos associar o valor de um indivíduo a quanto ele ganha no trabalho. Há profissionais muito competentes que ainda são mal remunerados, enquanto há pessoas que podem ter cifras altíssimas na conta bancária, sem que de fato sejam agentes de transformação.
Portanto, é preciso compreender o valor de um indivíduo pela sua capacidade de agregar estando dentro do negócio, ou seja, pelo seu valor intangível. Assim, cada colaborador deve ser analisado com base na sabedoria que ele traz ao time, nas habilidades que ele desenvolve e potencializa dentro daquele meio e nas competências comportamentais que ele demonstra no dia a dia (criatividade, dedicação, organização, bom relacionamento etc.).
3. O desenvolvimento humano deve ser mensurado
As empresas que já levam mais a sério o desenvolvimento humano costumam realizar avaliações de desempenho e feedbacks periódicos. Contudo, avaliar o desempenho de um funcionário é quase sempre uma análise técnica e objetiva de resultados e de produtividade. Esses itens continuam importantes, mas não esgotam o conceito de desenvolvimento humano. É preciso considerar o quanto cada colaborador está evoluindo no seu dia a dia, o que nem sempre aparece em números.
Talvez, um colaborador ainda não esteja batendo uma meta específica, mas já é possível perceber que ele está adquirindo conhecimentos e lapidando as suas competências. Dessa forma, o feedback ideal seria aquele que reconhece o progresso que já está sendo feito, com orientações para que ele progrida naquilo que ainda não está tão bom. Quando um colaborador está motivado e bem orientado, ele consegue se desenvolver, e, consequentemente, a empresa também progride. O processo é mútuo e simultâneo!
Desenvolva as suas equipes
Desenvolver pessoas dentro e fora das empresas é função de todo líder e de toda organização. Esse processo é contínuo, sem uma linha de chegada, afinal de contas, sempre é tempo de aprender. Nesse sentido, confira as medidas mais recomendadas no desenvolvimento de equipes:
- Compartilhar conhecimentos;
- Promover cursos, workshops e treinamentos de capacitação;
- Estimular a leitura e o acompanhamento das notícias do segmento;
- Promover a participação em eventos da área;
- Incentivar a integração e a troca de saberes entre os membros da equipe;
- Incluir os colaboradores nos processos de tomada de decisão;
- Desenvolver programas de comunicação interna e endomarketing;
- Aplicar avaliações periódicas de desempenho que consideram não apenas os resultados finais, mas também o processo evolutivo de cada colaborador;
- Conceder feedbacks completos e humanizados, que apontam os aspectos positivos e os que podem melhorar, de forma motivacional.
Coloque as recomendações acima em prática e torne-se um verdadeiro desenvolvedor de pessoas, dentro e fora da sua organização. Assim, quando cada indivíduo progride, o grupo do qual ele faz parte automaticamente também alcança resultados verdadeiramente extraordinários!
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