Desde os primórdios, os seres humanos gostam de contar histórias uns aos outros. Esse processo permite diversas ações, como: entreter, emocionar, explicar algo complexo, dar exemplos, transmitir ensinamentos ou simplesmente passar o tempo. Recentemente, a comunicação publicitária tem recorrido a essa característica tão enraizada da nossa espécie para seduzir as pessoas, em um processo conhecido como storytelling.

Talvez o nome seja novidade para você, mas o conceito não é exatamente uma inovação. O que tem evoluído são as tecnologias que as empresas empregam para criar essa comunicação da forma mais sedutora possível. Neste artigo, você vai entender o que é o storytelling e também vai conferir 5 exemplos de sucesso. Acompanhe!

O que é o storytelling?

A palavra “storytelling” vem do inglês e significa, em tradução livre, “a arte de contar histórias”. No mundo das empresas, o conceito se refere especificamente ao marketing e à comunicação publicitária, em que as histórias fazem parte das campanhas.

Antigamente (embora hoje em dia ainda possamos ver alguns exemplos com esta característica), a publicidade basicamente mostrava os produtos, listas de benefícios e os seus respectivos preços, como se fosse um catálogo. Essa informação até funcionava para aqueles consumidores que já estivessem interessados nos produtos. No entanto, era preciso seduzir também aqueles que nem sequer tinham parado para pensar sobre a necessidade de adquirir aquela solução.

Para resolver o problema, a comunicação mercadológica tornou-se cada vez mais sofisticada, introduzindo a contagem de histórias para entreter e atrair a atenção do público. A ideia era sempre gerar com o potencial cliente uma identificação com a história, de modo que ele mesmo pudesse perceber o quanto aquele produto/serviço pode tornar a sua vida mais fácil e feliz.

A vantagem do storytelling em relação à publicidade que apenas lista benefícios é gerar um vínculo emocional. A contagem de histórias gera entretenimento e emoções, o que certamente faz com que as pessoas se lembrem muito mais das marcas que recorrem a essa estratégia do que daquelas que criam anúncios “frios” e sem vida.

5 exemplos de sucesso de storytelling

PSC

Se você puxar pela memória, com certeza conseguirá se lembrar de alguns exemplos de storytelling. São histórias que as próprias marcas contam para vender os seus produtos, mas não sem antes gerar entretenimento, humor, empatia, reflexão, entre outras emoções. Na sequência, você vai conferir alguns exemplos de uso dessa técnica que foram bem-sucedidos!

1. Dove

A Dove criou uma campanha chamada “retratos da beleza”, em que um artista foi chamado para desenhar mulheres, com base na descrição que elas forneciam sobre si mesmas. Em uma segunda etapa da dinâmica, as mulheres tinham que descrever alguma outra participante da dinâmica, e o artista também teria que desenhá-las com base apenas nas palavras que elas diziam.

Ao final do processo, cada mulher recebia dois desenhos de si mesma: aquele feito com base na sua própria descrição e aquele feito com base na descrição oferecida pela colega. O resultado foi que as participantes eram muito mais críticas em relação à aparência consigo mesmas do que com as colegas. Sendo a Dove uma marca de produtos de higiene e beleza, a campanha fez muito sucesso, pois trouxe à tona a necessidade feminina da autoestima e de amar mais a si mesma!

2. Nextel

A Nextel foi uma empresa de telecomunicações que sempre foi muito rotulada por oferecer uma tecnologia diferenciada, quase sempre associada às empresas, mas mantendo-se distante das pessoas físicas. Para promover uma aproximação maior com o consumidor comum, a organização criou uma campanha intitulada “não ao rótulo”, em que celebridades de diferentes áreas contavam as suas próprias histórias de vida, sobretudo os rótulos que receberam em suas respectivas trajetórias.

O ator Fabio Assunção, o músico Júnior Lima e a modelo Daniela Cicarelli participaram da campanha compartilhando as dificuldades e os julgamentos que receberam em vários momentos das suas vidas. O objetivo da proposta foi, por meio das histórias de cada um, mostrar que nada pode nos abalar na conquista dos nossos objetivos.

3. Médicos sem fronteiras

A organização internacional “Médicos sem fronteiras” foca em ajuda humanitária, levando atendimento médico, vacinas, cuidados de saúde mental, atendimento aos feridos de guerra, água, alimentos, saneamento básico, abrigos, entre outros itens de primeira necessidade às áreas mais vulneráveis em todo o mundo.

Os filmes publicitários da empresa veiculados na televisão são grandes contagens de histórias, em que a instituição mostra as suas atividades, contando também a situação precária das áreas em que atuam. São mostradas as histórias de vítimas da pobreza, das guerras, das catástrofes naturais, das epidemias, da fome etc. A ideia é sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer a sua doação para que a instituição possa dar continuidade ao seu trabalho humanitário.

4. Always

A marca de absorvente Always sempre traz em suas campanhas a força feminina, afinal de contas, ainda vivemos em um mundo muito machista, que nem sempre dá às mulheres o devido reconhecimento pela sua capacidade de superar as dificuldades do dia a dia.

Nesse sentido, a marca trouxe na campanha “like a girl” (“como uma menina”) algumas jovens para que contassem como elas se sentem em determinadas situações — inferiorizadas pelo simples fato de serem meninas. “Você luta como uma menina” e “Você joga como uma menina” foram algumas das frases machistas citadas.

A campanha teve o objetivo de gerar identificação com as meninas adolescentes, mostrando-lhes que elas podem fazer o que quiserem, da maneira que quiserem, e que não há nada de errado com isso.

5. Coca-Cola

É difícil pensar em uma marca que utilize mais o recurso do storytelling do que a Coca-Cola. O refrigerante é tão consolidado na liderança do seu segmento em praticamente todo o mundo que não é preciso que as campanhas da empresa digam “Tome Coca-Cola porque é gostoso!”.

Em vez disso, as campanhas da empresa sempre exploram momentos de felicidade, como um jantar em família, um passeio com os amigos e um encontro romântico de um casal. Em todos esses contextos, o refrigerante aparece sendo compartilhado, revelando o principal conceito das campanhas da empresa: o de que a bebida é sinônimo de felicidade, devendo ser consumida coletivamente, aproximando as pessoas e promovendo cada vez mais união e alegria.

Não é à toa que as campanhas de Natal da Coca-Cola, por exemplo, são sempre muito aguardadas e emocionantes, já que exploram sempre a importância e a satisfação que é estar ao lado de amigos e familiares nessa época.

Como você pode perceber, a ideia do storytelling é contar histórias que emocionem, ensinem, divirtam e inspirem. As marcas precisam falar de si mesmas e dos seus valores para que criem identificação com os públicos que pretendem alcançar, e não apenas dos benefícios dos produtos. Trata-se de um recurso que ilustra e entretém a comunicação mercadológica, substituindo os preços e os adjetivos pela narrativa que emociona e que de fato desperta atenção e interesse.

E você, querida pessoa, se lembra de mais algum exemplo de storytelling que tenha sido bem-sucedido? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!