Toda empresa, independentemente do seu porte ou da sua área de atuação, precisa de gestão. Gestão significa a administração de todos os recursos que a organização tem à sua disposição: materiais, infraestrutura, tecnologia, pessoas, tempo e dinheiro. Quando todos esses recursos são adequadamente administrados, permitindo que a empresa execute as suas atividades com excelência, há uma boa gestão.
No entanto, nem todo empreendedor tem essa consciência. Por isso, é relativamente comum que algumas falhas na gestão ocorram nas empresas. Neste artigo, relacionamos as 5 principais falhas que atrapalham a gestão empresarial. Continue a leitura e descubra quais são elas!
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1. Ausência de planejamento estratégico
Todas as ações realizadas em uma empresa precisam ser planejadas. Nada deve ser decidido e executado com base no “achismo”. É necessário compreender o cenário atual vivido pela organização, definir um objetivo e traçar um caminho que una os dois pontos, por meio de ações planejadas. O planejamento das ações da empresa envolve contratar pessoas competentes, treinar os funcionários, delegar as funções estrategicamente, fornecer os recursos necessários e acompanhar a sua execução.
Tudo isso envolve método, disciplina e planejamento. Além disso, envolve também uma comunicação eficaz entre os líderes e os seus liderados. É essa comunicação que faz com que todos saibam o contexto da empresa e as metas que precisam ser alcançadas. Além disso, o planejamento estratégico também permite que a empresa concretize a sua visão e a sua missão, por meio da utilização dos valores organizacionais em cada atividade ali executada.
2. Falta de preparo dos líderes
Todo gestor precisa ser também um líder. Isso significa que quem ocupa essa posição não pode agir apenas como um chefe, mas como uma verdadeira liderança inspiradora. Nesse sentido, essas pessoas devem adquirir conhecimentos, não apenas acerca das técnicas dos departamentos que chefiam, mas também da própria arte de lidar com pessoas. Conduzir equipes é, acima de tudo, dar o exemplo das competências que você deseja ver em todos os seus liderados.
Liderar é ouvir o que todos têm a dizer e incluí-los no processo de tomar decisões, de forma democrática. Assim, é também definir objetivos, planejar estrategicamente as ações, delegar funções, dar orientações, prestar auxílio continuamente, corrigir erros, reconhecer acertos, dar feedbacks completos, sugerir melhorias e monitorar resultados. Nas empresas em que os líderes atuam dessa forma, a gestão funciona com mais eficácia, pois os colaboradores trabalham com mais motivação e eficiência.
3. Ineficácia nos treinamentos
O treinamento é o processo de capacitação de recursos humanos, ou seja, de desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que beneficiam a execução das atividades diárias. Assim, é importante que as empresas identifiquem os cursos e os treinamentos que os seus colaboradores devem realizar, de modo que melhorem os seus desempenhos. Nesse sentido, as organizações podem criar os seus próprios programas de capacitação, bem como fazer parcerias com instituições de ensino.
Esses treinamentos ajudam os colaboradores a definir processos internos, a tomar decisões, a dominar programas de computação, a compreender a utilização de materiais e ferramentas, a adquirir conhecimentos técnicos e a desenvolver competências comportamentais (inteligência emocional, organização, planejamento estratégico, clareza de comunicação, bons relacionamentos interpessoais etc.). Os treinamentos não são gastos, mas investimentos em produtividade e em desempenho!
4. Baixa qualidade de vida no ambiente de trabalho
O lugar de trabalho não deve ser um ambiente opressor, em que as pessoas apenas cumprem ordens motivadas pelo medo das punições. Essa é uma ideia antiga, há muito ultrapassada. Na verdade, os estudos mais recentes sobre gestão de pessoas ressaltam que oferecer qualidade de vida no ambiente profissional melhora o relacionamento interpessoal e faz as pessoas realizarem as suas atividades com mais leveza, prazer, empenho e dedicação.
Por isso, toda empresa deve oferecer um ambiente limpo e organizado, infraestrutura adequada e confortável aos colaboradores, materiais apropriados para as atividades, salários e benefícios justos, possibilidades de crescimento na carreira, lideranças democráticas e humanizadas e regras que mantenham o respeito entre todos. Além disso, a organização também deve definir horários de expediente e de refeições/pausas, de modo que a saúde física e mental de todos seja preservada.
5.Falta de acompanhamento
O acompanhamento consiste no monitoramento das atividades realizadas na empresa e dos resultados que elas estão surtindo. Uma empresa que não monitora o seu próprio desempenho está no escuro, ou seja, não faz ideia acerca de estar ou não alcançando o seu próprio objetivo. Por isso, cabe aos gestores da organização definir métricas para acompanhar o desempenho de todas as suas áreas: produção, vendas, marketing, finanças, recursos humanos, logística, e por aí vai.
O monitoramento constante das ações e dos seus respectivos desempenhos determina os rumos que a organização deve tomar. As estratégias que estão surtindo os efeitos esperados devem ser continuadas, enquanto aquelas que estão abaixo das expectativas precisam de adaptações ou substituições. Essa agilidade ao tomar decisões é o que torna as empresas competitivas. Assim, além de monitorar os próprios resultados, também é fundamental acompanhar a concorrência e as tendências do momento.
Conclusão
Há muitos erros que podem ser cometidos na gestão de uma empresa. Contudo, as 5 falhas citadas acima (ausência de planejamento estratégico, falta de preparo dos líderes, ineficácia nos treinamentos, baixa qualidade de vida no trabalho e falta de acompanhamento) certamente são as mais graves, pois originam todas as outras.
Diante disso, é fundamental que todos os gestores compreendam essas falhas e verifiquem se elas têm ocorrido em algum dos departamentos que chefiam, ou na empresa como um todo. A detecção precoce de comportamentos ineficazes é a melhor maneira de adotar novos processos e comportamentos, que sejam mais produtivos e compatíveis com uma organização que realmente deseja alcançar resultados extraordinários!
E você, querida pessoa, identifica alguma dessas falhas no seu ambiente de trabalho? Qual? O que poderia ser feito para consertar esse problema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!