Ser um franqueado é um meio prático que muita gente encontra para tornar-se um empreendedor. Apesar dos benefícios que esse sistema oferece, é preciso considerar que o mercado tem se tornado altamente competitivo. Dessa forma, por mais que as franquias muitas vezes já contem com marcas consolidadas, é muito importante que cada franqueado faça a sua parte para se destacar.

A obtenção desse destaque obrigatoriamente passa pelos projetos de comunicação e marketing. Diante disso, é essencial reforçar a identidade da marca e produzir conteúdos que gerem autoridade, de modo a conquistar e reter o máximo possível de clientes.

Um bom plano de comunicação e marketing pode ser extremamente benéfico para quem deseja divulgar a sua franquia. Nesse sentido, separamos as 6 dicas a seguir. Continue a leitura e confira!

1. Defina o seu público-alvo ou persona

Toda empresa deve ter um público-alvo, ou seja, um perfil de consumidor a ser alcançado, de acordo com cada negócio. Com as franquias, não é diferente. Portanto, segmente as pessoas que você deseja impactar em perfis demográficos (faixa etária, gênero, faixa de renda, escolaridade, estado civil, localização geográfica etc.) e demográficos (desejos, necessidades, medos, valores, estilo de vida etc.).

Algumas empresas vão além na definição desse público, e criam verdadeiras personas. Uma persona é uma personagem semifictícia que representa bem o público a ser alcançado pelo plano de comunicação e marketing. Essa persona pode ter nome, idade, profissão, objetivos, valores, estilos de vida, enfim é uma personagem completa, a ser tomada como referência em todas as ações de comunicação.

2. Gere engajamento nas redes sociais

As redes sociais têm se popularizado muito no Brasil e no mundo. Hoje em dia, é muito raro encontrar alguém que não seja ativo em pelo menos alguma delas. Dessa forma, na hora de divulgar a sua franquia, verifique quais são as redes mais acessadas pelo seu público-alvo ou persona e crie uma página para a sua franquia/unidade exatamente nessas redes.

Esses sites são uma oportunidade perfeita para que você divulgue as informações relevantes da sua franquia, publique conteúdos interessantes e estreite o relacionamento com os seus clientes ou potenciais clientes. Para isso, certifique-se de responder a cada engajamento recebido, como compartilhamentos, comentários e conversas no chat. Invista nesses portais, pois eles são extremamente úteis para humanizar a sua marca — vide Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, e por aí vai.

3. Participe de feiras e convenções

Outra maneira de se destacar como franqueado é participando de feiras e convenções. Nesses eventos, você pode criar um stand para a sua marca, expondo os seus produtos e/ou serviços. Por serem eventos específicos, talvez seja um pouco mais difícil conquistar clientes nessas ocasiões, mas você certamente pode atrair a atenção de bons investidores, desde que saiba divulgar os seus diferenciais e os benefícios da sua empresa, com informações de qualidade e uma dose de persuasão.

Além do mais, aproveite essas ocasiões para fortalecer o seu networking. Nesses eventos, você vai encontrar muitas pessoas da área de franquias, ou mesmo de áreas distintas, que podem fazer com você parcerias de negócios. Portanto, utilize os eventos para trocar informações, compartilhar aprendizados e ter insights que podem contribuir significativamente com o desempenho da sua franquia.

4. Crie um site informativo e com identidade

Uma empresa que não tem um site, hoje em dia, praticamente não existe, já que é à internet que as pessoas recorrem quando desejam obter alguma informação. Dessa forma, construa um site completo e bem informativo para divulgar a sua franquia, podendo atrair clientes, investidores e potenciais franqueados. Crie uma identidade visual expressiva para a sua marca e explore-a com criatividade.

Também é fundamental que o site seja funcional, com menus de fácil navegação, informações bem organizadas e adaptabilidade aos dispositivos móveis. O site deve conter dados essenciais sobre a sua empresa, como: história, missão, visão, valores, produtos, serviços, informações sobre como ser um franqueado, e por aí vai. Seja o mais completo possível, diversificando o conteúdo em textos, vídeos e imagens. Além disso, divulgue no site os telefones, endereço, redes sociais e chat.

5. Utilize o blog para criar autoridade

Além de construir um site, é importante construir também um blog — que, na maioria das vezes, é uma seção específica do site. O objetivo de um blog corporativo é incluir informações adicionais sobre o segmento de atuação da empresa: curiosidades, dicas, tutoriais, notícias recentes, enfim, tudo aquilo que possa complementar a atuação da empresa e despertar o interesse das pessoas.

Assim, o blog é uma maneira de construir autoridade, ou seja, de mostrar que você realmente entende do assunto que envolve a sua franquia. Além disso, os conteúdos ali publicados são úteis para melhorar a visibilidade do site da empresa nos mecanismos de busca, pois os algoritmos desses portais conseguem identificar conteúdos originais e de qualidade, oferecendo posições privilegiadas entre quem souber produzi-los melhor.

6. Prepare materiais de divulgação

Por fim, nunca é demais reforçar os meios mais tradicionais de divulgar as empresas. Além da comunicação digital que já citamos, continua valendo a pena elaborar folhetos, cartazes, apresentações de slides, entre outros materiais de divulgação da sua marca. É importante que esses materiais sejam preparados com muito cuidado, tanto para os clientes quanto para os investidores e potenciais franqueados. Certifique-se de incluir todas as informações de que cada um desses grupos precisa.

Como você pode perceber, destacar-se como franqueado é um processo que demanda alguns conhecimentos e esforços em comunicação e marketing — que, como se diz popularmente, são a alma do negócio. Com as dicas acima sendo colocadas em prática, você certamente conquistará novos clientes, investidores e franqueados, desde que saiba divulgar os benefícios e diferenciais da sua empresa. Mãos à obra!

E você, ser de luz, já trabalhou na divulgação de um negócio próprio, como uma franquia ou microempresa? Quais estratégias adotou/tem adotado? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!