Fé é um assunto extremamente particular e subjetivo. Existem pessoas que a manifestam por meio de tradições religiosas. Há outras que até acreditam em espiritualidade, mas não seguem uma ou outra tradição específica. Por fim, há aqueles que acreditam apenas na energia do universo e em si mesmas.

O caso é que, independentemente de qual seja a sua crença, é importante que você se sinta confortável com aquilo em que você acredita. Por isso é tão importante que a fé se manifeste de forma individual e espontânea, sem qualquer tipo de imposição. Desde que isso ocorra, o indivíduo se sentirá mais feliz e confiante no alcance dos seus objetivos e na condução de uma vida mais feliz!

Neste artigo, você vai conferir 7 motivos básicos para que você jamais abandone a sua fé e os seus princípios, sejam eles quais forem. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Autoconfiança

Diante de um desafio, precisamos nos preparar adequadamente para vencê-lo. Isso é fato e se vê nas provas da faculdade, nas tarefas do trabalho, na superação de uma doença, nos momentos de mudança, nos conflitos com outras pessoas, enfim, em todas as circunstâncias delicadas da vida.

A preparação é fundamental, de modo que a fé atua como uma força complementar. Quem tem fé tem mais facilidade em confiar que a vida vai melhorar, que energias positivas estão a caminho e que a própria pessoa vai saber o que fazer na hora de enfrentar esse desafio. Por isso, a fé nos torna mais autoconfiantes!

2. Autoconhecimento e evolução moral

A espiritualidade geralmente é despertada a partir de profundas questões, como: “Quem eu sou?”, “De onde eu vim?”, “O que me faz verdadeiramente feliz?”. A reflexão diária sobre quem você é, quais são os traços da sua personalidade e qual é o seu lugar no mundo proporciona uma busca por uma vida com propósito. Conhecer a si mesmo e o que o faz feliz é um caminho espiritual para compreender melhor a sua existência.

PSC

Por isso, a fé permite que você conheça mais profundamente quem você é e que avalie quais princípios éticos e morais são fundamentais para uma vida justa e feliz, de acordo com a sua visão de mundo. É claro que você pode desenvolver uma conduta ética sem ter uma fé específica, mas ela pode intensificar essa reflexão, sobretudo na compreensão de ações têm reações.

3. Gestão do tempo

A espiritualidade consiste em uma busca por um caminho de mais equilíbrio. A plenitude deve fazer parte de todas as áreas da sua vida: família, trabalho, amigos, saúde, amor etc. Por isso, é importante distribuir o seu tempo sobre todas essas áreas, sem se descuidar de nenhuma delas. Há tempo de trabalhar e tempo de descansar. Respeite.

A fé ajuda as pessoas a tornarem-se pessoas melhores em todos os papéis que exercem nas suas vidas. Portanto, todas as áreas citadas acima podem ser positivamente impactadas, desde que o tempo seja adequadamente distribuído entre elas.

4. Desapego

A espiritualidade é facilitada quando nos desapegamos dos bens materiais. É preciso lutar por uma vida confortável, mas não depositar a sua felicidade exclusivamente em roupas, carros e viagens, já que são itens transitórios. A felicidade está na qualidade dos seus relacionamentos e nas experiências que você vivencia.

A crença de que existem coisas que estão além daquilo que se vê favorece uma postura mais desapegada e menos materialista. Isso não quer dizer que você não precise se preocupar com o dinheiro e com a matéria — que são essenciais à vida. O importante, porém, é não dar a esses itens mais importância do que eles de fato têm.

5. Saúde física e mental

Já diz o ditado: “mente sã, corpo são”. Ainda como parte de uma vida equilibrada, cuidar da saúde física também é uma forma de conectar-se com a espiritualidade. Evitar os exageros na alimentação, praticar exercícios físicos, ter contato com a natureza e cuidar também da saúde mental são meios de encontrar equilíbrio e harmonia.

Pessoas que vivem em paz com o outro, com o meio e consigo mesmas colocam em prática os princípios da fé que professam. Isso as torna mais saudáveis, tanto física quanto mentalmente, pois compreendam que elas são parte de um todo equilibrado, que precisa de harmonia para continuar existindo.

6. Gratidão

Nesse item, nos vêm à mente aquela velha pergunta: “Se você só tivesse à sua disposição as coisas pelas quais já agradeceu hoje, o que você teria?”. É preciso agradecer diariamente por sua saúde, trabalho, família, amigos, casa, carro, comida, roupa, pelo ar que respira, por mais um dia de vida, por mais uma oportunidade de ser feliz.

Manifestar gratidão diariamente ameniza os sentimentos negativos, melhora a nossa saúde emocional e ainda comunica o universo de que estamos prontos para receber mais e mais graças. A fé e a oração podem ser ferramentas que potencializam a gratidão de uma pessoa e que a levam a refletir e a reconhecer o quanto ela é feliz, deixando de focar apenas naquilo que ainda lhe falta.

7. Aprendizado constante

As religiões, a ciência, as conversas construtivas e até mesmo os acontecimentos das nossas vidas: todos eles são fontes de conhecimento. A vida nos dá sinais de como agir e do que precisamos fazer, desde que fiquemos atentos. A intuição nada mais é do que um estímulo às ações que farão você crescer espiritualmente. Ouça-a.

Ao longo da história da humanidade, as pessoas já professaram crenças completamente diferentes entre si, como reflexo da visão de mundo de uma determinada cultura ou época. Desde que você mantenha a sua mente aberta, é possível conhecê-las, analisá-las e, quem sabe, extrair pequenos aprendizados de cada uma delas, não é mesmo?

Quando o assunto é fé, não existem respostas certas ou erradas. O que existe é o que faz sentido para você, ou seja, o que o fortalece e o faz mais feliz e confiante para vencer as dificuldades da vida e conquistar as suas metas. Portanto, fique atento ao que se passa ao seu redor e contemple o espetáculo da vida. Há muitas coisas que ainda não têm explicação, mas que nem por isso deixam de existir. Confie no seu despertar e permita-se tornar-se alguém melhor a cada dia por meio da sua fé!

E você, querida pessoa, em que acredita? De que maneira a sua fé potencializa as suas forças e o ajuda no dia a dia? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!