Canais de marketing são meios de estabelecer uma comunicação eficaz com clientes e potenciais clientes e de levar os seus produtos e serviços a eles. Não é à toa que esse departamento é tão importante nas empresas e demanda tantos investimentos.
Toda empresa precisa conhecer bem a natureza dos itens que comercializa e o comportamento do seu público-alvo, de modo que possa fazer uma seleção mais estratégica desses canais, prevendo aqueles que podem dar um retorno maior. Neste artigo, você vai conhecer 8 canais de marketing muito utilizados na atualidade — alguns mais tradicionais e outros mais recentes, devido ao advento da internet. Continue a leitura e saiba mais sobre eles!
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1. Pontos de vendas físicos e ações de merchandising
Hoje em dia, nem toda empresa tem pontos de vendas físicos, mas eles ainda existem e são importantes em diversos casos. Por isso, o empreendedor precisa garantir que o ponto escolhido tenha uma boa visibilidade junto ao público que pretende alcançar e também que ofereça toda a infraestrutura necessária para as operações.
Além disso, existe o chamado merchandising, que consiste em um conjunto de ações para tornar esse ponto de vendas mais estimulante à compra. O posicionamento dos produtos em lugares “nobres”, os elementos decorativos, a organização das vitrines e o uso de materiais de comunicação (cartazes, banners, pontas de gôndolas, infláveis etc.) são ações de merchandising que enriquecem o ponto de vendas.
2. Publicidade tradicional
A publicidade tradicional é aquela que recorre aos meios de comunicação de massa para atrair o público para a empresa. Naturalmente, essa estratégia é mais voltada às empresas que têm interesse em alcançar grandes grupos de pessoas e que têm uma boa verba para investir, já que são estratégias mais caras.
Estamos falando de anúncios na televisão, no rádio, nas revistas, nos jornais, nos grandes portais da internet etc. Para isso, é fundamental planejar as finanças da organização e avaliar os canais mais compatíveis com o público. Não adianta, por exemplo, anunciar no rádio se o seu público é mais conectado à televisão.
3. Redes sociais
Facebook, Twitter, TikTok, Instagram, LinkedIn, YouTube — quem é que nunca ouviu falar nesses portais e que não tem um perfil ativo em ao menos um deles, não é mesmo? As redes sociais mudam e estão sempre se atualizando, mas o fato é que elas já transformaram a vida das pessoas, sendo acessadas diariamente por uma parcela significativa da população.
Por isso, as empresas também têm criado páginas e anúncios nesses meios, divulgando os seus produtos, anunciando as suas ações promocionais e publicando conteúdos informativos relevantes para as pessoas. São meios de interatividade, que ajudam as marcas a construir imagens amigáveis e confiáveis junto ao público.
4. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta polêmica. Ele é bastante criticado quando as empresas disparam e-mails em massa, sem qualquer critério, por meio de listas compradas. Assim, impactam pessoas sem o menor interesse no assunto em questão.
Contudo, quando essa lista de e-mails é construída de forma orgânica, isto é, com a permissão de uma pessoa que já demonstra interesse na área de atuação da empresa, a coisa é diferente. Nesse caso, o disparo de e-mails não é uma prática invasiva e pode ajudar a estreitar o relacionamento com esse cliente. A dica é sempre mesclar e-mails com conteúdos informativos e dicas com e-mails mais promocionais, voltados às vendas. Assim, a comunicação não fica chata e insistente!
5. Conteúdos de valor para buscas orgânicas
Não podemos passar por esta lista sem falar dele: o Google. Hoje, quando as pessoas procuram algum produto ou serviço na internet, recorrem imediatamente a ele. Por isso, as empresas cujos sites estão mais bem-posicionados nas páginas de resultados de buscas obtêm uma visibilidade enorme e, consequentemente, mais clientes em potencial.
Mas o que coloca o site de uma empresa entre as primeiras posições nos resultados? Na verdade, há uma série de questões estruturais no site que ajudam, mas o principal é o conteúdo de valor. Por isso, é fundamental arquitetar bem o site, criar páginas específicas para cada produto, adicionar descrições bem detalhadas e persuasivas, adicionar fotos do produto, além de criar um blog cheio de dicas. Quanto mais rico for o seu conteúdo, mais fácil será para o consumidor encontrar o seu site!
6. Mídia paga digital
A estratégia descrita no item acima é orgânica, ou seja, você não precisa pagar o Google para obter esse destaque, por meio do conteúdo. No entanto, sempre existe a possibilidade de dar aquela impulsionada no seu site. Nesse caso, você pode transformar a sua página em um link patrocinado ou em um anúncio da rede de display, mediante pagamento.
O mesmo vale para os social ads: você pode produzir gratuitamente conteúdos para a sua página nas redes sociais, mas, por meio de investimento financeiro, pode transformar as suas publicações em anúncios e impulsioná-los para que sejam vistos por muito mais gente (com segmentações bem estratégicas!), e não só por quem já segue a sua página.
7. Promoção de vendas
Além das ações acima descritas, também é possível recorrer às ações promocionais, que impulsionam as vendas e que ajudam as empresas a obter bons resultados — especialmente nas datas comemorativas e até mesmo nos momentos de crise.
Entre as ações promocionais mais comuns, estão: brindes, degustações, demonstrações, amostragens, sorteios, concursos culturais, programas de fidelidade, cupons de desconto, “leve 3, pague 2”, e por aí vai. Organizadas estrategicamente, as promoções podem ser um sucesso e levantar consideravelmente a imagem da empresa.
8. Promoção de eventos
Por fim, os eventos também podem ser um grande auxílio para que as marcas fortaleçam o seu marketing. Nesse caso, há duas opções de ação. A primeira delas é que a empresa crie o seu próprio evento, como foi o caso do famoso “Tim Festival”. A segunda opção é patrocinar eventos conhecidos, como a Coca-Cola, que sempre patrocina os jogos olímpicos e fortalece a sua imagem nessas ocasiões.
Contudo, se a sua empresa não tem tanta grana para aderir a essas estratégias, basta que ela participe de eventos já existentes. Por exemplo, se a sua empresa é da área de tecnologia, coloque um stand da sua instituição nas feiras e congressos do setor, como forma de torná-la mais conhecida e de mostrar os seus produtos e serviços a quem estiver interessado. Pesquise e verifique os eventos em que você pode marcar presença!
Como você pode notar, o marketing é um universo rico de possibilidades de canais a serem utilizados junto do público. É claro que é muito difícil usar todas essas estratégias ao mesmo tempo. Por isso, o jeito é pesquisar, conhecer a realidade do seu segmento de atuação e se aprofundar no comportamento do seu público-alvo. Em posse dessas informações, você poderá escolher os canais mais eficazes no seu caso!
E você, querida pessoa, identifica os canais mais utilizados na sua empresa? Como eles beneficiam o seu marketing? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!