Deixar de passar horas nas redes sociais e começar a dedicar mais tempo à leitura. Deixar a preguiça e o sedentarismo de lado e ir à academia algumas vezes por semana. Quem é que nunca definiu para si mesmo esses compromissos de mudar velhos hábitos, não é mesmo? Especialmente no início de ano, é comum que as pessoas definam essas metas para despertarem versões melhores de si mesmas.

É ótimo definir esses objetivos, mas convenhamos que mudar velhos hábitos não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso tirar o corpo e a mente daquele piloto automático, desenraizar aquela forma de fazer as coisas e substituí-la por um novo comportamento. Não é fácil, mas também não é impossível!

Neste artigo, você vai conferir 8 dicas práticas para que você mude os seus hábitos! Siga em frente e prepare-se para transformar a sua vida!

1. Não mude tudo de uma vez só

Sair mais com os amigos, passear com o cachorro à noite, ler 20 páginas por dia, começar a ir à academia, mudar a dieta e organizar as tarefas domésticas semanalmente: não queira mudar tudo isso de uma vez só.

O cérebro precisa de algum tempo para acostumar-se a novas rotinas. Além disso, esse processo consome muita energia, mesmo para mudar um hábito só — imagine para vários ao mesmo tempo! Sendo assim, vá com calma, respeite os limites da sua mente e mude um hábito de cada vez. Isso tornará o processo menos complicado e mais fácil de ser realizado.

2. Identifique os gatilhos da rotina

Imagine que você tenha se programado para levantar da cama diariamente às 7h da manhã. O despertador toca, você abre os olhos e faz o que? Pega o celular, checa as suas notificações e, quando se dá conta, já perdeu 20 minutos do dia nas redes sociais.

PSC

Nesse caso, o ato de pegar o celular é um gatilho para que você sabote o objetivo que definiu para si mesmo (de levantar da cama às 7h). Dessa forma, procure identificar os comportamentos que sabotam a sua rotina e que o prejudicam nos seus afazeres. Reconhecê-los e neutralizá-los faz parte da sua mudança de hábitos.

3. Lembre-se dos motivos da sua mudança

A motivação do começo de uma mudança de hábitos tende a diminuir com o passar do tempo. Nesse sentido, é primordial que você se lembre constantemente dos seus propósitos para essa mudança. Por que você vai à academia, por exemplo? Para manter o peso? Para ter uma boa relação amorosa? Para cuidar da saúde? Para viver por mais tempo? Para ter energia para criar os filhos?

Pense em todos esses propósitos para reforçar a sua mudança. Relembre os benefícios do novo hábito, bem como os malefícios do seu antigo estilo de vida. Reforçar isso diariamente age como um importante motivador para a sua mente!

4. Comece aos poucos

Assim como você não deve querer mudar tudo ao mesmo tempo, também não deve fazer mudanças muito radicais na sua vida, de uma hora para outra. Se você é sedentário e está há muito tempo sem exercitar-se, não pense que fazer um treinamento funcional intenso 6 vezes por semana vai dar certo.

Comece aos poucos, selecionando uma atividade mais tranquila e indo a academia 3 vezes por semana, depois 4, depois 5, enfim, como preferir. Lembre-se de que o corpo e a mente precisam de tempo para entender que uma mudança está acontecendo, o que exige que o processo seja gradativo. Se você não respeitar isso, consumirá muita energia nessa mudança brusca, o que provavelmente o levará ao cansaço e à desistência.

5. Conviva com os sabotadores com disciplina

Ao começar uma dieta, por exemplo, sempre vai aparecer aquele parente ou amigo que diz: “um lanchinho não vai fazer mal” ou “um chocolatinho só não tem problema”. Essas pessoas podem ser gatilhos ao não cumprimento da sua meta. Sendo assim, com educação e respeito, explique que não é interessante para você sair da sua meta agora.

Você não precisa ficar isolado nem ser rude com as pessoas, afinal de contas, elas não fazem isso por mal. Você até pode definir algum dia da semana para abrir pequenas exceções, mas faça isso com disciplina. Cuide de si mesmo. Se você não lutar pelos seus próprios objetivos, ninguém mais fará isso por você.

6. Defina recompensas para si mesmo

Foi à academia todos os dias da semana? Que tal fazer um passeio especial no sábado? Teve um dia de trabalho super produtivo? Que tal comemorar com os amigos ou com o namorado comendo uma pizza? Perceba que, quando utilizadas com disciplina, as recompensas podem ser um fator motivacional para que você continue disciplinado.

Apenas certifique-se de que a recompensa definida não caia em contradição com o seu esforço. O exemplo da pizza, por exemplo, não pode ser uma recompensa por ter seguido a dieta, OK? Seja coerente e não sabote a si mesmo.

7. Comunique a sua mudança de hábitos a alguém

Você sabia que quando escrevemos as nossas metas em um diário ou quando as comunicamos a outras pessoas, isso tende a fortalecer o nosso compromisso? Ao envolver outras pessoas, tendemos a agir com mais disciplina, nem que seja pelo medo de ser julgado em caso de desistência.

Por isso, se você deseja mudar de hábitos, compartilhe as suas ideias com familiares ou amigos de confiança. Quem sabe eles também não desejem passar por essa mesma mudança e entrem nesse processo junto com você? Fazer caminhada com um amigo, por exemplo, pode ser mais motivador do que sozinho, não acha?

8. Fuja das distrações

Por fim, procure eliminar do seu dia as distrações. Se você deseja ler 15 páginas de um livro por dia, por exemplo, não faça isso com a televisão ligada, pois ela certamente atrapalhará o seu foco. As distrações interrompem o nosso fluxo de pensamentos e a nossa concentração, o que demanda mais energia do cérebro para retomar o ponto em que estávamos.

Se isso ocorre com frequência, duas consequências óbvias serão vivenciadas: você vai se cansar com muito mais facilidade, e as atividades demorarão muito mais tempo para serem concluídas. Como resultado, você se sentirá mais tentado a desistir. Portanto, elimine de vez as distrações. Desligue a televisão, o celular, o computador, enfim, o que quer que esteja “competindo” pela sua atenção. Seja disciplinado!

Coloque os 8 passos acima em prática para que você, enfim, consiga substituir velhos hábitos por novos, que sejam mais compatíveis com os seus objetivos e com a sua felicidade. Seja motivado, disciplinado e determinado. Tenha muito sucesso nos seus novos caminhos!

E você, ser de luz, já teve que mudar de hábitos por algum motivo? Como foi esse processo? Quais recomendações você gostaria de dividir com os demais leitores do blog? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!