As emoções são reações que o nosso organismo desperta diante dos estímulos do ambiente em que estamos inseridos. Emoções positivas indicam que aquele ambiente está nos fazendo bem. Emoções negativas indicam que aquele ambiente ou aquele comportamento não é bacana e, portanto, precisa ser modificado.

Com uma função tão nobre, seria injusto colocar nas emoções o título de “vilãs da vida”. Ao contrário, temos muito a aprender com elas. No entanto, é importante que elas sejam proporcionais aos fatos e não adquiram uma intensidade e uma duração desnecessárias. Em nome da qualidade de vida, precisamos administrar a intensidade daquilo que sentimos, ou seja, desenvolver o controle emocional.

A seguir, você vai conferir 8 dicas poderosas para que você desenvolva a inteligência emocional e não perca essa qualidade de vida porque uma emoção ultrapassou os limites. Continue a leitura e saiba mais!

1. Fique atento à sua respiração

Especialmente diante das emoções negativas, um dos primeiros mecanismos reativos que o organismo aciona é o de acelerar a respiração. Quando isso acontece, o cérebro ativa o modo alerta, que nos deixa tensos, ansiosos e estressados. Por isso, diante de um momento difícil, fique atento à sua respiração, realizando-a de forma prolongada e profunda. Isso o ajudará a comunicar o seu cérebro de que está tudo bem.

Além disso, o simples ato de parar por 30 segundos e prestar atenção na própria respiração já corta as ações impulsivas. É nesses 30 segundos que administramos as emoções e permitimos que a racionalidade retorne. Isso evita muitas ações intempestivas das quais podemos nos arrepender depois.

2. Dê nome àquilo que você sente

Psicólogos afirmam que quando nomeamos os nossos sentimentos, desenvolvemos a sensação de que nós estamos acima deles, e não de que eles estão acima de nós. Você só saberá lidar com aquilo que você conhece. Sendo assim, responda às seguintes perguntas: que sentimento é esse? O que originou o seu surgimento? Em quais momentos ele aparece?

PSC

Dê nome ao seu sentimento: raiva, tristeza, frustração, inveja, ciúme, alegria, euforia, preocupação, arrependimento, pressão, desânimo, insatisfação, vergonha, confiança, serenidade, tranquilidade, surpresa, irritação, confusão etc.

3. Afaste-se dos gatilhos

Ao executar o passo anterior, você será capaz de identificar os fatores que desencadeiam as suas emoções, ou seja, os “gatilhos” desses sentimentos. Por exemplo: você pode se sentir extremamente ansioso ou desconfortável quando os seus familiares começam a conversar sobre salários. Ao identificar esses gatilhos e perceber que você está ficando desconfortável, afaste-se deles para ter controle emocional.

Isso não significa fugir dos seus problemas, mas apenas afastar-se daquilo que lhe faz mal até que as suas emoções reduzam a intensidade. Mesmo que seja em uma reunião ou em um telefonema desagradável, peça para retirar-se momentaneamente, tome água, foque na respiração e retome o equilíbrio antes de tomar qualquer decisão.

4. Selecione bem as suas companhias

Não são apenas as situações da vida que despertam emoções. As pessoas com quem mais convivemos também são capazes de gerar sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Por isso, fique atento às pessoas com as quais você anda. Procure ampliar o convívio com aquelas que despertam boas emoções em você, limitando-o com quem o faz sentir-se mal.

Se você tem amigos que encorajam os seus planos, que elogiam sem bajular e que o ajudam nas adversidades, mantenha-os por perto. Todavia, se você tem algum familiar ou colega que só fala sobre assuntos negativos, que critica tudo o que você faz ou que é extremamente raivoso, afaste-se dele sem medo. Cuide de você!

5. Encontre atividades que despertem emoções positivas

Viver com equilíbrio significa encontrar tempo para dedicar-se a todas as áreas da sua vida. Não pense que trabalhar 14 horas por dia é saudável, pois não é. Toda pessoa precisa de trabalho, família, amigos, descanso, lazer, entretenimento, atividade física, hobbies, enfim, de diversificação de atividades.

Viver não é apenas cumprir obrigações. Dessa forma, encontre atividades que permitam que você libere o estresse e sinta prazer. Isso pode ocorrer por meio do esporte, da dança, do canto, das artes, do cuidado com plantas e animais, da meditação, enfim, de algum hobby que preencha a sua vida com alegria.

6. Não lute contra as suas emoções

Sempre que você luta contra as suas emoções, elas aumentam a intensidade. Portanto, permita-se sentir. Entenda que nada na vida é definitivo e que, em algum momento, essa emoção vai embora. Além disso, não se sinta culpado por ter sentimentos: eles apenas mostram que você é um ser humano.

Administre a intensidade das suas emoções por meio da respiração, da meditação, dos hobbies e da própria psicoterapia, mas não confunda administrar com reprimir, OK? Aceite a emoção que surgir e lembre-se de que ela não “é” você, ela apenas faz parte de você naquele momento. Nada é definitivo.

7. Não tome para si o que não lhe diz respeito

Lidar com as próprias emoções já é um desafio e tanto. Se você começar a tomar para si as dores dos outros, o processo vai ficar mais desafiador ainda. Portanto, se alguém quiser desabafar com você, ouça o que a pessoa tem a dizer e, se desejar, dê algum conselho, mas não tome para si dores que não lhe pertencem.

Além disso, verifique se as origens das suas emoções fazem sentido. Às vezes, vemos duas pessoas cochichando e automaticamente pensamos que elas estão falando de nós. Mas será que isso é verdade? Ou será que a sua mente ansiosa está criando esses cenários desagradáveis? Questione-se! Você não precisa acreditar e muito menos se importar com tudo aquilo que a sua mente cria.

8. Adquira conhecimento

O conhecimento é uma ferramenta essencial para a vida, o que inclui a capacidade de desenvolver o controle emocional. Hoje em dia, a psicoterapia e os processos de coaching que trabalham especificamente com as emoções estão muito mais acessíveis, de modo que contar com o auxílio desses profissionais faz uma diferença enorme na sua qualidade de vida.

Além disso, saiba que não faltam livros, palestras, vídeos e canais nas redes sociais inteiramente dedicados ao tema. Mergulhe nessa jornada de descoberta e aprofunde os seus saberes na inteligência emocional. Pode ter certeza que a sua vida será muito mais feliz e que você será muito mais confiante ao acompanhar esse assunto.

Que as dicas acima possam efetivamente promover transformações positivas na sua trajetória, permitindo que você alcance resultados extraordinários em todas as áreas da sua vida!

Agora, responda: de que maneiras você desenvolve o controle emocional? Qual das dicas acima mais fez sentido para você? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!