Ser grato significa dar valor àquilo que temos. Infelizmente, muita gente só faz isso quando perde algo, o que gera um sentimento negativo. Especialistas têm apontado que boa parte da nossa felicidade depende da capacidade de sermos gratos. Quando focamos no que já conquistamos, amenizamos a importância concedida àquilo que ainda nos falta.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a gratidão é algo a ser praticado desde a infância, fase em que é mais fácil adquirir hábitos. Mas como podemos ensiná-la aos filhos? Neste artigo, você vai conferir 8 maneiras práticas para que isso ocorra. Continue a leitura e saiba mais!

1. Pensar nas coisas boas da vida

Em primeiro lugar, é importante conversar com os filhos sobre as coisas boas da vida. Não é porque temos problemas que devemos concentrar a atenção exclusivamente neles. Mesmo nas horas difíceis, certamente temos motivos pelos quais agradecer.

É necessário explicar aos pequenos que nem todo mundo tem as oportunidades que eles têm. Por isso, é fundamental agradecer até mesmo pelos itens mais básicos: pelos pais, pelos irmãos, pelos amigos, pela saúde, pela casa, pelo alimento, pelas roupas, pela escola, pelos brinquedos, pelos momentos de lazer e diversão, e por aí vai. Ajude a criança a perceber as coisas boas da vida.

2. Estimular a doação

Uma maneira de ensinar as crianças sobre a importância de agradecer é perceber que muita gente não tem esses itens citados no tópico anterior. Aproveite esse contexto para estimular a doação de roupas antigas e brinquedos que já não são de interesse dos pequenos.

Explique que esses objetos e materiais podem ser úteis a outras crianças, fazendo-as felizes. Assim, faça uma lista de doações, mas sem forçar a barra. Verifique, item por item, quais são aqueles que a criança realmente está pronta para doar.

3. Ensinar atos solidários

PSC

Além da doação, outros atos solidários também podem ser ensinados aos filhos. Por isso, leve-os, quando possível, à farmácia, ao supermercado ou à loja de brinquedos. Nesses momentos, incentive-os a escolher um ou dois itens que possam ser doados a instituições de caridade, como orfanatos, asilos e bancos de alimentos.

Esse gesto, assim como o item anterior, fará com que os pequenos aprendam a pensar também no outro e a valorizar o quanto podem agradecer pela vida que têm. Dessa forma, valores tão essenciais à vida adulta, como o altruísmo e a empatia, começam a ser desenvolvidos desde cedo.

4. Explicar que doar o tempo também é importante

É fundamental explicar que as doações e os bens materiais, por mais que sejam importantes, não são as únicas maneiras de expressar gratidão e solidariedade ao próximo. Também podemos e devemos dedicar o nosso tempo às pessoas.

Preparar uma surpresa para a família, brincar com o vizinho, visitar o amiguinho doente, ajudar os colegas de escola que estejam com dificuldade de aprendizado e simplesmente fazer companhia a alguém também são gestos importantes para criar vínculos e demonstrar carinho. Isso nos ensina a ser gratos quando alguém age dessa mesma maneira em relação a nós.

5. Escrever motivos de gratidão

Uma dica bacana para estimular a gratidão é incentivar as crianças a escrever pequenos bilhetes agradecendo às pessoas a quem elas amam. Podem ser os pais, os tios, os avós, os amigos, os professores, e por aí vai. Ao receberem os bilhetes, certamente essas pessoas ficarão felizes e despertarão sentimentos positivos nos pequenos.

Se os seus filhos ainda não souberem escrever, peça a eles que façam um desenho que mostre o quanto aquela pessoa é importante na vida deles e por que ela está agradecendo. É um presente criativo, que ensina a gratidão e ainda gera diversão!

6. Dar o exemplo

Outra dica fundamental, dessa vez destinada aos pais, é dar o exemplo. Não adianta ensinar os filhos a serem gratos se você mesmo não manifestar gratidão por nada. Como ensinar os pequenos a darem valor às coisas da vida se os próprios pais deixam de fazer isso e ainda reclamam constantemente sobre tudo?

Agradeça você também aos seus pais, ao seu esposo, aos seus irmãos e aos próprios filhos por tê-los na sua vida. Escreva também pequenos bilhetinhos que demonstrem que as boas atitudes deles estão sendo reconhecidas por você. Isso ensina a gratidão, ao mesmo tempo em que os incentiva a serem pessoas cada vez melhores.

7. Apreciar até mesmo as coisas simples da vida

Ao fim do dia, pergunte ao seu filho como foi o dia dele. Peça a ele que conte tanto os momentos negativos como os momentos positivos. Explique que a vida é assim mesmo: ela tem situações difíceis, mas também tem situações que geram felicidade. Peça ao pequeno que encontre ao menos 2 ou 3 motivos para agradecer, podendo ser coisas simples.

Um dia ensolarado, um desenho bacana na aula de artes, um lanche gostoso na hora do recreio, não há respostas certas. O importante é incentivá-los a valorizar esses pequenos momentos que despertam sensações positivas.

8. Incentivar momentos de gratidão em família

Por fim, uma sugestão muito interessante no ensino da gratidão às crianças são os momentos de agradecimento em família. Algumas ocasiões, como a Páscoa, o Natal e os aniversários, favorecem as reuniões em família. Nesses momentos, peça para que cada pessoa fale um motivo pelo qual é grato, incluindo os pequenos.

Mesmo que não seja uma ocasião especial, mas um almoço ou um jantar de um dia comum, incentive essa atitude. Ela pode tornar todos mais alegres, otimistas e solidários.

A gratidão nos leva a desenvolver uma atitude mais positiva em relação à vida, sobretudo quando praticada diariamente. Nos indivíduos que adquirem esse hábito desde cedo, fica mais fácil desenvolver a alegria de viver, a empatia, a solidariedade, a resiliência e a persistência para alcançar os objetivos. Por isso, estimule essa atitude nos seus filhos!

E você, querida pessoa, tem agradecido pelas coisas boas da vida? Tem ensinado a importância desse hábito às crianças? Como? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!