Sonhar significa almejar determinadas coisas e acontecimentos nas diferentes áreas da vida. Assim, podemos ter como sonhos: encontrar o amor, ter filhos, fazer uma viagem inesquecível, comprar uma casa própria, ter um carro X, trabalhar na empresa Y, e por aí vai.

O problema é que, diante das dificuldades do dia a dia, muitas vezes deixamos de acreditar na nossa capacidade de realizar os nossos sonhos. Por isso, neste artigo, separamos 9 motivos para que você nunca deixe de acreditar nos seus sonhos. Continue a leitura e confira!

1. Sonhar é ter esperança

Sonhar é uma maneira de manter viva a nossa esperança em dias melhores. Por mais que a realidade seja difícil, precisamos ter em mente que não há mal que dure para sempre. Em alguma hora, as coisas vão se resolver, e dias melhores virão. Portanto, mesmo nos momentos mais difíceis, não “endureça” a ponto de deixar de sonhar. Quem sonha mantém viva a ideia de que sempre é possível encontrar a felicidade nos diferentes momentos da vida, sabendo que, entre altos e baixos, vale a pena viver!

2. Quem sonha também planeja

É importante que os sonhadores mantenham-se animados com as suas ideias, mas também que trabalhem para que elas se tornem realidade. Assim, sonhar é uma maneira de planejar um futuro feliz. A pessoa que não tem sonhos fica acomodada, como se não pudesse fazer nada para tornar a vida melhor. Já aqueles que têm sonhos conseguem reunir forças para agir e se motivar no sentido de concretizar os seus desejos. Por isso, essas pessoas também têm atitude, e não apenas ideias!

3. Você é o único representante dos seus sonhos na Terra

Você já parou para pensar nisso? Se você não lutar pela realização dos seus sonhos, ninguém mais fará isso por você. As pessoas até podem auxiliá-lo nessa caminhada, mas quem dá o primeiro passo é você. O nosso tempo na Terra é limitado, de modo que é importante fazer o que estiver ao nosso alcance para aproveitá-lo da melhor maneira possível. Se você não sonhar e não tiver iniciativa, nada de bom vai chegar ao seu destino. Sonhar é para os corajosos, mas não sonhar é ainda mais perigoso.

4. Você merece ser feliz nas diferentes áreas da vida

Toda pessoa que alcançou grandes realizações na vida foi, antes de tudo, um sonhador. Grandes nomes do empreendedorismo, do esporte, das artes e até mesmo pessoas incrivelmente felizes na vida pessoal sonharam muito antes de concretizar os seus desejos. Por isso, inspire-se nesses indivíduos e saiba que você também pode e merece realizar os seus sonhos nas diferentes áreas da vida: pessoal, profissional, amorosa, familiar, espiritual, financeira, material, e por aí vai! Sonhe, planeje e realize!

5. Vale a pena dividir a felicidade com quem você ama

Os versos de Raul Seixas diziam que “Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade”. Isso expressa outra vantagem de ter sonhos, que é a possibilidade não apenas de alcançar a felicidade, mas também de compartilhá-la com aqueles a quem amamos. Fazer aquela viagem perfeita fica muito melhor ao lado de amigos, familiares e outras pessoas que são especiais para nós, não acha? Por isso, o sonho fortalece os vínculos e propaga a felicidade!

6. A dificuldade faz parte e engrandece a conquista

PSC

Muita gente acredita que sonhar não vale a pena, pois as dificuldades no caminho são muitas. Bem, se toda pessoa caísse nessa linha de raciocínio, ninguém mais conquistaria nada, afinal de contas, dificuldades no caminho todo mundo enfrenta. O que devemos fazer é ser realistas e planejar o alcance das nossas metas. Quando fazemos isso, amenizamos os obstáculos, ou ao menos nos preparamos melhor para enfrentá-los. Isso nos ajuda a alcançar os objetivos, sem desistir!

7. Você tem capacidades dentro de si que nem você mesmo conhece

Muita gente acaba desistindo dos próprios sonhos porque se considera incapaz de realizá-los. Mas de onde vem essa ideia? Você só sabe se é capaz de algo ou não se tentar. Por isso, não tenha medo de errar. O erro pode ser uma fonte de aprendizado para tentar novamente. Em vez disso, tenha medo de ficar parado. Isso sim o mantém preso. A verdade é que, frequentemente, nos surpreendemos com as nossas próprias competências diante dos desafios da vida. Por isso, dê uma chance a si mesmo!

8. Quem sonha sai da zona de conforto

A zona de conforto é um estado de ser e de viver em que não enfrentamos desafios. Por um lado, isso é confortável, mas, por outro, isso limita as nossas conquistas. É como se um aluno quisesse ficar sempre no 3º ano. Ele sabe que o 4º ano será mais difícil, mas é preciso passar por ele para se formar, não é mesmo? Portanto, entenda que a sua felicidade está fora da zona de conforto. Para alcançar o que você nunca teve, você precisa fazer o que nunca fez. Aceite essa realidade e enfrente os medos!

9. Sonho + planejamento = realização!

Por fim, entenda que tão importante quanto sonhar é planejar e colocar esse planejamento e prática. Se você tem o sonho de conhecer Paris, por exemplo, comece a economizar dinheiro, a investir, a planejar as suas férias, a fazer um roteiro bacana, a pesquisar hotéis e passagens aéreas etc. O sonho é apenas a fonte de motivação, mas o que realmente nos leva à sua realização é a atitude. Assim, sonhe, mas também aja para que esse sonho se concretize. Faça a sua parte e seja muito feliz!

Acima, você encontra 9 motivos para não deixar de acreditar nos seus sonhos. Sonhar é uma missão nobre, para os corajosos. Portanto, nunca deixe de sonhar e se esforce, na medida do possível, para realizar os seus desejos nas diferentes áreas da sua vida. Conte sempre com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching nessa missão!

E você, ser de luz, tem sonhos? Quais? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!