Falta de reconhecimento financeiro, falta de profissionais, deficiências na estrutura física, atrasos no pagamento, problemas constantes com chefes e colegas, abusos e excesso de pressão por resultados. Com certeza, esses são os itens de um ambiente de trabalho ruim e que nenhum profissional deseja ou merece ter.

Passamos boa parte do nosso tempo na empresa em que trabalhamos e, ao sermos contratados, também criamos expectativas em relação a ela. Assim, para garantir a perfeita execução das nossas demandas, é essencial que a organização nos ofereça um ambiente de trabalho saudável e propício à realização das nossas atividades.

Sem isso, o colaborador dificilmente será produtivo, engajado ou se sentirá motivado e empenhado a dar o seu melhor pela conquista de bons resultados. Nesse sentido, é papel da empresa e dos seus líderes garantirem que os seus profissionais tenham um local sadio, onde possam executar o seu trabalho adequadamente. Neste artigo, você vai conferir como isso é possível. Siga em frente e tenha uma boa leitura!

5 itens que compõem um ambiente de trabalho saudável

Na sequência, você vai conferir os 5 pilares que compõem um ambiente de trabalho saudável, considerando a saúde física e a saúde mental dos colaboradores.

1. Estrutura física adequada

Em primeiro lugar, é fundamental que toda e qualquer empresa ofereça aos seus funcionários toda a infraestrutura necessária para que o trabalho seja executado com excelência e sem prejudicar a saúde de ninguém. Isso envolve a construção de um espaço físico seguro, arejado, bem iluminado e equipado.

Cada colaborador deve ter mesas, cadeiras, computadores e equipamentos adequados ao seu corpo e ao tipo de atividade a ser desempenhado. No caso dos trabalhadores que realizam atividades que envolvem algum risco físico, é fundamental a utilização de EPIs — Equipamentos de Proteção Individual.

2. Organização e planejamento

Toda empresa precisa de organização, ou seja, que cada objeto, sala, departamento e processo tenham um espaço adequado para que fique instalado. As pessoas devem ter funções específicas, sabendo a quem se reportar e a quem pedir ajuda. Os processos devem ter começo, meio e fim, de modo que cada pessoa compreenda o seu papel na atividade da empresa.

Quanto ao planejamento, ele consiste na delegação estratégica de funções aos colaboradores, de acordo com as suas aptidões. Consiste também na definição de objetivos realistas e na determinação das tarefas a serem executadas para que essas metas sejam alcançadas da melhor maneira possível (sem desperdiçar recursos).

3. Bom relacionamento interpessoal

Um ambiente de trabalho saudável depende também do chamado clima organizacional, ou seja, da forma como as pessoas que ocupam esse mesmo espaço se relacionam. Por isso, é primordial que toda organização tenha missão, visão, valores e normas internas que conduzam essas relações.

A democracia, a inclusão, o respeito, a educação, a cordialidade e a harmonia em cada interação devem compor o ambiente de trabalho. Isso deve ocorrer tanto entre colaboradores de mesmo grau hierárquico (colegas) quanto entre colaboradores de graus diferentes (líderes e liderados).

4. Reconhecimento e possibilidades de crescimento

Um ambiente de trabalho saudável precisa ter reconhecimento, ou seja, valorização dos esforços e do desempenho de cada colaborador. Por isso, esse reconhecimento é fruto de um feedback justo e humanizado, em que os líderes não apenas corrigem os erros e apontam as melhorias que devem ser executadas, mas também reconhecem os bons trabalhos executados.

Além do mais, é importante motivar os colaboradores, de modo que eles possam visualizar possibilidades de crescimento na empresa, deixando de manifestar a intenção de sair dela. Para isso, é necessário oferecer um salário compatível com o mercado, benefícios atrativos e um plano de carreira para cada profissional, contemplando as suas possibilidades de crescimento naquele ambiente.

5. Clareza e transparência na comunicação

Quando falamos em comunicação empresarial, quase sempre pensamos na comunicação direcionada ao público externo. No entanto, a comunicação interna também é elemento fundamental para que um ambiente de trabalho seja saudável e para que as atividades sejam executadas com clareza, sem confusões e erros.

Assim, a comunicação interna deve integrar todos os colaboradores, fornecedores, sócios e parceiros da organização. Ela serve para comunicar objetivos, detalhar procedimentos, divulgar notícias internas, enfim, estabelecer a transparência entre os líderes e os liderados. Além disso, uma rede oficial de comunicação interna previne as fofocas e as informações desencontradas que circulam pelos corredores e que tantos problemas provocam nas empresas.

Dicas para manter a harmonia no ambiente de trabalho

  • Ofereça um ambiente de trabalho salubre, limpo e confortável aos seus profissionais e com a estrutura física necessária à execução correta das suas atividades;
  • Respeite os direitos trabalhistas dos seus funcionários e garanta que todos os seus deveres com eles sejam honrados plenamente;
  • Tenha gestores preparados para lidar com todos os tipos de pessoas e resolver qualquer tipo de problema técnico ou comportamental;
  • Procure manter canais de comunicação claros e abertos (e-mail, caixa de sugestões, mural, reuniões presenciais etc.), em que os seus profissionais sejam informados das mudanças na empresa e possam dar as suas opiniões;
  • Crie eventos em que os profissionais possam ter um tempo de descontração e relaxamento e sintam-se valorizados (por exemplo: aniversariantes do mês, comemoração de metas batidas e gincanas de integração);
  • Reconheça e premie publicamente os profissionais que se destacam em cada setor e que dão o seu melhor pela empresa, por meio de ações de endomarketing;
  • Corrija e coíba comportamentos negativos — tanto dos colaboradores como dos gestores — e seja justo na correção de ambos, sempre dando o exemplo;
  • Implante programas de capacitação e invista no aprimoramento dos seus profissionais. Para isso, uma boa dica é investir em cursos de coaching!
  • Ofereça planos de carreira aos profissionais e busque atrair, valorizar e reter esses talentos.

Por fim, evidencie os seus investimentos em melhorias e demonstre, na prática, a sua preocupação em oferecer sempre o melhor aos seus profissionais. Isso faz toda a diferença na motivação e no engajamento dos seus colaboradores, conferindo a eles mais satisfação em trabalhar na sua organização. Cuide bem do seu ambiente profissional!

E você, ser de luz, considera o seu ambiente de trabalho saudável? Por quê? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!